SóProvas


ID
116419
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A disponibilidade do servidor público

Alternativas
Comentários
  • Constituição FederalArt. 41, §3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.Lei 8.112Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.§ 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.§ 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.
  • Esclarecendo a dúvida abaixo, no trecho "ou for invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável", há uma referência à Reintegração; contudo, se o cargo do "reintegrando" tiver sido extinto, ficará este em DISPONIBILIDADE. Além disso, se o eventual ocupante do cargo que teve o servidor reintegrado não puder ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado ou aproveitado, também será posto em DISPONIBILIDADE.
  • invalidada a demissão de servidor estável será ele reintegrado no cargo de origem, caso esse cargo for extinto poderá ser aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. Letra B.

  • Acerca da disponibilidade

    * É direito exclusivo do servidor estável, incidente nas hipóteses de extinção ou declaração de desnecessidade do cargo.

    * Aplica-se tb ao servidor estável RECONDUZIDO, quando seu cargo anterior estiver ocupado


  • Concordo com o Iran! Questão anulável...

    a A está errada pelo "somente"

    a B está errada porque a 3ª hipótese está equivocada:
    - quando a demissão é invalidada a pessoa injustiçada recebe TUDO de volta: cargo, remuneração que deixou de receber quando ficou afastado...
    - SE o cargo já estava ocupado por outra pessoa, ENTÃO essa sim que é colocada em disponibilidade, com remuneração proporcional, se o cargo dele também estiver ocupado...
  • A questão NÃO É PASSÍVEL de anulação pois:
    Questão, item B:
    "Ocorre nos casos em que for extinto o cargo, (correto, quando trata do próprio servidor),  declarada sua desnecessidade, (correto, quando trata do próprio servidor), ou for invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável - (correto quando trata-se do servidor que deverá ser reconduzido. Observe que a assertiva trata de uma hipótese que não menciona QUAL SERVIDOR FICARÁ EM DISPONIBILIDADE, o reconduzido ou o reintegrado). TENDO ISSO EM VISTA, APLICA-SE O DISPOSTO NA LEI 8112/90

    § 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.
    BONS ESTUDOS

  • GABARITO B

     

    BONS ESTUDOS

  • Apesar de ter acertado, não considero o gabarito "B", válido:

     

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor EM DISPONIBILIDADE far-se-á mediante APROVEITAMENTO obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

     

    Em princípio, o prazo para retorno à atividade de servidor em disponibilidade, mediante aproveitamento, seria de 15 dias, por analogia com o disposto no art. 15, § 1º, da Lei 8.112/90: “É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.

     

    O tempo de serviço será contado para efeito de disponibilidade, e o tempo contribuição para efeito de aposentadoria.

     

    Lei 8.112/90. Art. 40.§ 9º - O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.

     

    Aproveitamento é o retorno do servidor que se encontra em disponibilidade para o serviço ativo e só pode ser produzido em relação a servidor estável.

     

    disponibilidade é direito conferido ao servidor estável de não estar vinculado a cargo algumrecebendo um provento (por ser servidor em disponibilidade qualificado como inativo), proporcional ao tempo de serviço.

     

    Como a estabilidade está relacionada ao serviço público, o servido estável que perdeu o cargo em virtude de sua extinçãodeclaração de desnecessidade ou reintegração do anterior titularentrará em disponibilidade.

     

    STF, verbete nº 11“A vitaliciedade não impede a extinção do cargo, ficando o funcionário em disponibilidade, com todos os vencimentos.”

     

    Declaração de Desnecessidade [Celso Antônio Bandeira de Mello (p.296)]: Por ser um instituto obscuro e rebarbativo, se o cargo não é mais necessário, deve ser extinto (que só pode ser feito por meio de lei) pura e simplesmente. (Trecho Adaptado). O Decreto 3.151/2009 regulamenta a Declaração de Desnecessidade, conforme se observa de seu art. 2º: “Respeitados o interesse público e a conveniência da administração, os cargos públicos podem ser declarados desnecessários, nos casos de extinção ou de reorganização de órgãos ou de entidades”.

     

    Obs.1: Se o cargo é declarado desnecessário, não pode existir vaga aberta para o mesmo cargo.

     

    Obs.2: Se o cargo é extinto, não pode existir outro idêntico vago.

     

    Obs.3: Em qualquer caso (vagar aberta ou existência de idêntico cargo), se houver servidor, que o ocupava, posto em disponibilidade, nele deve ser aproveitado.

  • Somente e concurso público não combinam

    Abraços

  • a) Errado . Nesse caso a remuneração será proporcional ao tempo e serviço 

    B) Corretamente 

    C) Errado . O reaproveitamento é vinculado para a administração e para o disponível assim que surgir vaga na admnistração

    D) Errado

    E) Errado . Também nos casos de extinção do orgão/cargo onde o servidor exercia suas atividades 

  • Lei 8.112/90:

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.  § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    § 3  Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31.