-
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Alternativa: B
Administração Geral para Concursos Públicos (Rodrigo Rennó)
-
Herzberg - teoria dos dois fatores (bifatorial)
Herzberg é bi.
1) fatores higiênicos ou extrínsecos (abrange: condições de trabalho, relacionamento interpessoal, segurança, estabilidade, salário)
2) fatores motivacionais ou intrínsecos (abrange: reconhecimento, status, elogios, responsabilidades, tarefa desempenhada, crescimento, realização)
-
Alguém poderia explicar porquê a "A" estar errada.
-
creio que a letra A seja o o trabalho, o trabalho ele é motivação, mas a condição do trabalho é higienico
-
O erro da letra A:
Fatores Motivacionais referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
Bons estudos!
-
A motivação vem do trabalho e não do ambiente.
-
Como o professor Carlos Xavier explica, a motivação está indimamente ligada ao trabalho em si (por isso a letra A está errada); por sua vez, os fatores higiênicos, como a remuneraçao e relaçoes sociais, estao ligados a fatores pessoais, que sao basicamente os três primeiros da piramide de Maslow (fisiológicos, segurança e sociais).
Bons estudos!
-
As principais necessidades higiênicas são:
* Salário
* Benefícios Sociais
* Tipo de Chefia
* Condições de Trabalho
* Políticas e Diretrizes da Empresa
* Clima de Relacionamento entre a empresa e funcionários
* Relações Pessoais.
AVANTE!
-
Fatores Higiênicos ( Insatisfacientes ): São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.
Fatores Motivacionais ( Satisfacientes ): São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional.
LETRA B
-
Creio que a letra A esteja errada, pois não está relacionada diretamente ao CONTEXTO do trabalho, e sim ao CONTEÚDO do cargo.
Fatores motivacionais = Influenciam a satisfação = Está relacionado ao CONTEÚDO do cargo.
Fatores higiênicos = Influenciam a insatisfação = Sua presença não causa motivação. Mas sua ausência causa insatisfação. Está relacionado ao CONTEXTO
-
GAB: B
Fatores motivacionais x Fatores higiênicos
- PRESENTES: MOTIVAÇÃO - PRESENTES: NEUTRALIDADE
AUSENTES: NEUTRALIDADE AUSENTES: DESMOTIVAÇÃO
crescimento individual relacionamento com os colegas de trabalho
trabalho em si remuneração
progresso funcional políticas e diretrizes da empresa
valorização condições do ambiente de trabalho
reconhecimento profissional benefícios e incentivos sociais
auto- realização administração da empresa
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima.
-
https://www.youtube.com/watch?v=iuxF0zBIV2s
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
Alternativa B.
Fator higiênico = Relações de amizade.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. Vejamos alguns pontos sobre o assunto e qual das alternativas apresenta uma afirmação válida, devendo ser marcada a que contém um fator considerado higiênico.
Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
- Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.