-
Questão (a)
McClelland (1961) desenvolveu mais uma teoria que busca
explicar a motivação dos indivíduos em seu trabalho a partir da satisfação de
suas necessidades. Segundo o autor, três tipos de necessidade:
as necessidades de realização, as necessidades de poder e as necessidades de
associação.
ERRADA
Questão (b)
Diz a Teoria X: "o trabalho é
em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas".
A Teoria Y não diz que o
trabalho é agradável para a maioria das pessoas. Ela diz: "o trabalho é
tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis".
CORRETA
Questão (c)
A liderança situacional
busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
ERRADA
Questão (d)
1.9 Country Club: A atenção às necessidades das pessoas gera um clima agradável e
9.9 Equipe
5.5 Homem da Organização
1.1 Empobrecida
9.1 Autoridade-Obediência
Questão (e)
Processos da gestão de pessoas:
Agregar pessoas: Recrutamento e seleção; integração
Aplicar pessoas: Desenho de cargos; Avaliação do desempenho
Recompensar pessoas: Remuneração; Benefícios
Desenvolver pessoas: Treinamento e Desenvolvimento; Programas de comunicação
Manter pessoas: Retenção; Programa de qualidade de vida
Monitorar pessoas: Sistema de informações gerenciais; pesquisa de clima organizacional
-
Letra "A" (Errada) - Teoria da motivação para realização de McClelland
Essa teoria baseia-se no conceito de três grupos de necessidade e de motivos que se desenvolvem socialmente: Afiliação, Realização e Poder.
Todas as pessoas possuem essas necessidades, mas a intensidade de cada grupo varia a cada individuo. Vejamos cada necessidade:
REALIZAÇÃO: Cada individuo tem que por à prova seus limites, deve fazer um bom trabalho que mensure as realizações pessoais. As pessoas que possuem muito essa necessidade costumam procurar mudanças na vida, são competitivas, cumprem metas estipuladas.
AFILIAÇÃO: Nessa necessidade, há a preocupação de se estabelecer, manter ou restabelecer relações emocionais positivas com as pessoas.
PODER: Essa necessidade é carcterizada pelo forte impulso em exercer autoridade sobre os demais e executar ações poderosas.
Letra "B" (CERTA)
Letra "C" (Errada) - Teoria dos enfoques Situacionais
O importante, para essa teoria, é o contexto, A SITUAÇÃO. Nesse sentido é preciso considerar, para cada caso, os atributos do líder, da equipe e da situação. O tipo de liderança ideal vai depender dos eventos.
Letra "D" (Errada) - Grid de Liderança
Esse modelo de liderança foi desenvolvido por BLAKE e MOUTON. O Grid identifica 5 estilos diferentes de liderança baseados na preocupação com as pessoas e na preocupação com a produção (realização de tarefas/atividades).
O modelo é demostrado a partir de uma grade, com preocupação para a produção (eixo X) e com a preocupação para as pessoas (eixo Y). Cada eixo varia de 1 (baixo) a 9 (alto). Os estilos de liderança resultantes são:
Casa 1.1 - Baixo interesse pela produtividade (1) e baixo interesse pelas pessoas (1), chamada de administração nula ou empobrecida.
Casa 1.9 - Baixo interesse pela produtividade (1) e alto interesse pelas pessoas (9), chamada de administração de clube de festa.
Casa 9.1 - Alto interesse pela produtividade (9) e baixo interesse pelas pessoas, é a administração com base na autoridade e na obediência, também chamada de administração do chicote.
Casa 5.5 - Médio interesse pela produtividade (5) e médio interesse pelas pessoas (5), chamada de administração do meio do caminho.
Casa 9.9 - Alto interesse pela produtividade (9) e alto interesse pelas pessoas (9), chamada de administração da equipe.
Espero que tenha ajudado, boa sorte a nós!
-
Questão linda. =) Muito boa mesmo.
-
A letra A se refere a teoria ERC (ou ERG) – Alderfer
-
QUESTÃO LINDA...
-
Isso sim é uma questão, questão que engloba grande parte da GP, porém sem nenhum peguinha e sim conhecimento!!
-
GAB: B
Corrigindo.....
a) A abordagem sobre motivação conhecida como necessidades socialmente adquiridas, de Clayton Alderfer, reduz a hierarquia de necessidades de Maslow a três categorias, quais sejam: necessidades de existência ou motivações de existência; necessidades de relacionamento ou motivações de relações; e, necessidades de crescimento ou motivações de crescimento.
b) Douglas McGregor, ao se referir à teoria Y, enfatizou, entre outras pressuposições, que as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e que o controle externo e as ameaças de punição não são os únicos meios de estimular e dirigir esforços.
CERTO. A teoria X atribui características negativas ao homem,como por exemplo a fuga de responsabilidades. Já a teoria Y, vê o homem de forma diferente, um dos seus pressupostos básicos é que o homem pode aprender a aceitar responsabilidades e inclusive passar a buscá-las.
c) A adoção de um estilo de liderança a cada situação é uma das características da liderança situacional.
Unidade de comando= Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. (Característica da Teoria Clássica- Fayol)
Equipes multifuncionais= Podem ser adotadas em qualquer tipo de organização. São compostas de profissionais de vários setores, mas do mesmo nível hierárquico.
d) No Grid Gerencial, de William Blake e Jane Mouton, o Grid 1.9 – denominado coutry-club – evidencia situação na qual toda preocupação do líder é com os liderados.
Cada uma das dimensões é avaliada por meio de uma escala de 1 a 9, contendo 81 posições possíveis para o estilo de liderança. Uma das cinco posições-chave que Blake e Mouton identificaram foram:
Líder-pessoa ou clube de campo (1.9): Toda a preocupação está focada nas necessidades dos funcionários e em proporcionar um ambiente agradável, sem preocupar-se muito com a eficiência e eficácia da produção. Nesse tipo de liderança, existe pouca pressão por resultado!
e) Na concepção de Idalberto Chiavenato, agregar pessoas é um dos processos da gestão de pessoas, no qual as principais funções são: recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas.
Um dos processos mais importantes, o processo de agregar pessoas é composto pelas atividades de recrutamento e seleção. Dessa forma, é necessário atrair aqueles que têm o perfill que a organização precisa para cada cargo.
FONTE: Anotações aulas do profº Cassiano Salim e trechos do livro de Rodrigo Rennó, edição 2013.
-
Douglas McGregor, ao se referir à teoria Y, enfatizou, entre outras pressuposições, que as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e que o controle externo e as ameaças de punição não são os únicos meios de estimular e dirigir esforços.