Lísea você está coberta de razão, fique tranquila com certeza a questão será anulada(esse é o gabarito preliminar) ou dependendo dos recursos poderia o gabarito ser alterado para letra E, visto que, poderia ser considerada como correta.
a) Falso. Totalmente errado, não é assim que calculamos o giro de estoque, vejamos:
O giro de estoque é a relação entre o consumo atual e o estoque médio do item. Para medir a rotatividade, utiliza-se o índice de rotatividade (IR), que é baseado na seguinte equação:
IR= Consumo médio no período/ Estoque médio
A fórmula dada pela banca é a fórmula do antigiro a qual não se confunde com a fórmula do giro de estoque.
b) Falso.* Conforme o autor Dias: Nível de serviço ou nível de atendimento - Indica quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos usuários:(Conceito semelhante ao dado pela banca)
Nível de serviço= nº de requisições atendidas / nº de requisições efetuadas. O que a banca fez foi repetir a fórmula de rotatividade do antigiro, que não se confunde com a fórmula de níveis de serviço.
c) Falso. Totalmente errado amigos, vejam o que diz o autos Marco Aurélio Dias: OBJETIVOS DO JIT
• minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais, mantendo-se inventários mínimos;
* redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;
• redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade;
d) Falso. Apenas uma explicação do autor Dias:
O Kanban é uma das técnicas usadas para atingir a meta do JIT. Não se trata de um sinônimo. Kanban é um instrumento que utiliza como filosofia os concei tos do JIT.
A palavra Kanban é de origem japonesa e significa cartão. A orientação da técnica do Kanban é no sentido de se reduzir os tempos de partida de máquina e os tamanhos dos lotes e produzir apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda. Lead time = Tempo de espera/Tempos de partida; Set-up= Produção/Montagem.
e) Correto. Não vejo algum erro na alternativa, o que se recomenda é:A demanda de ITENS DE DEMANDA INDEPENDENTE tem que ser prevista, com base nas características do mercado consumidor. Em geral, nos projetos, os consumíveis e materiais de “supermercado”, são administrados como itens de demanda independente, por terem um consumo proximamente constante. Os sistemas “olhavam” individualmente os diversos itens acompanhando o estoque à medida que a demanda os consumia e, então, com base em alguma lógica predefinida, determinavam o momento e a quantidade de ressuprimento.
Portanto, há a característica probabilística e eventual e a tempestividade de estar dentro do prazo previsto. O que não encontrei foi algo discordando sobre a destinação de programas específicos das empresas, se houver aceitação a alternativa está perfeita. Do contrário a questão deve ser anulada. Bons Estudos!