- 
                                Letra 'c'.Culpa consciente é aquela em que o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta acreditando, sinceramente, que este resultado não venha acontecer. O resultado, embora previsto, não é assumido ou aceito pelo agente, que confia na sua não-ocorrência.Rogério Grecco - Curso de Direito Penal
                            
- 
                                Alternativa correta: item CCulpa consciente também chamada de culpa com previsão – é aquela em que oagente prevê o resultado como possível, porém, não o aceita, repudiando suaocorrência, e só atua na certeza de que este resultado não se produzirá por confiar em suas habilidades pessoais para realizar o fato.Diferencia-se da culpa inconsciente ou comum porque nesta não há a previsão do resultado.  Em momento algum o resultado passou pela cabeça do agente como possível de ocorrer.
                            
- 
                                Alternativa CCulpa consciente é aquela onde o agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra, supondo poder evitá-lo com a sua habilidade.
                            
- 
                                Bem, me corrijam se houver eventual erro d minha parte, pois não pesquisei,  mas, salvo melhor juízo, vamos lá:
 
 a) prevê o resultado, assumindo o risco de que venha a ocorrer.
 Isso é o  DOLO EVENTUAL. É o famoso QUE SE DANE!! rss
 
 b) não prevê o resultado, que era previsível.
 Isso é CULPA (Negligência, Imprudência e Imperícia. A mais genérica de todas é a negligência!)
 
 c) prevê o resultado, mas espera sinceramente que não venha a ocorrer.
 Essa é a resposta: CULPA CONSCIENTE.  Ex: Casal de circenses: atirador de facas mto experiente, q há décadas sempre atinge a maçã sobreposta a sua mulher, mas q um dia erra a faca e mata a sua própria esposa. Esse exemplo é ótimo, pq não confunde c o dolo eventual!
 
 d) não prevê o resultado, que é imprevisível.
 Qdo o delito é imprevisível é fatalidade mesmo. CASO FORTUITO (ou FORÇA MAIOR).
 
 e) prevê e deseja que o resultado ocorra.
 Esse é o dolo por excelência. DOLO DIRETO.
 
 Excelentes Estudos!!!
 
 
 
 
- 
                                é isso ai, confere com minhas anotações!!!
                            
- 
                                DIFERENÇA ENTRE CULPA CONSCIENTE E DOLO EVENTUALCULPA CONSCIENTE – o agente, embora preveja o resultado, não deixa de praticar a conduta acreditando, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer. DOLO EVENTUAL – embora o agente não queira diretamente o resultado, assume o risco de vir a produzi-lo.  Enquanto na culpa consciente o agente efetivamente não quer produzir o resultado, no dolo eventual, embora também não queira produzi-lo, não se importa com sua ocorrência ou não.Exemplo culpa consciente – Motorista passa há 120 km/h em frente a uma escola infantil, só que acredita fielmente em suas habilidades que não acredita que poderá atropelar uma criança, só que atropela. Ele põe a mão na cabeça e fala “fudeu”.Exemplo Dolo eventual – Motorista passa há 120 km/h em frente a uma escola infantil, só que não estar nem ai se atropelar ou não uma criança. Do tipo assim, “Foda-se” se atropelar, vou passar assim mesmo.
                            
- 
                                Letra C correta
 
 Muitas pessoas confundem culpa consciente com dolo eventual
 existe um metodo bem facil de diferenciar esses 2:
 
 Culpa consciente contém a previsibilidade de que aconteça algo, porém o agente tem convicção de que não vai acontecer, e não tem a vontade que aconteça.
 
 exemplo: O wolverine sabe que se dormir, com sua esposa pode ter pesadelos e fura-lá com suas garras, mais como ele já
 tem controle sobre seus poderes, ele confia que não aconteça.
 
 Dolo eventual contém a previsibilidade de que vai acontecer, e o agente num tá nem ai se aquilo ocorrer.
 
 exemplo: O magneto está fugindo em meio a uma multidão, derrepente o Ciclope mesmo sabendo que pode atingir alguem, dispara (com vontade)seus raios contra Magneto e erra matando pessoas inocentes, nesse caso ele mesmo tendo previsibilidade não se importou de assumir o resultado previsivel.
 
 MACETE
 Culpa consciente quando acontece o agente fala: xiiiii ferrou!
 Dolo eventual quando acontece o agente fala: to nem ai!
 
- 
                                Só para complementar o colega  kachimbal, questão apenas terminológica, a PREVISIBILIDADE é característica da CULPA, indendentemente de ser consciente/ inconsciente, pois o que torna uma conduta culposa é o fato de existir PREVISIBILIDADE ao "homem" mediado de prever a possível ocorrência do resultado, pois se não existir PREVISIBILIDADE ao "homem" não existirá se quer a culpa.
 
 A característica da culpa consciente é que o agente previu o resultado que era previsível e acreditou sinceramente que o mesmo não ocorreria.
 
 PREVISIBILIDADE é da culpa
 PREVISÃO DO RESULTADO + CRENÇA DE SUA NÃO OCORRÊNCIA é da culpa consciente
- 
                                Gabarito C
 
 Diferenciando a Culpa Consciente do Dolo Eventual
 
 Dolo eventual é aquele em que o agente não quer produzir o resultado, mas o aceita se ele eventualmente ocorrer, eles são parecidos mas não se confundem, pois no dolo eventual como já foi dito, caso eventualmente ele ocorra o agente ACEITA, já na culpa consciente o agente não quer produzir o resultado, nem o aceita, de jeito nenhum, se ele eventualmente ocorrer.
 
 RESUMINDO:
 
 Dolo eventual, se ocorrer ele ACEITA.
 Culpa Consciente, se ocorrer ele NÃO ACEITA.
- 
                                Resposta C.  Como na culpa consciente prevê o resultado podemos eliminar a letra B, D e E. Ficamos com a letra A e C, porém, na letra A diz: prevê o resultado, assumindo o risco de que venha a ocorrer, ao assumir o risco temos o dolo eventual Na culpa consciente temos previsibilidade e previsão por parte do agente, e acredita que nada vai acontecer., na culpa inconsciente temos previsibilidade, mas não tem previsão por parte do agente. No dolo eventual o agente não quer causar o resultado, pratica uma conduta de risco, percebe o que essa conduta de risco pode causar e não se importa com a ocorrência do resultado, ele assume o risco. 
- 
                                Assumindo o risco já seria dolo eventual Abraços 
- 
                                Pessoal, cuidado com o comentário do Lizanel, pois contém um erro. O wolverine não é casado! 
- 
                                Espécies de Culpa a) CULPA CONSCIENTE X CULPA INCONSCIENTE   Essa divisão tem como fator distintivo a previsão do agente acerca do resultado naturalístico provocado pela sua conduta. Na culpa consciente o agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra. Acredita o agente que pode evitá-lo com suas habilidades (culpa com previsão).   Diferentemente, na culpa inconsciente, o resultado não é previsto pelo agente, embora previsível. É a culpa comum, que se manifesta pela imprudência, negligência ou imperícia.   Obs: No dolo eventual o agente tolera a produção do resultado, o evento lhe é indiferente, tanto faz que ele ocorra ou não.Ele assume o risco de produzi-lo. Na culpa consciente, ao contrário, o agente não quer o resultado, não assume o risco e nem ele lhe é tolerável ou indiferente. O evento lhe é representado (previsto), mas confia em sua não-produção.   GABARITO C 
- 
                                  Culpa consciente contém a previsibilidade de que aconteça algo, porém o agente tem convicção de que não vai acontecer, e não tem a vontade que aconteça. GB C pmgo 
- 
                                Sendo bem direto:   Dolo eventual: o agente diz "dane-se"   Culpa consciente: o agente diz "danou-se" 
- 
                                Dolo eventual -> Prevê o resultado e aceita que ele ocorra   Culpa consciente -> Prevê o resultado, mas não aceita nem espera que ele ocorra   Culpa inconsciente -> Não prevê, não quer e nem aceita o resultado 
- 
                                Culpa consciente, Culpa inconsciente, Culpa própria, Culpa Imprópria.    - Culpa consciente,  Agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra, supondo poder evitá-lo com sua habilidade. 
   - Culpa inconsciente, Agente não prevê o resultado, que, entretanto, era previsível. 
   - Culpa própria, Agente não quer nem assume o risco de produzir o resultado, mas acaba lhe dando causa por negligência, imprudência e imperícia. 
   - Culpa imprópria= Descriminante putativa 
 
- 
                                CULPA CONSCIENTE  É definida como culpa consciente a situação em que o agente, quando realiza a conduta, prevê tal resultado, mas acredita na sua não ocorrência. 
- 
                                GABARITO: LETRA C Na culpa consciente o agente prevê o resultado, mas confia nas suas habilidades e acha que nada vai acontecer.