Giambiagi e Além em Finanças Públicas:
“Vimos que, se do resultado nominal subtraímos o componente de atualização monetária da dívida, chegamos ao resultado operacional. Falta agora explicar o conceito "primário", que desconta a despesa com juros reais do valor das necessidades operacionais de financiamento. Se essa subtração der um resultado negativo, a explicação é que os juros reais são maiores que as necessidades de financiamento no conceito operacional, ou seja, se não fosse o pagamento de juros, haveria um superávit operacional. Isso significa que o resultado primário é superavitário, ou seja, que a receita é maior do que as despesas não financeiras. Tipicamente, em parte dos anos 1980 e durante toda a primeira metade dos anos 1990, o setor público gerou superávits primários, inferiores, porém, à despesa de juros, dando origem a déficits operacionais em quase todos os anos.”
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale / Manual de Estatísticas Fiscais - Banco Central (pág. 33)
- O resultado primário, por sua vez, corresponde ao resultado nominal (NFSP) menos os juros nominais incidentes sobre a dívida líquida interna e externa.
======
PRA AJUDAR:
Q403152 ➜O esforço fiscal do setor público é representado pelo resultado primário do governo, dado que esse método exclui do resultado nominal a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida. (CERTO)
- Fonte: Manual de Estatísticas Fiscais - Banco Central (pág. 33)
- R: O resultado primário, por sua vez, corresponde ao resultado nominal (NFSP) menos os juros nominais incidentes sobre a dívida líquida interna e externa.
======
(COFECON/Economista) O deficit é uma variável de estoque, enquanto a dívida é uma variável de fluxo. (ERRADO)
- R: O déficit é uma variável fluxo, enquanto a dívida é uma variável estoque.
======
(COFECON/Economista) O deficit operacional é a soma do deficit primário com os juros nominais do estoque da dívida pública. (ERRADO)
- R: O deficit NOMINAL é a soma do deficit primário com os juros nominais do estoque da dívida pública.
======
(COFECON/Economista) Deficit nominal é igual ao deficit operacional menos a correção monetária e cambial do estoque da dívida pública. (ERRADO)
- R: Deficit nominal é igual ao deficit operacional MAIS a correção monetária e cambial do estoque da dívida pública.
======
(COFECON/Economista) O deficit primário é a diferença entre a despesa do governo, incluindo o pagamento de juros real sobre a dívida, menos a receita total. (ERRADO)
- R: O deficit NOMINAL é a diferença entre a despesa do governo, incluindo o pagamento de juros NOMINAIS sobre a dívida, menos a receita total.
======
(SEPLAG-DF/Auditor de Finanças e Controle) O cálculo da Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) tem como objetivo medir a pressão que os gastos públicos geram sobre os recursos financeiros da economia. A NFSP é definida como a diferença entre as receitas e despesas totais do governo. Pelo critério “abaixo da linha”, o resultado operacional pode ser definido como o resultado nominal, excluída a parcela referente à atualização monetária da dívida líquida. (CERTO)