SóProvas


ID
1165741
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Alguns autores apontam para algumas dimensões que configuram um quadro de consolidação e maturação da profissão de Assistente Social. A partir dessas análises, relacionam a atual problemática do Serviço Social com:

Alternativas
Comentários
  • "não ter consolidado ainda uma ‘nova legitimidade’ junto às classes subalternas;"???? Tiram isso de onde?

  • Alguém sabe a fonte dessa questão?

     

  • Valha-me Deus...

  • respondi  letra (E) 

  • questão muito antiga , de 2006 , mais de 10 anos

  • "???? Tiram isso de onde?"

     

    Pois é

  • Segue o fluxo...

  • Gente a questão é de 2006, está completamente desatualizada

  • Mesmo sendo de 2006 a questão esta errada desde a construção do PEP o  Serviço Social já havia se posicionado quanto a sua relação com as classes subalternas. O Cód de etica e a lei que regulamenta a profissão datados de 1993 explana e fundamenta tal ligação. Logo, a questão já nasceu desatualizada, no meu entendimento. 

  • 'O Serviço Social vê-se confrontado e desafi ado a compreender e intervir nessa sociedade de transformações confi guradas nas novas expressões da questão social: a precarização do trabalho, a penalização dos trabalhadores, o desemprego, a violência em suas várias faces, a discriminação de gênero e etnia e tantas outras questões relativas à exclusão. Como observa Barroco (2003, p.180), se na entrada dos anos 90 é evidente o amadurecimento de um “vetor de ruptura”, isso não signifi ca que essa vertente tenha alcançado uma “nova legitimidade” junto às classes subalternas. Além disso, A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL 105 a ruptura com o conservadorismo profi ssional, consolidada em 80, não signifi ca que o conservadorismo (e com ele o reacionarismo) foi superado no interior da categoria.'

    Texto:O serviço social na contemporaneidade: demandas e respostas - Maria Cristina Piana 

  • GABARITO: LETRA A

    ? questão referente ao pensamento da Barroco:

    ? Como observa Barroco (2003, p.180), se na entrada dos anos 90 é evidente o amadurecimento de um ?vetor de ruptura?, isso não significa que essa vertente tenha alcançado uma ?nova legitimidade? junto às classes subalternas. Além disso, a ruptura com o conservadorismo profissional, consolidada em 80, não significa que o conservadorismo (e com ele o reacionarismo) foi superado no interior da categoria.

    ? Referência: http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Como observa Barroco (2003, p.180) se na entrada dos anos 90 é evidente o amadurecimento de um “vetor de ruptura”, isso não significa que essa vertente tenha alcançado uma “nova legitimidade” junto às classes subalternas. Além disso, A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL 105 a ruptura com o conservadorismo profissional, consolidada em 80, não significa que o conservadorismo (e com ele o reacionarismo) foi superado no interior da categoria.