SóProvas


ID
116017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, planos, programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico ganha espaço como forma contemporânea de planificação.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. (Joaquina Barata Teixeira - Formulação, administração e execução de políticas públicas)

  • Segundo Teixira (2009) “o planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. Certamente que o desencanto com o planejamento tradicional, também chamado “normativo” por Matus (1985, p. 3), vem orientando a busca de alternativas teóricas e metodológicas ao planejamento. Todos querem superar o velho enfoque de técnicas ou métodos, que, por si só, não permitia refletir e encaminhar ações no campo da estratégia política de gestão. (...) Há, em toda a parte, um clima propício à criação de instrumentos e ferramentas que possibilitem a construção do novo, com vistas em mecanismos agilizadores que concretizem os sonhos, transformando-os em projetos. Este clima possibilitou, no início do milênio, a rápida disseminação das idéias do planejamento estratégico.”

  • Por Planejamento estratégico entendemos:  “O PES pode, portanto, se entendido com um modo de processar tecnopoliticamente um conjunto de problemas que foram declarados prioritários por um ator no jogo político em que participa”. “O planejamento situacional é uma superação do planejamento normativo [...] mas não podemos ignorar a dimensão normativa inerente a todo planejamento”;

    Por planificação entendemos: “[...] é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão: planos, programas e projetos”.