-
Não entendi. em relação ao conceito de liderança não está ligado às características de um indivíduo que podem vir já com este líder ou apreendida? o gabarito dado como letra A) afirma "o poder da liderança vem de fontes pessoais"... enfim , alguém poderia esclarecer?
-
Eric, a redação da assertiva ficou confusa, mas, podemos interpretar que o poder do gerente é dado pela estrutura, ou seja, o cargo de gerente fornece o poder. No entanto, o poder de liderança são dados pelas pessoas. Um líder não será necessariamente definido pela organização e, nem tampouco, necessariamente possuir cargo de direção.
-
Questão de Interpretação puramente "Considerando-se as diferenciações ENTRE O GERENTE E O LÍDER " trouxe como gabarito letra " A " pois é a Unica que traz as diferenças entre eles certo! os outros conceitos não estão incorretos porém não diferenciou , estão incompletas!
a) O poder do gerente vem da estrutura organizacional; já o poder da liderança vem de fontes pessoais, as quais não são como as investidas na organização, como os interesses pessoais, as metas e os valores.
-
A questão não é de pura interpretação e achismos. Quem estuda administração há tempos sabe que a liderança é produto direto da deferência, isto é, do poder pessoal que uma pessoa exerce nas demais em uma organização. Trocando em miúdos, é como um cara que trabalha há séculos na empresa que você trabalha e todos criam uma espécie de respeito por aquela pessoa. Muitas vezes esse "cara", apesar de não constar no organograma da empresa em um nível hierárquico superior aos demais (como no caso do gerente que consta), conquista respeito dos seus pares simplesmente porque domina a técnica, conhece tudo dentro da empresa ou é um elo entre os seus pares e os caras do alto escalão. Outras vezes, esse funcionário compactua com os mesmos valores que os demais, possui interesses em comum com os outros empregados e suas metas e valores são semelhantes às dos seus colegas. É por isso que ele desperta deferência (atitude de respeito e consideração) nos colaboradores. Isso é liderença.
Logo, a resposta é letra 'a':
"O poder do gerente vem da estrutura organizacional; já o poder da liderança vem de fontes pessoais, as quais não são como as investidas na organização, como os interesses pessoais, as metas e os valores."
-
GERENTE:
Administra
Prioriza sistemas e estruturas
Visão de curto prazo
Como e quando?
Exerce controle
Aceita e mantém status quo
Bom soldado
Faz certo as coisas (é eficiente)
LÍDER
Inova
Prioriza pessoas
Perspectiva de futuro
O que e por quê?
Inspira confiança
Desafia o status quo
É sua própria pessoa
Faz as coisas certas (eficácia)
Fonte: Ribas e Salim
-
A) O poder do gerente vem da estrutura organizacional; já o poder da liderança vem de fontes pessoais, as quais não são como as investidas na organização, como os interesses pessoais, as metas e os valores.
B) O poder da liderança (do gerente) vem da organização e promove a solução de problemas e o autoritarismo como formas de promover mudanças nas organizações.
C) São características dos (líderes) gerentes a flexibilidade, a inovação, a criatividade e, principalmente, sua persistência.
D) São características dos líderes o poder da posição (gerente), a racionalidade e, principalmente, a visão e criação de mudanças nas organizações.
-
A questão exige conhecimento sobre as diferentes qualidades e características dos gestores e dos líderes.
Para Richard Daft (2020), as qualidades de cada um são as seguintes:
GESTOR - foco na organização:
- É racional;
- Mantém a estabilidade;
- Atribui tarefas;
- Organiza;
- Analisa;
- Tem poder de posição.
LÍDER - Foco nas pessoas:
- É visionário;
- Promove mudanças;
- Define um propósito;
- Protege;
- Inova;
- Tem poder pessoal.
Agora vamos à análise das alternativas:
A- CORRETA. O poder do gerente vem da posição que ele se encontra na organização e o poder do líder, das pessoas.
B- INCORRETA. O poder da gerente é que vem da organização.
C- INCORRETA. São características dos gerentes a racionalidade, a instabilidade, entre outras.
D- INCORRETA. São características dos gestores ( e não dos líderes) o poder da posição e a racionalidade.
Fonte: DAFT. Richard. L. Administração. 3 ed brasileira. São Paulo. Cengace Learning. 2018.
GABARITO: LETRA A