SóProvas


ID
1168234
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Lancaster (1996), é correto afirmar que uma falha de indexação pode ocorrer na análise conceitual quando o indexador

Alternativas
Comentários
  • Segundo F. W. Lancaster, a indexação de assuntos é normalmente feita visando a atender às necessidades de determinada clientela, ou seja, é preciso que se tome uma decisão não somente quanto ao que é tratado no documento, mas por que ele se reveste de provável interesse para determinado grupo de usuários.[1]

    correta: A

  • QUESTÃO LETRA A 

    A) não reconhece um tópico que se reveste de interesse potencial para o grupo de usuário atendido. 

    B) não infringe a política relativa à exaustividade da indexação. 

    C) deixa de utilizar o termo mais específico disponível para recuperar o assunto. -  (PARA REPRESENTAR UM ASSUNTO)

    D) emprega um termo que seja inadequado para o conteúdo temático. ( FALA DA TRADUÇÃO)

    E) combina, de forma incorreta, a hierarquia cabeçalho principal/subcabeçalho 

    Cabeçalho é o elemento da linguagem documental que representa um assunto; pode ser constituído por um só termo de indexação, se se tratar de um assunto simples (expresso por um só conceito), ou por dois ou mais termos de indexação pré-coordenados, se se tratar de um assunto complexo (expresso por mais do que um conceito). Tem como função, no registo bibliográfico, como elemento de descrição e acesso ao conteúdo do documento catalogado; no catálogo, como elemento de ordenação e acesso por assunto a um conjunto de registos bibliográficos.

    fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102315/000934522.pdf?sequence=1

    http://gredos.usal.es/jspui/bitstream/10366/124075/1/DBD_BarradasMartins_Catarina_tesis_PO.pdf

     

     

  • Letra A

    A Indexação é um processo subjetivo que visa à recuperação da informação. A partir dela é possível a elaboração de índices. Para Rubi e Fujita (2003): o indexador tem a função primordial de compreender a leitura ao realizar uma análise conceitual que represente, adequadamente, o conteúdo de um documento para que ocorra correspondência com o assunto pesquisado pelo usuário.

  • F. W. Lancaster explica que a indexação é a representação do conteúdo do documento para um público específico. Sendo assim, o profissional da descrição deve decidir não somente sobre como representar essa informação, como também sobre por que essa representação é importante par esse usuário específico.

    Em outras palavras, para o autor, a indexação falha ao não representar um tópico que é interessante para o usuário, ou seja, peca pela falta.

    Gabarito do professor: Letra "A"