SóProvas


ID
1164181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em relação à qualidade sanitária dos produtos aquícolas, julgue os itens a seguir.


A análise de perigos e pontos críticos de controle consiste em uma série de etapas inter relacionadas que depende do processo industrial adotado. Essa análise é aplicada nos diversos segmentos do setor alimentício e, no caso dos pescados, é aplicada na fase de comercialização.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esta na parte ( NO CASO DOS PESCADOS,É APLICADA NA FASE DE COMERCIALIZAÇÃO) a qualidade do porduto não pode ser verificada na fase de comecialização.

  • Gabarito ERRADO

    "A Anvisa participa, conveniada ao Senai, do Projeto APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.
    Uma das ações do projeto é a criação do Sistema APPCC, que tem como pré-requisitos as Boas Práticas de Fabricação e a Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 sobre Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO). Esses pré-requisitos identificam os perigos potenciais à segurança do alimento desde a obtenção das matérias-primas até o consumo, estabelecendo em determinadas etapas (Pontos Críticos de Controle), medidas de controle e monitorização que garantam, ao final do processo, a obtenção de um alimento seguro e com qualidade. "

    Fonte:http://www.anvisa.gov.br/alimentos/appcc.htm

  • Minha dúvida é que a questão não restringiu APENAS á fase de comercialização. Se TODAS as etapas até o consumo ,são analisadas, também deve ocorrer a análise na parte da comercialização; Alguém mais pensou assim?

  • isso são programas  para industrias alimenticias,no edital nao faz referencia muito menos na lei

  • O erro, acredito eu, está no fato da fiscalização ser até o consumo para os pescados também.

  • Com o propósito de garantir o direito dos consumidores, o pescado congelado deverá ser comercializado sempre como pré-medido, isto é na bandeja, com a indicação de seu peso líquido. Esta iniciativa contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, haja vista que o consumidor tem o direito de obter informações sobre o produto a ser adquirido.

  • O erro está na parte que fala que: "no caso dos pescados, é aplicada na fase de comercialização".

    O APPCC tem como pré-requisitos as Boas Práticas de Fabricação e a Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 sobre Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO). Esses pré-requisitos identificam os perigos potenciais à segurança do alimento desde a obtenção das matérias-primas até o consumo!

  • Só lembrar que é aplicado em TODAS AS FASES. Bons Estudos!