SóProvas


ID
1169584
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trânsito brasileiro, há muito tempo, tem sido responsável por verdadeira carnificina. São cerca de 40 mil mortes a cada ano; quase metade delas, segundo especialistas, está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Não é preciso mais do que esses dados para justificar a necessidade de combater a embriaguez ao volante. Promulgada em 2008, a chamada lei seca buscava alcançar precisamente esse objetivo. Sua aplicação, porém, vinha sendo limitada pelos tribunais brasileiros.

O problema estava na própria legislação, segundo a qual era preciso comprovar “concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas” a fim de punir o motorista bêbado.

Tal índice, contudo, só pode ser aferido com testes como bafômetro ou exame de sangue. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o condutor que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenado.

Desde dezembro de 2012, isso mudou. Com nova redação, a lei seca passou a aceitar diversos outros meios de prova - como testes clínicos, vídeos e depoimentos. Além disso, a multa para motoristas embriagados passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

Para responder às questões de números 72 a 74, considere o trecho:

Tal índice, contudo, só pode ser aferido com testes como bafômetro ou exame de sangue. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o condutor que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenado.

Na oração – … dificilmente seria condenado. –, a forma verbal “seria” expressa uma ação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    "(...)

    valemo-nos dos pressupostos que demarcam o pretérito perfeito e imperfeito, no sentido de compreendermos e fazermos valer essa verdade. Atentemo-nos a alguns detalhes:

    * O pretérito perfeito representa um processo verbal que exprime um fato passado não habitual; ao contrário do imperfeito, que exprime o fato habitual, rotineiro. Vejamos, pois, os exemplos em questão:

    Todas as vezes em que a via, parabenizava-a. ═ pretérito imperfeito

    Todas as vezes em que a vi, parabenizei-a. ═ pretérito perfeito 

    * O pretérito perfeito, diferentemente do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito exprime a ação durativa, não limitada no tempo. Para que possamos estabelecer as diferenças, comparemos ambos os exemplos, os quais seguem expressos:

    Em casa estudava a lição que seus professores a ensinavam e fazia exercícios constantemente, a fim de treinar os conhecimentos adquiridos. ═ pretérito imperfeito 

    Em casa estudou a lição que seus professores a ensinaram e fez exercícios constantemente, a fim de treinar os conhecimentos adquiridos. ═ pretérito perfeito"

    Fonte: http://www.portugues.com.br/gramatica/preterito-perfeito-imperfeito-marcas-distintivas.html

  • "...dificilmente seria condenado", ou seja, apesar da dificuldade, existe, mesmo que pequena, a possibilidade de condenação. Portanto, há incerteza.

  • Futuro do pretérito

    Eu seria / Tu serias/ Ele/Ela seria/ Nós seríamos/ Vós seríeis/ Eles/Elas seriam
  • FUTURO DO PRETÉRITO: Anuncia um fato subsequente em relação a um fato passado. Entre eles há relação de dependência, exprimindo ideia de condição, hipótese, possibilidade.

    GABARITO -> [C]

  • PREFIRO USAR O EXEMPLO PARA RESPONDER:

    CASO EU TIVESSE UM CARRO SERIA FELIZ.

    POSSO SER FELIZ OU NÃO SER FELIZ COM O CARRO, LOGO É INCERTO A CONCLUSÃO.

    GABARITO= C

  • Assertiva C

    dificilmente seria condenado. –, a forma verbal “seria” expressa uma ação

    incerta

  • É imprevisível que chova.

    É incerto que chova.

    Qual é a diferença?