SóProvas


ID
1162774
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Restos a pagar do exercício classificam-se como

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. 

     

    O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando: 

    a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas; 

    b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários; 

    c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e 

    d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte

     

     

    Recebimentos Extraorçamentários 

    Compreendem os ingressos não previstos no orçamento, por exemplo: 

    a. ingressos de recursos relativos a consignações em folha de pagamento, fianças, cauções, dentre outros; e 

    b. inscrição de restos a pagar

     

     

    Fonte: MCASP, 6ª edição. p.314 e 317

  • Gabarito B

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.