-
Putin tem governado a Rússia
desde a renúncia de Boris Iéltsin, em 1999. Seu primeiro governo foi marcado
por profundas reformas políticas e econômicas, pelo estadismo, por novas
tensões com os Estados Unidos e Europa Ocidental, pela rigidez com os rebeldes
chechenos e pelo resgate do nacionalismo russo, atitudes que lembram em parte o
regime soviético e o czarismo. Entre os eventos mais notáveis de seu governo,
estão o decreto que permite a indicação dos governadores dos distritos russos
pelo próprio presidente, a restauração do controle russo sobre a república
separatista da Chechênia, os assassinatos não esclarecidos de seus opositores
políticos Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko, o fim do colapso econômico
russo, a estatização de setores estratégicos que até então estavam nas mãos dos
oligarcas russos e as consequentes prisões de muitos deles e vários desacordos
diplomáticos com a OTAN, sendo os mais memoráveis deles a discussão quanto ao
estabelecimento de mísseis no Leste Europeu, que levou Putin a criticar
publicamente a política internacional norte-americana, e o apoio russo aos
separatistas na Ucrânia, após este país ter se alinhado à Aliança Atlântica.
Fonte: Wikipedia
-
Apoio russo ao separatista da ucrania? Pelo amor...errado
-
ERRADO
O erro está na afirmação da forte defesa por Putin em aproximar a Rússia dos vizinhos europeus, pois não faz parte de seu eixo de política exterior. A primeira parte está correta.
Apesar das limitações concretas à projeção de poder russo em seu primeiro mandato (1999/2003), Putin inicia sua ofensiva a partir da reconstrução das bases do poder e orgulho nacionais (bandeira hino), amparado por um discurso de autnomia e pragmatismo no campo externo.
A volta de Putin ao Kremlin em 2012 foi cercada de inumeras contovérsias, devido aos protestos internos que acompanahram a eleição, centralizados na capital Moscou, e que reiniciaram o clico de criticas ocidentais ao páis. Entretanto, a Rússia sustenta sua agenda interna e externa nos moldes definidos por Putin desde 1999, com enfâse na cooperação sul-sul (incluindo o nível bilateral, no qual pode-se mencionar o intercambio com o Brasil, incluindo a parceria energética no pré-sal), na relação bilateral com os EUA e na independência em fóruns multilaterais, e na recuperação de sua economia, política e sociedade.
-
Gabarito: ERRADO
"A primeira parte da afirmativa está correta: a recuperação econômica e a projeção política obtidas por Vladmir Putin em seus primeiros anos de governo faz parte de um projeto de recuperação da autoestima russa e de resgate do prestígio perdido com o fima da União Soviética. De acordo com Leon Aron (The Putin Doctrine, Foreing Affairs, março de 2013), a base deste projeto é um consenso estabelecido na Rússia pós-soviética, segundo o qual o país deveria (1) manter-se uma potência nuclear, (2) permanecer atuando como uma grande potência em nível internacional, e (3) conservar a hegemonia política, militar e econômica sobre a região. A chegada de Putin ao poder em 2000, inaugurou uma nova interpretação dessa triáde, marcando a atuação russa mais assertiva com relação ao seu entorno geopolítico e um subsequente afastamento dos países ocidentais. Em algum sentido, pode-se dizer qe, a despeito dos vínculos comerciais estabelecidos com a Europa, calcados principalmente na exportação de gás e petróleo e na importação de produtos manufaturados, a aproximação política não foi tão marcante. Com os Estados Unidos, em particular, a relação tornou-se crescentemente tensa ao longo dos anos 2000, com forte oposição de Putin, por exemplo, à retirada norte-americana do Tratado de Mísseis Anti-Balísticos (2002), à invasão do Iraque (2003) e ao anúncio, por parte dos EUA, de planos de construir um sistema de defesa antimísseis na Polônia e na República Checa (2007)."
Livro: Como passar Concursos da Diplomacia e Chancelaria - 1.600 Questões