-
O BSC corresponde a um sistema de avaliação de desempenho organizacional que contempla indicadores financeiros e não financeiros, que fornecem uma visão equilibrada das diversas áreas da organização, com vistas a avaliar a sua efetividade. O BSC associa os indicadores a um sistema gerencial, que vincula “o desempenho operacional de curto prazo aos objetivos estratégicos de longo prazo”
O BSC PRIORIZA O EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL A PARTIR DE QUATRO PERSPECTIVAS: (ou seja essas quatro perspectivas não são limitadoras ao BSC como se refere a questão)
#PERSPECTIVA FINANCEIRA: Nesta perspectiva as medidas financeiras são valiosas e demonstram as consequências econômicas das ações consumadas.Os indicadores e medidas financeiras utilizados para avaliar o comportamento da organização podem ser: lucratividade, retorno sobre o investimento, fluxo de caixa etc.#PERSPECTIVA DO CLIENTE: Aqui é analisado como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível. Esses indicadores e medidas podem ser: satisfação do cliente,retenção de clientes, participação no mercado etc.
#PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: Refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. É onde a estratégia é mais fortemente aplicada. São os processos internos que criam valor para os clientes que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados. Os indicadores e medidas podem ser: qualidade, produtividade, inovação, logística, comunicação interna etc.
#PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: Aqui se analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro. Essa perspectiva abarca os principais ativos intangíveis: pessoas, sistemas/informação e clima/motivação. Os indicadores e medidas podem ser: treinamentos, competências, motivação, desenvolvimento de novos métodos etc
GABARITO: ERRADO
FONTE: AUGUSTINHO PALUDO
:D
-
O NÃO, deixou a questão errada !
-
Questão esta em gerenciameto de projetos ?
-
GABARITO: ERRADO
O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e baseia-se em quatro perspectivas básicas, a saber:
a. Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.
b. Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.
c. Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam qualidade intrínseca a produtos e processos, empreendedorismo, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística e otimização dos fluxos, assim como qualidade de informações, de comunicação interna e interfaces.
d. Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins de investimentos em seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que possui como limitação não permitir a associação de indicadores de processos aos indicadores financeiros, de clientes, de mercado e inovação e de crescimento. Resposta: Errado.