•Os
momentos surgem em contraposição ao conceito de etapas, difundidas pelo
planejamento empresarial. Sobre a distinção entre etapas
X momentos, Matus
(1993), expõe que as etapas ocorrem a seu devido tempo; os momentos estarão
sempre presentes em qualquer ocasião. Entretanto,
em determinada ocasião ou circunstância, sempre existirá um momento que terá
maior relevância do que os outros.
Momentos:1.Explicativo:
seleção, descrição e explicação do problema (o que é);
2.Normativo:
desenho de um plano para enfrentar o problema (o que deve ser)
3.Estratégico:
análise da viabilidade política do plano e dos caminhos estratégicos (o que
pode ser)
4.Tático-operacional:
gestão e implementação do plano (fazer).
O PES é um método que pressupõe constante adaptação a cada situação concreta onde é aplicado. Entretanto os principais momentos tendem a utilizar instrumentos metodológicos parecidos. Em síntese são trabalhados nesta ordem:
Momento Explicativo (substitui o antigo “diagnóstico”): Análise do Ator que planeja (limites e potencialidades, ambiente interno e externo), identificação e seleção de problemas estratégicos, montar os Fluxos de explicação do problemas com as cadeias causais respectivas, seleção das causas fundamentais – chamadas de Nós Críticos como centros práticos de ação, construção da Árvore de Resultados a partir de uma Situação-Objetivo definida pelo grupo.
Momento Operacional: desenhar ações ou projetos concretos sobre cada Nó Crítico – as chamadas Operações do Plano, definir para cada Operação necessária os recursos necessários, os produtos esperados e os resultados previstos, construir cenários possíveis onde o plano será executado, analisar a trajetória do conjunto das operações em cada cenários e – a partir disto – tentar diminuir a vulnerabilidade do Plano.
Momento Estratégico: analisar os Atores Sociais envolvidos no Plano, seus interesses, motivações e poder em cada uma das Operações previstas e cenários imaginados, definir a melhor estratégia possível para cada trajetória traçada, estabelecer um programa direcional para o plano, construir viabilidade estratégica para atingir a Situação-Objetivo.
Momento Tático-Operacional (sistema de gestão): debate sobre as formas organizativas, a cultura organizacional e o modus operandi da organização de modo a garantir a execução do plano. Neste momento devem ser encaminhados os seguintes temas: funcionamento da agenda da direção, sistema de prestação de contas, participação dos envolvidos, gerenciamento do cotidiano, sala de situações e análise sistemática da conjuntura.
http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm