SóProvas


ID
1164502
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O controle de qualidade compreende uma sequência de ensaios que visam à liberação de um medicamento seguro e eficaz. Um desvio de qualidade pode significar perda de eficácia ou de segurança, expondo o paciente a riscos desnecessários. Na Farmacopeia Brasileira, encontram-se descritos testes físicos, químicos e físico-químicos, cuja aplicação visa garantir a qualidade dos insumos farmacêuticos. Sobre esses testes, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.3 DETERMINAÇÃO DE

    RESISTÊNCIA MECÂNICA EM

    COMPRIMIDOS

    Os testes de resistência mecânica, tais como dureza e

    friabilidade, são considerados oficiais dentro do contexto

    legal desta Farmacopeia, constituindo-se em elementos

    úteis na avaliação da qualidade integral dos comprimidos.

    Estes testes visam demonstrar a resistência dos comprimidos

    à ruptura provocada por quedas ou fricção.

    5.1.3.2 TESTE DE FRIABILIDADE

    O teste de friabilidade permite determinar a resistência

    dos comprimidos à abrasão, quando submetidos à ação

    mecânica de aparelhagem específica. O teste se aplica,

    unicamente, a comprimidos não revestidos.

  • Pessoal a resposta mais certa é realmente a letra C, mas a letra B acho que o termo correto a ser usado deveria ser" homogeneizadas" e não "agitadas", pois a agitação pode interferir na densidade com o aprisionamento de bolhas de ar tanto na solução quanto na emulsão.

  • A) O teste de determinação de volume é requerido para produtos líquidos em recipientes para doses múltiplas e produtos líquidos em recipientes para dose única. O teste se aplica tanto a preparações líquidas quanto a preparações líquidas obtidas a partir de pós para reconstituição. O teste não é requerido para produtos líquidos em recipientes para dose única quando, na monografia individual, constar requerimento para Uniformidade de doses unitárias (5.1.6

    C) Os testes de resistência mecânica, tais como dureza e friabilidade, são considerados oficiais dentro do contexto legal desta Farmacopeia, constituindo-se em elementos úteis na avaliação da qualidade integral dos comprimidos. Estes testes visam demonstrar a resistência dos comprimidos à ruptura provocada por quedas ou fricção (GABARITO - retirado na íntegra na FB 6ªEd)