Gabarito B, porém não vi muita lógica no enunciado. Acho que o examinador aqui quis brincar de Chacrinha e não cobrar o mérito ou o conhecimento do assunto. O conceito proposto e sintetizado pelo autor Rodrigo Rennó vai de encontro com uma parte dos enunciados que contém "atuação social".
Conceito
De acordo com Kaplan e Norton, para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.
Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.
Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.
GABARITO: B
Complementando...
- Indicadores ou perspectivas do BSC:
Financeira (ou acionista);
Clientes;
Processos internos;
Aprendizado e Crescimento (ou inovação).
- Princípios do BSC:
Traduzir a estratégia em guias operacionais.
Alinhar a organização à estratégia.
Transformar a estratégia em tarefa de todos.
Converter a estratégia em processo contínuo.
Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
- Para implementação do BSC:
Tradução da visão;
Comunicação e ligação;
Planejamento do negócio;
Feedback e aprendizado.
Fonte: minhas anotações de diversos fontes.
Bons estudos!