SóProvas


ID
1165927
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC), segundo seus criadores, Kaplan e Norton (2004), é um modelo de gestão estratégica que explicita, comunica, alinha e monitora a estratégia organizacional, traduzindo a missão e a estratégia de uma unidade de negócio em objetivo e medidas tangíveis e mensuráveis.

Assinale a alternativa que apresenta a base de construção do BSC.

Alternativas
Comentários
  • O Balanced Scorecard (BSC), segundo seus criadores, Kaplan e Norton (2004), é um modelo de gestão estratégica que explicita, comunica, alinha e monitora a estratégia organizacional, traduzindo a missão e a estratégia de uma unidade de negócio em objetivos e medidas tangíveis e mensuráveis. Para isso, o BSC baseia-se na construção de um conjunto de indicadores interligados numa relação de causalidade e alinhamento com a estratégia, promovendo uma visão sistêmica do desempenho organizacional.

    A tradução da estratégia, segundo as bases originais do modelo do BSC, é feita em quatro perspectivas, a saber:

    i) financeira;

    ii) clientes;

    iii) processos internos; e

    iv) aprendizagem e crescimento. Assim, sua construção segue um caminho bastante lógico e direcionado.

    Vale destacar que o modelo BSC foi concebido inicialmente para o setor privado. No entanto, ao se caracterizar como um sistema de gestão estratégica de aplicação abrangente, passou a ser adotado também pela administração pública e por entidades do terceiro setor. Outra vantagem do modelo é a sua flexibilidade, possibilitando adequação a diferentes contextos, conforme as necessidades e contingências específicas de cada organização. Abrange ainda outras perspectivas de atuação, tais como responsabilidade ambiental e social.

    Uma terceira vantagem relevante do BSC é o alinhamento organizacional, pois permite que as medidas de desempenho sejam equilibradas; abranjam todos os níveis da organização (da alta administração até o nível hierárquico mais baixo); e orientem os recursos (financeiros, materiais, humanos) à estratégia organizacional.

    http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_III_congresso_consad/painel_12/governanca_para_resultados_conceitos_e_tendencias.pdf

  • Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.

     

    Mapa estratégico

    Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).

    Objetivo estratégico

    O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.

    Indicador

    Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:

    Ser claro, transmitir informação clara e confiável sobre o evento a analisar;

    Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática;

    Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;

    Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;

    Ter a sua unidade de medida corretamente identificada: números absolutos (n.º), percentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores ...;

    Ter um responsável designado capaz de atuar sobre os indicadores.

    Deixar as  estratégias claras a toda a empresa.[5]

    Alinhar as metas interdepartamentais e pessoais à estratégia.[6] como fonte de vantagem competitiva para as organizações: uma revisão bibliográfica. In: Ensino de Engenharia de Produção: Desafios, Tendências e Perspectiva, 12., 2006, São Paulo. Anais....São Paulo: SIMPEP, 2006.

    Ligar os  objetivos estratégicos com as metas alcançadas de longo prazo e os orçamentos anuais.[7]

    Meta

    Se referem ao nível de desempenho ou a taxa de melhorias que tem que ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.

    Planos de ação

    Relatam as ações práticas necessárias para que se alcancem os objetivos estratégicos organizacionais

     

    O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.

    É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:

    Financeira;

    Clientes;

    Processos internos;

    Aprendizado e crescimento.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

  • Qual o erro da A? Por favor, manda mensagem quem souber!

  • Na letra A, faltou mencionar aprendizagem e crescimento.

  • Não entendi por que do gabarito ser letra B.

    Marquei letra A.

  • GABARITO LETRA B

    A BSC permite a visualização da relações de causa e efeito entre as 4 perspectivas estratégicas (financeira, processos internos, cliente e aprendizagem/crescimento).