SóProvas


ID
1168939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O Brasil tem um extenso litoral, que lhe assegura posição política e estratégica privilegiada. O mar sempre foi elemento importante na história do país e tudo indica que, no futuro, ainda será mais relevante. A propósito desse tema, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.


Os primeiros indícios de petróleo na camada de pré-sal foram encontrados na Bacia de Santos e a atual expectativa do governo brasileiro é explorar grandes quantidades de petróleo encobertos por camadas de sal abaixo do leito do mar brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A descoberta do pré-sal se deu, de fato, na Bacia de Santos. A expectativa do governo é que a capacidade máxima de produção diária é de 3,2 milhões de barris por dia (58% disso a ser alcançado até 2018). 

     

    Quanto à geologia do local:

     

    O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas encontrada sob uma profunda camada de rocha salina, que forma uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.

    As reservas do pré-sal encontradas no litoral do Brasil são as mais profundas em que já foi (sic) encontrado petróleo em todo o mundo. Representam também o maior campo petrolífero já encontrado em uma profunda região abaixo das camadas de rochas salinas ou evaporíticas.

    O termo “pré” de pré-sal refere-se à temporalidade geológica e não à profundidade. Considerando-se a perfuração do poço, a partir da superfície, o petróleo do pré-sal é considerado subsal, pois está abaixo da camada de sal.

     

    Fonte: https://diariodopresal.wordpress.com/o-que-e-o-pre-sal/

  • CERTO

    No final de 2007, a PETROBRAS anunciou a descoberta de um campo gigante de petróleo e gás no litoral sudeste do Brasil, chamado de campo TUPI (hoje se chama campo LULA). Este campo está localizado na Bacia sedimentar de Santos.

    - A bacia de Santos se estende de Cabo Frio/RJ até Florianópolis/SC. É a maior bacia sedimentar offshore do país. 

    - O hidrocarboneto está acumulado num estrato geológico chamado pré-sal (é + antigo do que a camada de sal que o recobre).

  • Interessante notar que a produção diária do pré-sal em 2018 é quase a que foi prevista em 2015 e comentada por カードキャプタ さくら: Produção do pré-sal bate recorde com 1,763 milhão de barris de óleo por dia (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-04/producao-do-pre-sal-bate-recorde-com-1763-milhao-de-barris-de-oleo-por-dia).