SóProvas


ID
1169341
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No Brasil, revela-se frequente a alternância das políticas de prestação de serviços públicos que ora se revelam centralizadas em pessoas jurídicas de direito público e, em outros momentos, são realizadas por pessoas jurídicas de direito privado, escolhidas mediante complexo processo licitatório.

Trata-se de mecanismo de colaboração denominado:

Alternativas
Comentários
  • Sendo a Delegação mais abrangente do que concessão e a questão não ter mencionado nenhuma característica da concessão, eu marquei a letra A. Alguém concorda?

  • Achei a casca de banana: "escolhidas mediante complexo processo licitatório" heheeheh

  • Prestação de serviço público, através de licitação, somente por concessão. Até rima kkk 

  • Pessoal, na permissão, outra espécie de delegação, tbm há obrigatoriedade de licitação. 

    Acredito que a casca de banana seja no fato que a concessão depende obrigatoriamente de licitação na modalidade concorrência, que se trata de um complexo processo licitatório, como diz a questão. Já a delegação, envolve tanto a concessão quanto a permissão e esta última, depende sim de licitação, mas em qualquer modalidade. Ou seja, pode haver modalidade mais simples de licitação e não obrigatoriamente a modalidade mais complexa, qual seja, concorrência.


  • Péssima essa prova de administrativo da EPE 2014.

  • Pessoal, muitos ficaram em dúvida entre a A e a E, afinal, a concessão também é uma forma de delegação, só que por colaboração. A alternativa A não poderia ser porque existe a alternativa E que cita concessão. Se não tivesse a E a resposta correta seria a A. Em relação à licitação, tal procedimento é obrigatório tanto na concessão, quanto na permissão. A diferença é que a concessão exige que seja feita tão somente a concorrência e a permissão não exige modalidade específica. Outra coisa que faz a A "menos certa", vejamos generaliza os tipos de descentralização, levando o candidato pensar que toda delegação é feita medidante colaboração e processo licitatório. Mas, a delegação pode ser feita por serviços (criação de autarquias e fundações públicas) e por descentralização geográfica (criação de territórios),  isto é, não somente por colaboração. Então, acredito que a banca colocou a alternativa correta na E para se livrar dos recursos. :)

  • Delegação: Transfere somente a execução do serviço, o Poder Público mantém a titularidade. Pode ser feita a qualquer um (Administração Direta, Indireta, particulares). Pode ser feita por : 

    a) Lei (Legal): quando for para Pessoas Jurídicas de Direito Privado da Administração Indireta (Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista).

    b) Contrato (contratual): quando a delegação for para particulares (concessionárias, permissionárias, organizações sociais e todos que prestem atividade administrativa)

  • CONCESSÃO

     

    - Delegação da prestação de serviço público permanecendo a titularidade com o poder público.

     

    - Prestação do serviço por conta e risco da concessionária

     

    - Sempre precedida de licitação, na modalidade concorrência

     

    - Natureza contratual

     

    - Prazo determinado

     

    - Celebração com pessoa jurídica ou consórcio

  • Para delegar não precisa licitar, basta que o serviço seja delegável mediante lei ou contrato (para alguns autores, também por autorização). Por outro lado, para contratar por meio da delegação, seja na forma de concessão ou permissão, necessária é a licitação. 

  • Questãozinha boa demais! Para pegar os candidatos desatentos. Vamos lá:

    Delegação/Colaboração = Atividade transferida para entidades Privadas. Dentro desse gênero de descentralização, temos a concessão, a permissão (ambos contratos bilaterais) e a autorização (ato administrativo unilateral).

    A questão pediu a modalidade que exige processo administrativo complexo. Poderíamos marcar a alternativa (Delegação), porém ela tem sentido amplo, ou seja, pode ser tanto por contrato administrativo bilateral quanto por ato administrativo unilateral. Assim, dizer que é a delegação exige processo licitatório complexo é o mesmo que dizer que até mesmo para a autorização exige-se licitação, o que não é verdade.

    Logo, a opção mais correta seria "Concessão", uma vez que ela é uma espécie de Delegação e por si só exige uma modalidade de licitação complexa, a saber, a concorrência.

    Questão boa!