SóProvas


ID
1163554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao direito penal.

Age com dolo eventual o agente que prevê possíveis resultados ilícitos decorrentes da sua conduta, mas acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    O dolo eventual se caracteriza quando o agente prevê o resultado, mas assume o risco!

    A questão trata na verdade da culpa consciente, quando o agente prevê o resultado, mas acredita sinceramente que pode evitá-lo.

  • Dolo eventual, o agente diz: fodas.  Ex vou dar um tiro naquele safado,pra machucar, se matar, que morra. 

    Culpa consciente, o agente diz: fudeo. Ex vou dar um tiro naquele safado só pra ele se assustar, o sujeito morre ele diz; iiii  fudeo.

  • Errado!

    DOLO DIRETO

    Prevê o resultado ---> Quer o resultado

    DOLO EVENTUAL

    Prevê o resultado ---> Não quer, mas assume o risco

    CULPA CONSCIENTE

    Prevê o resultado ---> Não quer, mas assume o risco e pensa poder evitar

    CULPA INCONSCIENTE

    Não prevê o resultado (que era previsível) ---> Não quer e não aceita o resultado


  • isso é claramente culpa consciente

  • Culpa Consciente. 

  • D-D  Dolo eventual = DANE-SE

    C-C  Culpa Consciente = Caralh....!!

  • Na verdade, trata-se do conceito de culpa consciente e não de dolo eventual.

  • Ulisses, rindo muito da sua mnemônica!!! kkkkk

  • Dolo Direto: prevê + quer o resultado

    Dolo Eventual: prevê + assume o risco e toca o "foda-se". Cuidado para não confundir com o Dolo de 2º grau. No Dolo de 2º, a sua vontade é tão grande de atingir um resultado que você sabe que vai ter que arcar com as consequências necessárias para atingir o que quer. Por ex, você quer matar alguém, você sabe que essa pessoa vai pegar um avião número tal. Sua vontade de matar a pessoa é tão grande, que você coloca uma bomba no avião, mesmo sabendo que vai matar todo mundo... São as consequências necessárias! Diferente do Dolo Eventual
    Culpa Consciente: prevê + espera confiantemente que não ocorra o resultado
    Culpa Inconsciente: Não prevê (mas era previsível)+ Não quer o resultado e não assume
  • Dolo eventual -> FODA-SE

    Culpa consciente -> FUDEU


    Com o perdao das palavras! Mas funciona!

  • DOLO EVENTUAL: DANE-SE.

    CULPA CONSCIENTE: o anjinho assopra: isso vai dar merda o  ''SABIDÃO'' pensa:-Relaxa, eu sei o que to fazendo.''
  • DOlo eventual -> FODA-SE (aceita o resultado)

    CUlpa consciente -> FUDEU (acredita que nada acontecerá)

  • Sobre o dolo eventual, também chamado de dolo indireto ou denominado dolo indireto de 2º grau, o agente quer atingir um resultado e sabe que dessa conduta pode ocorrer um segundo, porém ele despreza esse acontecimento e acaba se matelializando o segundo resultado. Responde o agente como se esse resultado ele quisesse.

    Ex.: "A" com intuito de dar tiros no muro da sua casa sabe que esses podem ultrapassar, atingindo terceiros que passam ali por trás. Mesmo assim permanece na conduta desprezando esse possível acontecimento. Acaba que "A" atinge alguém de forma vital, respondendo assim pelo homicídio doloso(dolo eventual).

    Na culpa temos duas modalidades: a inconsciente e a consciente

    - Inconsciente ou culpa por excelencia: o agente não tem previsão de atingir o resultado, ele possui uma mera possibilidade de prever.

    - Consciente ou culpa com previsão: o agente preve que é possivel o acontecimento, porém não almeja o resulta. Acredita que de forma fiel pela sua peformance que o resultado não será alcançado. 

  • A parte final da questão está errada.

     

    Veja bem, DOLO EVENTUAL, nada mais é que saber que O RESULTADO É PREVISTO E ACEITO, ou seja, o agente, de fato, não queria diretamente produzir o resultado, mas, ASSUMIU O RISCO.

  • CULPA CONSCIENTE: O AGENTE PREVÊ O RESULTADO E O AFASTA
    DOLO EVENTUAL:
     PREVÊ O RESULTADO E ASSUME O RISCO DA SUA OCORRÊNCIA

  • Dolo: O agente quer a produção do resultado
    Dolo Eventual ou indireto: O agente sabe que da sua ação poderá resultar algo, e não se importa com isso.
    Dolo direto de primeiro grau: O agente tem consciencia que sua conduta causará um resultado, bem como vontade de praticar a conduta que ele sabe que irá produzir o resultado.
    Dolo de 2 grau ou de consequencias necessárias: O agente quer o resultado, e sabe que  meio escolhido trará certamente efeitos colaterais, ele não quer os efeitos colaterais, mas sabe que sua conduta irá indubitavelmente causá-los e ele está ok com isso. Logo, é uma consequencia necessaria para o fim proposto, ele vai fazer.
    Culpa: Por não observar normas de cuidado o autor comete o crime.
    Elementos do crime culposo
    a) Conduta VOluntária
    b) Resultado naturalístico INvoluntário
    c) Nexo causal
    d) Previsibilidade OBjetiva
    e) Inobservância do dever objetivo de cuidado
    Culpa Consciente: O agente sabe que da sua conduta pode advir um resultado, ele não quer quer o resultado ocorra, mas age mesmo assim, pois acredita que com diligência não irá acontecer nada, apesar da previsibilidade do resultado, ele acredita mesmo que não irá chegar ao resultado.
    Culpa imprópria: Adequada ao erro de tipo. O agente age com dolo, mas por motivos de política criminal responderá a título de culpa se o erro for evitável
    Culpa inconsciente: Apesar de ser previsível o resultado o agente não o previu.
     

  • Essa é a definição de culpa consciente.

  • pela definição em questão o crime é dito CULPOSO CONSCIENTE.

     

  • Trata-se de CULPA CONSCIENTE e não de dolo eventual.

    DOLO EVENTUAL: o agente prevê o resultado e assume o risco de produzí-lo.

    CULPA CONSCIENTE: o agente prevê o resultado, mas acredita, sinceramente, que não irá produzí-lo.

     

  • (Gabarito Errado)

     

    O dolo eventual se caracteriza quando o agente prevê o resultado, mas assume o risco
    A questão trata na verdade da culpa consciente, quando o agente prevê o resultado, mas acredita sinceramente que pode evitá-lo.

     

    VAMOS EM FRENTE!!!!!

  • Para saber a culpa conciente, uso o exemplo do atirador de facas que acaba acertando sua assistente. Ele até sabe que pode acertá-la, mas acredita em sua habilidade e mesmo joga a faca.(um pouco superficial é claro, mas já ajuda bastante.)

  • Gabarito errado:

    é o velho caso do - atirador facas - CULPA CONSCIENTE.

  • Dica do Prof Alfama:

    "Teoria do Foda-se" - o agente prevê o resultado e não se importa com a sua ocorrência (dolo eventual)

    "Teorai do Fudeu" - o agente até prevê, mas acredita poder evitar (culpa consciente)

  • .

    CONTINUAÇÃO DO ITEM....

     

    Assim, para efeitos de distinção, raciocinemos com o exemplo do exímio atirador de facas, em que a pessoa que com ele trabalha fica presa a um alvo giratório. O atirador representa como possível o fato de acertar na pessoa que se encontra presa ao alvo. No entanto, em razão de sua habilidade pessoal, confia sinceramente que esse resultado não vá ocorrer. Caso erre o alvo, estaremos diante de um crime culposo (homicídio ou lesão corporal), que deverá a ele ser imputado a título de culpa consciente.

     

    Por outro lado, imagine-se a hipótese em que, em uma manifestação popular, um dos participantes resolva denotar um rojão de fogos em direção a determinado policial, seu vizinho, aproveitando a ocasião para se vingar de uma animosidade anterior que havia entre eles. Tal policial, contudo, estava ao lado de outro companheiro de farda, que também é visto pelo agente. Ainda assim, mesmo antevendo como possível acertar o outro policial, que o agente sequer conhecia e nada tinha contra ele, leva adiante seu plano criminoso, acende o rojão e faz a mira, vindo, contudo, a atingir a vítima que se encontrava ao lado de seu vizinho. Nesse caso, embora o agente não quisesse diretamente a produção desse resultado, havia assumido, aceitado o risco de produzi-lo, podendo por ele ser responsabilizado a título de dolo eventual.” (Grifamos)

     

  • .

    ITEM – ERRADO – Segundo o professor Rogério Greco ( in Curso de direito penal. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015. Págs. 261 e 262):

     

    “5. CULPA CONSCIENTE E CULPA INCONSCIENTE

    A previsibilidade é um dos elementos que integram o crime culposo. Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsível, fala-se em culpa inconsciente ou culpa comum. Culpa consciente é aquela em que o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta acreditando, sinceramente, que este resultado não venha a ocorrer. O resultado, embora previsto, não é assumido ou aceito pelo agente, que confia na sua não ocorrência.

     

    A culpa inconsciente distingue-se da culpa consciente justamente no que diz respeito à previsão do resultado; naquela, o resultado, embora previsível, não foi previsto pelo agente; nesta, o resultado é previsto, mas o agente, confiando em si mesmo, nas suas habilidades pessoais, acredita sinceramente que este não venha a ocorrer. A culpa inconsciente é a culpa sem previsão e a culpa consciente é a culpa com previsão.

     

    6. DIFERENÇA ENTRE CULPA CONSCIENTE E DOLO EVENTUAL

    Na culpa consciente, o agente, embora prevendo o resultado, acredita sinceramente na sua não ocorrência; o resultado previsto não é querido ou mesmo assumido pelo agente. Já no dolo eventual, embora o agente não queira diretamente o resultado, assume o risco de vir a produzi-lo. Na culpa consciente, o agente, sinceramente, acredita que pode evitar o resultado; no dolo eventual, o agente não quer diretamente produzir o resultado, mas, se este vier a acontecer, pouco importa.

    O dolo eventual está previsto na segunda parte do inciso II do art. 18 do Código Penal, que diz ser o crime doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

  • TRATA-SE DE CULPA CONSCIENTE

  • Culpa Consciente DIFERENTE Dolo Eventual,  este  o agente prevê o resultado e assume o risco de produzi-lo. Aquele, o agente prevê o resultado, mas acredita ser capaz de  evita-lo, o que apenas não acontece por erro de cálculo ou erro na execução.  

  • Alternativa, ERRADA.

    A questão versa sobre Culpa Consciente e não de Dolo Eventual.

    Diferença entre Culpa Consciente e Dolo Eventual:

    Culpa Consciente: O agente prevê o resultado, mas acredita sinceramente na não ocorrência do resultado;

    Dolo Eventual: O agente, além de prever o resultado, não se importa com sua ocorrência.

  • Culpa consciente

  • ERRADO.

     

    Está errada, pois o DOLO EVENTUAL, se caracteriza quando alguém assume o risco de produzir determinado resultado, embora não deseje, e a questão trouxe o conceito de culpa consciente que, embora prevendo o resultado, o agente acredita sinceramente que pode evita-lo.

  • ERRADA!!!

    Vamos diferenciar!!!!

    Dolo Eventual   > O agente prevê o resultado mas assume o risco.  ( não liga para a situação )

                           > Não se importa e não faz nada para evitar.

    Culpa Consciente > O agente prevê o resultado, mas acredita que pode evitá-lo.  ( por experiência ou pela prática ).

                               > Aqui o agente se importa e faz de tudo para evitar.

  • Ei Denilson Junior,

     

    Creio que você trocou as bolas ai não?

     

    Dolo Eventual: O cara pega seu camaro e vai dar um rolé na estrada, de repente, muito louco com a potência do motor, ele diz pra ele mesmo, foda-se, vou acelerar essa porra, sabendo é claro, que poderá passar por cima de algum motoqueiro. Caso ele atropele alguém, ai ele tá ferrado, dolo eventual.

     

    Culpa Conciente: O caçador tá no mato, de repente ele avista um veado catingueiro, confiante em suas habilidades no tiro, ela atira, mas ao invés dele acertar o veado, ele acerta o outro caçador que tá dando um cagão do outro lado do mato. Quando ele percebe o que ele fez, ele diz a ele mesmo: FUDEU.

     

    Enfim, a forma de interpretar as coisas é muito subjetivo.

  • Um pouco mais do mesmo:

    MEU RESUMO

    --> DOLO DIRETO

    Prevê o resultado ---> Quer o resultado.

     

    --> DOLO INDIRETO

    - ALTERNATIVO

    Prevê o resultado ---> Busca alguns resultados, se satisfaz com qualquer um.

    Ex.: Agente busca lesão grave ou a morte da vítima

    - EVENTUAL (FODA-SE, Tô nem aí)

    Prevê o resultado ---> Não quer, mas assume o risco.

    Ex.: Faz disparos na plantação de milho para impedir um furto

     

    --> CULPA CONSCIENTE (FUDEU)

    Prevê o resultado ---> Não quer, mas assume o risco e pensa poder evitar.

    Ex.: Do piloto profissional que se garante

     

    --> CULPA INCONSCIENTE

    Não prevê o resultado (que era previsível) ---> Não quer e não aceita o resultado.

    Ex.: Susto no amigo que corre e é atropelado

  • Dolo Eventual > FODA-SE!

    Culpa Consciente > PUTZ, FODEU!

  • ERRADO 

    Batido em provas .
    Confusão entre dolo eventual e culpa consciente.

  • Dolo eventual - não prevê o resultado

    Culpa inconsciente - não prevê o resultado

    Culpa consciente - prevê o resultado

  • Errado, a questão dá o conceito de Culpa consciente.

  • ALT. "E". 

     

    Age com CULPA CONSCIENTE, também chamada de culpa com previsão. O agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra, supondo poder evitá-lo.

  • Age com CULPA CONSCIENTE o agente que prevê possíveis resultados ilícitos decorrentes da sua conduta, mas acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los.

  • Dolo Eventual: “O agente não quer causar o resultado, mas pratica uma conduta de risco, percebe o que ela pode causar e não se importa com a ocorrência do resultado (assume o risco).”

     

    Culpa Consciente: O agente não quer causar o resultado. Contudo, pratica uma conduta de risco, percebe o que essa conduta de risco pode causar mas acredita, sinceramente, que nada vai acontecer.

     

     

    Culpa inconsciente: O agente não quer causar o resultado. Contudo, pratica uma conduta de risco e causa o resultado sem perceber.

     

  • Culpa consciente – o agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra, supondo poder evitá-lo com sua habilidade ou com sorte. O agente não quer e não aceita o resultado

  • Dolo eventual é aquele; "Tô nem aí, foda-se"....

  • Culpa consciente - sabe o risco, mas acredita que não vai acontecer.

    Dolo Eventual - assume o risco;

  • CULPACONSCIENTE

  • Errado. A situação prevista no enunciado caracteriza a culpa consciente. No dolo eventual, apesar da previsão da possibilidade de ocorrência do resultado, o agente não se preocupa em evitá-lo.

  • Age com CULPA CONSCIENTE ......... 

  • Dolo eventual --> o agente prevê o resultado, mas NÃO SE IMPORTA que ele ocorra.

    Culpa consciente--> o agente prevê o resutado, mas acredita que ele NÃO IRÁ ocorrer.

  • Errado! 

    Dolo Eventual: Prevê o resultado, mas assume o risco de produzí-lo

    Culpa Consciente: Não quer o resultado, que é previsto, mas confia em sua não produção.

  • Culpa consciente

  • Trata-se de modalidade de culpa consciente.
  • culpa consciente

  • GABARITO ERRADO

     

    DOLO EVENTUAL: DANE-SE.

    CULPA CONSCIENTE: CARAMBA!

  • Me parece ser um fulano correndo com seu Porshe a 220 km/h na rodovia. Ele acha que pode evitar um acidente com suas habilidades, mesmo prevendo que pode haver o acidente.

  • DOLO EVENTUAL:  ASSUME O RISCO (F-O-D-A  S-E)

    CULPA CONSCIENTE: ACREDITA PODER EVITAR (F-U-D-E-U)

  •  

     

    RESPOSTA: ERRADO

    Neste caso teremos a culpa consciente.

    1. DOLO EVENTUAL           PRATICA A             +             PERCEBER O QUE AQUELA       +                 NÃO SE IMPORTA COM

                                      CONDUTA DE RISCO                         CONDUTA VAI CAUSAR                                  O QUE VAI ACONTECER

     

    2. CULPA CONSCIENTE     PRATICA A                   +       PERCEBER O QUE AQUELA           +        ACREDITA SINCERAMENTE QUE

                                              CONDUTA DE RISCO               CONDUTA VAI CAUSAR                                    NADA VAI ACONTECER

  • MACETE (C/ imagens sempre é mais fácil de lembrar)

     

    '()   Dolo eventual: "FODA-SE" - - Prevê o resultado - Não quer, mas assume o risco

    (﹏⊙)   Culpa consciente: "FUDEU! "-- Prevê o resultado - Não quer, não assume risco e pensa poder evitar

     

    CESPE

     

    Q387849 - Age com dolo eventual o agente que prevê possíveis resultados ilícitos decorrentes da sua conduta, mas acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los. F

     

    Q643333 -Caracteriza-se o dolo eventual no caso de um caçador que, confiando em sua habilidade de atirador, dispara contra a caça, mas atinge um companheiro que se encontra próximo ao animal que ele desejava abater. F

     

    Q26790 - Durante um espetáculo de circo, Andrey, que é atirador de facas, obteve a concordância de Nádia, que estava na platéia, em participar da sua apresentação. Na hipótese de Andrey, embora prevendo que poderia lesionar Nádia, mas acreditando sinceramente que tal resultado não viesse a ocorrer, atingir Nádia com uma das facas, ele terá agido com dolo eventual. F

     

    Q354715-No caso de, apesar de sua vontade não se dirigir à realização de determinado resultado previsto, o agente aceitar e assumir o risco de causá-lo, restará configurado o dolo eventual, espécie de dolo indireto ou indeterminado. V

     

    Q151060 -Fábio, ao tomar conhecimento de que seu empregado Luciano estava subtraindo valores pertencentes à empresa, chamou-o até seu escritório e o demitiu. Nesse momento, Luciano, visando assustar Fábio, sacou sua arma, apontou-a para o empregador e, sabendo que a mesma estava municiada, rodou o tambor e acionou o gatilho em direção à vítima, assumindo o risco de causar a morte. A arma disparou, tendo atingido a vítima, que faleceu. Nessa situação hipotética, Luciano responderá por homicídio, caracterizando-se o elemento subjetivo como sendo dolo eventual. V

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

     

  • Age com culpa consciente o agente que prevê possíveis resultados ilícitos decorrentes da sua conduta, mas acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los.

  • Adoro as ilustrações da Naamá Souza!! Kkkk Suas explicações são ótimas! Parabéns!!
  • Gab. ERRADO Culpa Consciente
  • Dolo Eventual: Eita... Dane-se!

    Culpa Consciente: Eita... Caramba!!!

  • Falou: "acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los", culpa conciente. 

  • GABARITO "ERRADO"

     

    DOLO EVENTUAL - TEORIA DO ASSENTIMENTO - o agente prevê o resultado e ASSUME o risco de produzi-lo. 

  • A descrição é da culpa consciente. "Uma vez Chuck Norris fez teste numa máquina de mentiras. A máquina confessou tudo"
  • Dolo eventual: "Dane-se";
    Culpa consciente: "Caramba!"

  • Dolo Direto de 2° Grau - Agente sabe que o RESULTADO OCORRERÁ, em virtude do meio de execução escolhido ( Sangue-frio)

    DoLo Eventual - Agente PREVÊ o resultado, mas este PODE NÃO OCORRER ( naõ importa-se com o resultado)

    Culpa Consiente - Agente PREVÊ o resultado, mas acredita sinceramente que pode evita-lo ( Importa-se com o resultado)

  • Dolo eventual: agente prevê pluralidade de resultados, mas assume o risco de realizar outro.

     

     

     

  • Culpa Conciente...PMAL 2018...
    Gab.Errado

  • Nos dois casos eles tem previsão do "acidente"

    Macete: 

     

    Dolo eventual: Errei... Dane-se!


    Culpa Consciente: Errei... Carambaaaa!!!

  • ERRADO

     

    Bizu maroto:

     

    DOLO EVENTUAL: tô nem aí, dane-se!

    CULPA CONSCIENTE: confio nas minhas habilidades.

     

    ALÔ VOCÊ!

  • Culpa consciente

  • Culpa consciente.

  • Dolo Eventual: Agente não quer o resultado, mas assume o risco de produzi-lo. (Não se importa com a ocorrência)

    Culpa Consciente: Prevê o resultado, mas acredita sinceramente que não irá acontecer. (Age com Leviandade)

  • Culpa consciente

    Aqui o agente se importa com o resultado mas acredita que por sua habilidade ou sorte não irá acontecer nada.

    Ex: Atitador de facas em espetáculo de circo.

    Dolo Eventual

    O agente não se importa com o resultado, faz assumindo o risco de produzir o resultado.

  • PARA DECORAR MAIS FACILMENTE DOLO EVENTUAL:  VOU FAZER, TÔ NEM AÍ !

  • Questão: ERRADA

    A questão fala do conceito de culpa consciente

  • Culpa consciente.

  • Culposo.!
    Culpa Consciente. 

  • culpa consciente

  • ERRADO

    Exemplo na prática é o palhaço de circo quando arremessa facas no alvo (pessoa). Ele acredita que por suas habilidades, não acertará o alvo.

  • A questão descreveu a culpa consciente

  • ERRADO.

    Culpa consciente.

  • é culpa consciente

  • ERRADO.

    culpa consciente se aproxima muito do dolo eventual, pois em ambos o agente prevê o resultado e mesmo assim age. Entretanto, a diferença é que, enquanto no dolo eventual o agente assume o risco de produzi-lo, não se importando com a sua ocorrência, na culpa consciente o agente não assume o risco de produzir o resultado, pois acredita, sinceramente, que ele não ocorrerá.

    Espécies de culpa:

    a) Culpa consciente: o agente prevê o resultado, mas espera que ele não ocorra

    b) Culpa inconsciente: o agente não prevê o resultado, que, entretanto era previsível

    c) Culpa própria: é aquela em que o agente não quer e não assume o risco de produzir o resultado, mas acaba lhe dando causa por negligência, imprudência e imperícia

    d) Culpa imprópria: o agente, por erro evitável, imagina certa situação de fato que, se presente, excluiria a ilicitude do seu comportamento.

    Dolo eventual: O agente não quer o resultado mais grave, mas assume o risco de produzi-lo. O dolo eventual só é possível em razão da consagração da teoria do consentimento.

  • A questão trata na verdade da culpa consciente, quando o agente prevê o resultado, mas acredita sinceramente que pode evitá-lo.

  • CULPA CONSCIENTE: Prevê o resultado, não o quer, assume o risco e pensa em poder evitá-lo.

    X

    DOLO EVENTUAL: assume o risco.

  • DOLO EVENTUAL: O agente prevê o resultado lesivo e assume o risco de produzi-lo. (f*da-se)

    CULPA CONSCIENTE: O agente prevê o resultado, mas acredita poder evitá-lo com suas habilidades ou sorte. (F*deu)

  • Culpa consciente

  • ...................................QUER....................ASSUMIU O RISO..............................PREVIU

    Dolo direto..................SIM.......................SIM......................................................SIM

    Dolo eventual.............NÃO......................SIM......................................................SIM

    Culpa consciente.......NÃO......................NÃO, acredita poder evitar..................SIM

    Culpa inconsciente....NÃO......................NÃO......................................................NÃO, mas era previsível

    Fatalidade..................NÃO......................NÃO......................................................NÃO, e não era previsível

  • BIZUUU

    CESPE AMA ESSES DOIS TOPICOS PARA CONFUNDIR O CONCURSEIRO..

  • Isso é a culpa consciente

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca do entendimento da doutrina acerca do dolo eventual e da culpa consciente.

    O dolo eventual ocorre quando o agente prevê o resultado e assume o risco de produzi-lo, o fato trazido na questão trata da culpa consciente, em que também se prevê o resultado, porém o agente acredita que pode evita-lo e tenta. Estefam (2018) traz em sua doutrina o exemplo de uma pessoa que dirige um veículo em alta velocidade e vê um pedestre atravessando a rua e tenta evitar o atropelamento, não conseguindo, nesse caso, se estaria tratando de culpa consciente. Se essa pessoa em vez de buscar evitar o acidente continua com sua direção imprudente, não se importando se o pedestre poderia morrer, haverá dolo eventual.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

     

    Referências bibliográficas:

     ESTEFAM, André. Direito penal, parte geral. 7 ed. São Paulo, Saraiva Educação, 2018.

  •  acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los. = culpa conscient

  • FELIZ ANO NOVO

    2021 PERTENCEREMOS Á GLORIOSA

    PRA CIMA DELES!

  • Dolo Eventual: Sei que pode acontecer, não quero o resultado, mas também não estou nem ai se acontecer.

    Culpa Consiente: Sei que pode acontecer, mas eu sou muito bom e não vai acontecer.

  • O DOLO EVENTUAL se distingue da CULPA CONSCIENTE ao passo em que no primeiro o agente não se importa que venha causar o resultado, tanto faz. Já na culpa consciente, o agente acredita que não dará causa ao resultado confiando nas suas habilidades, veja que em ambos há a previsibilidade objetiva e subjetiva do resultado, eles sabem que o resultado poderá ser causado, mas enquanto no dolo eventual ele não se importa, na culpa consciente ele acredita que não causará o resultado. 

    Dolo eventual: "Dane-se";

    Culpa consciente: "Caramba!"

  • Resumo simples - minha contribuição

    Famoso F#d@-se X F#deu:

    Dolo eventual (F#d@-se): resultado possível, agente assume o riscoEx: atirar em direção a local que pode ou não ter pessoas;

    Culpa consciente (F#deu): resultado possível, repudiado pelo agente, o qual acredita piamente que não irá ocorrer. Ex: atirador de facas do circo.

  • Dolo indireto eventual - consiste na consciência de que a conduta pode gerar um resultado criminoso + a assunção desse risco, mesmo diante da probabilidade de algo dar errado

    #BORA VENCER

  • Dolo Eventual ----> Prevê + assume o risco (FOD@-SE)

    Culpa Consciente ----> Prevê + acredita que pode evitar (F#DEU)

  • Culpa consciente.

    O cespe ama cobrar essa diferença!

  • Dolo eventual: agente não se importa em produzir o resultado. Dane-se

    Culpa consciente: agente acredita que não dará causa ao resultado, confiando em suas habilidades. Caramba!(surpresa)

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • ERRADO.

    Trata-se de culpa consciente!

    AVANTE!

  • Culpa Consciente: Sabia da existência do risco e "sabia" mais ainda que não tinha risco algum.

    Mais ou menos assim!

    Acreditando que o possível era impossível, acabou matando.

  • GAB. ERRADO

    Quando o enunciado em questões a respeito de dolo e culpa envolver termos como: "confiar nas habilidades" e "previsibilidade", trata-se de culpa consciente.

  • Quando falar em confiança nas habilidades, está se referindo à culpa consciente.

  • DOLO EVENTUAL x CULPA CONSCIENTE

    Dolo Eventual Prevê + assume o risco (Tô Nem Ai) não se importa com o resultado

    • "F000000000DA-SE!"

    Culpa Consciente Prevê + acredita que pode evitar (Caramba) certamente não ocorrerá resultado

    • "SOU F0DA!" mas depois, FUDEEEEEEEEEEEEU!

    [...]

    Questão:

    Age com dolo eventual o agente que prevê possíveis resultados ilícitos decorrentes da sua conduta, mas acredita que, com suas habilidades, será capaz de evitá-los.

    R: Age com culpa consciente!

    [...]

    ____________

    Gabarito: Errado.

  • Culpa Consciente

  • Culpa consciente.
  • gab e! trata-se da culpa consciente.

    Resultado é até previsto, porém o autor crê fielmente em sua habilidade de ''não causá-lo''

    No dolo eventual, (uma modalidade de dolo indireto), o agente não quer necessariamente o resultado, mas mostra-se INDIFERENTE qual ao tal.

    Tipos de dolo:

    Direto: Primeiro grau: prevê resultado e dirige suas ações para atingi-lo.

    Direto: segundo grau: Consequência necessária: Prevê o resultado e outros a mais. Aceitando-o. Ex: bomba no avião para matar uma pessoa. (matará outras também, e ta tranquilo.)

    Dolo indireto: Eventual: é possível prever resultado, mas o agente crê em sua habilidade de evitá-lo.

    Dolo indireto: Alternativo: O agente realiza uma conduta, e aceita resultados alternativos. Ex: o agente está com raiva, sai atirando e aceita matar ou lesionar.

    • dolo eventual = quando o agente prevê o resultado, mas assume o risco
    • culpa consciente = quando o agente prevê o resultado, mas acredita sinceramente que pode evitá-lo.

    ..

    bizu

    (D)olo eventual = (D)ane-se

    (C)ulpa consciente = (C)aramba

  • É IMPRESSIONANTE O NÚMERO DE QUESTÕES QUE MISTURAM DOLO EVENTUAL COM CULPA CONSCIENTE.

    DOLO EVENTUAL: CONSCIÊNCIA QUE A CONDUTA PODE GERAR UM RESULTADO CRIMINOSO + A ASSUNÇÃO DO RISCO, MESMO DIANTE DA PROBABILIDADE DE ALGO DAR ERRADO. O AGENTE NÃO TEM VONTADE DE PRODUZIR O RESULTADO, MAS ANALISANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS, SABE QUE O RESULTADO PODE OCORRER E NÃO SE IMPORTA.

    CULPA CONSCIENTE: O AGENTE PREVÊ O RESULTADO COMO POSSÍVEL, MAS ACREDITA QUE NÃO IRÁ OCORRER. "CONFIA EM SUAS HABILIDADES"

  • GAB: E

    Dolo Eventual (Tô nem aí): Prevê e assume o risco;

    Culpa Consciente (Fhdeu): Prevê e acredita que pode evitar.

  • culpa consciente

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    CULPA CONSCIENTE:

    EX: CONDUTOR COM SINAL FECHADO ATRAVESSA ACHANDO QUE DARÁ TEMPO DE PASSAR ANTES DO PEDRESTE, POIS ACREDITA SINCERAMENTE QUE É MUITO HABILIDOSO COM O CARRO.

    NÃO ASSUME O RISCO DO RESULTADO (LASCOU VÉI)

  • CULPA CONSCIENTE

  • CULPA CONCIENTE; o agente diz FUDEU, pois, ele achava que tinha habilidades suficiente para evitar o resultado

  • Dolo eventual: dane-se !

    Culpa consciente: confio nas minhas habilidades !

  • A questão trata da culpa consciente o agente prevê o resultado e acha que pode evitá-lo.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!