-
Letra B
... a havia acusado ...
-
"...discutiriam se a incidência se daria sobre o ..."
Não seria caso de mesóclise?
dar-se-ia
-
Letra B é a resposta, já que o verbo no particípio [acusado] não aceita ênclise!!
O correto seria: A requerente, então deputada, sustentou que o vereador a havia acusado de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra.
-
letra A também está certa.
-
Uai, não seria "dar-se-ia" ??? Há duas respostas.
-
A letra A não está correta pois os verbos : esvaziar está no infinitivo portanto não acontece o uso da ênclise.
" Se daria " a partícula 'se' no caso é uma conjunção
adverbial.
Lembrando que ''a'' não é um pronome oblíquo átono e sim : me, te, se,lhe,vos,nos.
-
Gente, é a letra B porque quando há locução verbal em que o verbo principal é particípio, o pronome oblíquo sempre ficará depois do verbo auxiliar.
Certo - ...havia (auxiliar) a (pron. obli.) acusado (principal) de compra...
Errado - ...havia acusado-a de compra...
Espero ter ajudado!
-
a) Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor. CORRETA - Preposição + verbo no infinitivo é caso facultativo.
b) sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos. GABARITO - Não há ênclise quando o verbo estiver no particípio.
c) Pode-se dizer que a atuação desse órgão. CORRETA - Não se inicia frase com pronomes.
d) mas não pode distanciar-se da educação formal. CORRETA - Quando houver 2 verbos + um caso de próclise, a colocação pronominal será antes do primeiro verbo ou depois do segundo, nunca no meio.
-
OBS= não se usa pronome oblíquo átono após o particípio (ado, ido,to, so, go, so)
-
particípio + ênclise = não!
-
Letra B
-
Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.
Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.
-
EU ACHO QUE A JUSTIFICATIVA EH ASSIM
A) 1 VERBO SÓ NO INFINITIVO (PRÓCLISE/ÊNCLISE)
B) LOCUÇÃO VERBAL COM PARTICÍPIO (NUNCA ÊNCLISE)
C) LOCUÇÃO VERBAL COM GERÚNDIO (LIBERDADE PARA O PRONOME)
D) LOCUÇÃO VERBAL COM INFINITIVO (LIBERDADE PARA O PRONOME)
-
Ênclise, após particípio, ado, ido, nuncaaaa.
-
Entendo que a letra D se encaixa como incorreta também, pois segundo a norma, diante de expressões negativas, ocorre a próclise, e não a ênclise. Vejam: ''...mas não pode distanciar-se da educação formal''. Penso que a forma correta seria: ...mas não pode se distanciar da educação formal. Não?
-
Para responder esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. O candidato deve indicar a assertiva que há um erro de colocação pronominal. Vejamos:
Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.
Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.
Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…
Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem.
Após vermos o conceito e os exemplos, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos a resposta correta. Analisemos:
a) Correta.
“Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários.”
Diante de verbo no infinitivo, o pronome oblíquo pode ficar em próclise ou ênclise.
b) Incorreta.
“A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra.”
Não pode colocar pronome em ênclise quando o verbo estiver na forma de particípio, que é verbo geralmente terminado em (ido e ado). O correto seria " o vereador havia a acusado)
c) Correta.
"Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes."
O verbo diante de locução verbal formado por verbos no gerúndio, que é verbo terminado em (ndo), pode ficar após o verbo principal, antes ou após o auxiliar.
Ex: vem-lhe atribuindo, vem lhe atribuindo, vem atribuindo-lhe.
d) Correta.
"A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal."
O verbo diante de locução verbal formado por verbo no infinitivo , que é verbo terminado em (r), quando houver palavra atrativa que é o caso em tela, pois a palavra "não" é atrativa de próclise, nesse caso, o pronome pode ficar antes do auxiliar, após o principal ou antes do principal, mas sem hífen.
Ex: não se pode distanciar, não pode se distanciar, não pode distanciar-se.
Gabarito do monitor: B
-
Filipe Rocha Alves, mesmo com palavras atrativas, o uso de ênclise é permitido com verbos nos infinitivo (distanciar). Ou seja, verbos no infinitivo permitem tanto próclise como ênclise, mesmo que exista palavras atrativas.