SóProvas


ID
1165621
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o CPC 01 (R1), item 6, o que é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil?

Alternativas
Comentários
  • Bem pessoal. Gabarito: Item B. 

    Questão literal, porém desatualizada, pois o item 6 do CPC 01 traz algumas definições, entre as quais a exigida na questão. Entretanto tal definição foi eliminada pela Revisão CPC 03.

    Vejamos as outras definições, todas do item 6:

    Ativos corporativos são ativos, exceto ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), que contribuem, mesmo que indiretamente, para os fluxos de caixa futuros tanto da unidade geradora de caixa sob revisão quanto de outras unidades geradoras de caixa. 

    - Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. 

    - Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso. 

    - Vida útil é: 

    (a) o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar um ativo; ou 

    (b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter do ativo. 

    • Entende-se por VALOR RESIDUAL como sendo o valor restante de um patrimônio após a sua depreciação completa, no final da sua vida útil, ou o tempo padrão para o seu uso. É diferente de um bem que não tem mais utilidade e precisa ser descartado, por exemplo.
    • O CPC-01 entende como VALOR RECUPERÁVEL o maior valor entre o preço líquido do ativo na vendo diante do seu valor em utilização.

    FONTE: google