SóProvas


ID
1167580
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições: “todo cinema é uma casa de cultura”, “existem teatros que não são cinemas” e “algum teatro é casa de cultura”. Logo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E está correta.

    Mas marquei e penso ser a D a mais correta.

     "todo cinema  é uma casa de cultura", "existem teatros que não cinemas" e "algum teatro é casa de cultura', ao meu ver o examinador "queria" a ERRADA, pois deu 4 possíveis certas e apenas 1 errada, que é a existe casa de cultura que não é cinema. 

    Porém, entre as outras 4 que podem curtas também.

    Pois, se todo "cinema é uma casa de cultura". Ele (cinema) é um circulo menor contido no circulo maior Cultura. Logo, se o teatro não é uma casa de cultura, não tem como ele ser cinema, tendo em vista que todo cinema é uma casa de cultura.



    ♥abraços.
  • pensei igual e marquei d

  • alternativa "E"

    o problema é que a questão tinha de pedir para marcar a INCORRETA, mas até nisso a baca exigiu raciocínio lógico.


  • Eu não entendi a resolução dessa questão, alguém pode me ajudar?

  • Neste tipo de questão nós devemos marcar a que com certeza absoluta está correta. As letras A, B e C também estão corretas, mas dependendo da interpretação podem estar erradas. Já a letra E sempre vai estar correta independente da interpretação. O ideal é desenhar círculos para vislumbrar a questão (eu achei três jeitos possíveis). Minha dúvida é quanto à letra D, porque nos três desenhos que eu fiz ela deu correta em todos. Alguém pode explicar essa alternativa melhor?

  • também achei a letra D como correta. alguém pode explicar por quê está errada?

  • Mauricio, a questão pede pra marcar a correta e a resposta é letra E

  • Carolina teles, é exatamente isso,deve-se procurar a que voce certamente pode afirmar (o que não ocorre nas letras a,b,c,d). Na letra D há possibilidade mas não pode afirmar. Pois, imagine a seguinte ilustração: o círculo da casa de cultura coincidente com o do cinema. ( já que todo cinema é casa de cultura, há POSSIBILIDADE de toda casa de cultura ser cinema) e faça o circulo do teatro com interseção na casa de cultura - já que algum teatro é casa de cultura. Veja que nessa ilustração não haveria casa de cultura que não seja cinema. 

    Assim não posso afirmar a letra D, tendo-se apenas a letra E como correta.

  • Amigos, concordo com vcs. A banca vacilou (mais uma vez) na questão.

    Segundo as regras da lógica, ao relacionar Todo e Algum, certos cuidados devem ser tomados:

    1) Entre TODO e ALGUM, prevalece ALGUM --> Condição de Existência: Iniciar com a expressão comum;

    2) Após a relação e o corte da expressão comum, é possível rearranjar em qualquer ordem.

    De cara, já eliminaria como CORRETA, a Letra E.

    Enfim...É se apegar em Deus e pedir paciência e força.

  • Raul Paixão, eu pensei nessa possibilidade, mas não tinha certeza se poderia ser assim. Então é isso mesmo! Essa possibilidade torna a D errada, porque não podemos afirmar com certeza. Obrigada!

  • entre o todo e o algum prevalece o algum que pode ser trocado pelo existe então a questão ficaria assim existem teatro que são casa de cultura.não entendi porque o gabarito e a letra E.

  • Gab. (E)

    Percebam que o próprio texto da (E) '' todo teatro que não é casa de cultura não é cinema'' confirma que a (B) também esta correta porque convergi que ''existe teatro que não é casa de cultura''. Portanto, essa questão deveria ter sido anulada por apresentar duas alternativas corretas.

  • Fazendo o diagrama lógico fica bem claro que a alternativa D também seria correta.

  • letra d: Imagine o seguinte: o conjunto de casa de cultura seja igual ao conjunto de cinema. Com isso, a afirmativa se torna errada. O mesmo acontece com as alternativas a, b e c. A única alternativa que não admite outra possibilidade é a letra e.

  • No enunciado temos que “todo cinema é uma casa de cultura” e “existem teatros que não sãos cinemas”, logo podemos já tirar dessas duas informações que existem teatros que não são casas de cultura, já que alguns teatros não são cinemas.

     Na 3° informação “algum teatro é casa de cultura”podemos tirar a conclusão que algum teatro também é cinema, já que todos os cinemas são casas de cultura, assim concluímos com base nessas pistas que:

    Todo teatro que não é casa de cultura também não é cinema.

    Letra E.


  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/NDx6EpuE3uE
    Professor Ivan Chagas

  • essa questao nao procede visto q temos que obicervar as regras do silogismo .

    *pregrissa de corrigir o portugues kkk

     

  • Faça um círculo  como se fosse a casa de cultura, dentro desse círculo coloque outro círculo como se fosse todo o cinema, assim seria correto dizer que todo cinema é uma casa de cultura. Já que existem teatros que não são cinemas, também existem teatros, que são cinemas, porque a proposição diz que não é todo que não é cinema, então faça outro circulo pegando um pedaço do círculo de cinema e sucessivamente irá pegar uma parte do círculo da casa de cultura, Então no final você irá verficar que todo teatro que não é casa de cultura também não é cinema. 

  • Caraí . A explicação do prof ivan chagas me deixou mais com dúvida ainda.

  • Se todo cinema é casa de cultura,

    Qualquer coisa que não seja casa de cultura não poderá ser cinema!...

    Logo:

    Todo teatro que não é casa de cultura, não será cinema! (pq todo cinema é casa de cultura!).

    MiMiMi

    Mas...

    Dá pra treatro não ser casa de cultura? Sim, então matou!...

  • Se todo cinema é casa de cultura,

    Qualquer coisa que não seja casa de cultura não poderá ser cinema!...

    Logo:

    Todo teatro que não é casa de cultura, não será cinema! (pq todo cinema é casa de cultura!).

    MiMiMi

    Mas...

    Dá pra treatro não ser casa de cultura? Sim, então matou!...

  • Tinha que a cada alternativa fazer um diagrama diferente, escolhendo a frase que mais se adequasse. Se fizesse só diagramas juntando as três frases, não daria,

  • oloko