SóProvas


ID
1169602
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Compras de Natal

A cidade deseja ser diferente, escapar às suas fatalidades. ______de brilhos e cores; sinos que não tocam, balões que não sobem, anjos e santos que não______estrelas que jamais estiveram no céu.

As lojas querem ser diferentes, fugir à realidade do ano inteiro: enfeitam-se com fitas e flores, neve de algodão de vidro, fios de ouro e prata, cetins, luzes, todas as coisas que possam representar beleza e excelência.

Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos, deitado numas palhas, há cerca de dois mil anos, num abrigo de animais, em Belém.

Na frase – Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos… –, o diminutivo no substantivo destacado expressa

Alternativas
Comentários
  • A cidade deseja ser diferente, escapar às suas fatalidades. ______de brilhos e cores; sinos que não tocam, balões que não sobem, anjos e santos que não______estrelas que jamais estiveram no céu.

    As lojas querem ser diferentes, fugir à realidade do ano inteiro: enfeitam-se com fitas e flores, neve de algodão de vidro, fios de ouro e prata, cetins, luzes, todas as coisas que possam representar beleza e excelência.

    Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos, deitado numas palhas, há cerca de dois mil anos, num abrigo de animais, em Belém.

    Discordo do gabaritro, pois se formos atentos ao primeiro parágrafo que segue em negrito o texto tem uma clara mensagem de que o natal não representa nada para o autor e estar "um meninozinho envolto em pobres panos" não pode ser nunca considerado afetividade ainda mais se levarmos em consideração o tom da questão. Caso algume tenha outro ponto de vista e se acaso haja alguma mudança no gabarito favor nos informar. 
  • SINCERAMENTE  PARECE DESDEM.

  • Esse tipo de questão da VUNESP é muito perigosa. Não é a primeira nem será a última que admite mais de uma interpretação. Não consigo identificar no texto nenhum elemento concreto que exclua a alternativa "C". 

    Quanto à alternativa "E", me parece não estar correta, pois o objetivo do texto é demonstrar a inversão de valores decorrente da luxuosidade dos enfeites feitos pelas lojas em comparação com o local onde nasceu o menino Jesus. Logo, não se trata de "desdém" em relação ao "meninozinho". Se há algo no texto que é objeto de desdém é a conduta dos lojistas.

    Mas, apesar de eliminar (ao menos ao meu ver) essa opção - a alternativa "E" -, não consigo encontrar um elemento do texto que torne a alternativas "C" e "D" erradas, o que me leva a admitir que haveria duas respostas possíveis.

  • Essa foi atacada por 165465123133 recursos, sem DÚVIDAS! KKKKKKKKKKKKK

  • Se isso é afetividade, eu já não sei mais o que é desdém ou ironia. Vai ver que é por isso que tapa na cara é considerado carinho para algumas pessoas. Vai entender.

  • Afetividade? Não sei de cuja VUNESP tirou isso! O termo negritado está mais para desdém (desprezo) que propriamente seu gabarito.

  • Questão muito subjetiva. Também vi desdém. O texto em seu conjunto não possui NADA que possa nos trazer a ideia de que o autor estava emocionado positivamente com o que escrevia.

  • Eu acho que é afetividade msm, pois está falando de Jesus Cristo... eu acertei... Letra D

  • Sabemos que, implicitamente, o meninozinho é Jesus, logo, a festa e pompa do Natal é pelo nascimento de Jesus. Texto totalmente Irônico, pois ele fala sobre o festejo do nascimento do "meninozinho" Jesus. Quando ele trata Jesus como qualquer outro meninozinho temos a ironia. Também há o desdém quanto a pobreza, o que reforça ainda mais a ironia, quando comparada às festas de Natal.



    E a afetividade, alguém sabe justificar? porque eu não entendi.


  • Eu concordo com a Amanda, pois o fim do texto foi dado em tom de ironia e a resposta vem como afetividade? Não entendi essa também.


  • Caros estudantes, após essa contradição entre respostas, digo a todos: tenham cuidado em flexibilizar suas interpretações de acordo com a interpretação tida pelo elaborador das questões. As intepretações deles podem ser diferente da maioria e diante disso, é muito importante  entender as condições que embasam tais meios de interpretar, e desenvolver, assim, interpretações parecidas com as os examinadores, sendo que   para tal, é necessário se colocar no lugar dos mesmos( e de modo lógico sempre).

    Um abraço, e muitos sucesso e paz a todos.

  • Se for para analisar o contexto, a resposta seria ironia, pois a preparação do período natalino citado no texto é um contraste com as condições do lugar onde o menino Jesus nasceu. No entanto, se apenas analisarmos o comando da questão, no que tange apenas a frase em que esta inserido o substantivo meninozinho, realmente trata-se de AFETIVIDADE.

  • Me parece que o correto seria "desdém", o autor faz chacota da futilidade que é o Natal e que a razão de tal futilidade é o nascimento de Cristo há 2.000 atrás.

  • Assim como a maioria eu também errei a questão, isso porque analisei o contexto geral e optei por ironia, mas se voltarmos à questão o examinador dispoe que:"Na fraseTudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos… o diminutivo no substantivo destacado expressa:....."

    pode-se inferir que ele não pediu o contexto geral do texto exibido mas apenas a frase destacada no seu sentido isolado.

    Força, fé e paciencia com esssa bancas Jesus!

  • o diminutivo no substantivo destacado expressa


    Afetividade 

    Amigo  - Amiguinho = Afetividade 
    Jorge - Jorginho = igual a idéia de intimidade,  você pode chamar seu íntimo de nomes carinhosos


        ANA - Aninha = Você conhece a Ana?  

                                 Sim a Aninha conheço sim! Somos super amigos.  
    O Examinador colocou um texto enorme e perguntou apenas do SUBSTANTIVO DESTACADO NO DIMINUTIVO. 
  • Pode-se inferir tbm como Ironia. Achei a questão mt mal elaborada.

  • Um texto que inala capitalismo, e uma criança que nasceu em condições precárias. Vai entender essa afetividade. É ironia mesmo!

  • Ao ler, também pensei em ironia. Não vi uma vírgula que me levasse a pensar em afeto. E esse povo que "acertou"? Por que não vêm aqui e explicam o porquê é afetividade? Desses comentários mais curtidos, todos estão reclamando do gabarito. De um "tédio" de um ano para um "tédio" que se repete há 2 mil anos. Que meninozinho importante hein? Ironia. Faria recurso.

  • A única possibilidade da elucidação desta questão é interpretar o termo isolado(como a própria questão pede), e não o contexto, o que daria na minha opinião, o sentido de escárnio e não ironia. 

  • A afetividade passou longe... 

    "Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos…"

    Tudo isso para celebrar o aniversário desta Mulherzinha?

    - Olha essa mulherzinha mal vestida!

    Como analisar o termo sem analisar o contexto?? 

     

  • Definitivamente desdém ou ironia

  • "Na frase" isolada do contexto anterior - parece que a banca deixou esse entendimento implícito -, de fato, parece ter um sentido de afetividade. 

  • Essa teria que ler o texto para responder!

  • O contexto permite concluir que trata-se de sentimento afeto

  • Afetividade estranha essa

  • A interpretação do texto (completo) não nos permite chegar a esta conclusão. O termo isolado, permite aos que acreditam no natal chegar a esta conclusão. Enfim, siga "lá pelota".

  • Esse gabarito me faz ter uma "AFETIVIDADE" enorme pela VUNESP!

  • Errei marcando IRONIA, mas ao ler novamente o texto e o autor utilizar "Meninozinho" com "M"  maiúsculo percebi o carinho, afeto e respeito do autor.

  • Afetividade onde? Faz isso não Vunesp, que Jesusinho castiga!

  • tem que ler e interpretar o texto todo! ai se percebe a afetividade!!!

  • Em 04/07/2018, às 16:05:43, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 07/01/2016, às 17:41:27, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 06/12/2015, às 15:14:24, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 16/10/2014, às 22:45:04, você respondeu a opção E.Errada


    Errei e continuarei errrando até o dia de minha morte!

  • Significado de Afetividade

    substantivo feminino

    Psicologia Conjunto dos fenômenos afetivos (tendências, emoções, sentimentos, paixões etc.).

    Força constituída por esses fenômenos, no íntimo de um caráter individual.


    Significado de Tendência

    substantivo feminino

    Disposição natural que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa; inclinação: tendência dos corpos para a terra; tendência à mentira.

    Evolução de alguma coisa num sentido determinado; orientação: os estilistas se pautam nas tendências mundiais.

    Propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa; vocação: ela tinha tendência para música.

    Direcionamento comum de um grupo determinado; movimento: governo com tendências ditatoriais.


    Obs: Afetividade nesse sentido foi usada para expressar tendência e a evolução do conceito de natal.

  • meninozinho = desprezo, desdem, inferiorização, etc.

  • Na boa, para mim, é a alternativa "E"

  • mais uma que concorda com DESDÉM.

  • Gabarito D

    Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos… (a questão é sobre a palavra destacada que expressa, uma afetividade)

  • Essa é igual aquela discussão pelo Whatsapp, depende muito do tom que a pessoa lê. Ainda acho que Desdem se encaixa.

  • Galera, analisem o contexto. O autor dissertou nos parágrafos anteriores ideias fúteis e sem lembrar do principal motivo de comemorar o natal... O nascimento de um "meninozinho", no caso Jesus. Vocês acham que existe algum desdém nisso?

  • Assertiva d

    Meninozinho = afetividade

  • concordo com o colega; dependendo do tom de voz desdém também se encaixaria.

  • afetividade foi a primeira que excluí, gaba sem noção

  • ironia clara ou desdém
  • Li e reli o texto várias vezes. Há muito anos leio, e quando leio consigo sentir as emoções do autor. Nesse trecho, ou eu não sou mais capaz de interpretar um texto, ou a banca cometeu um erro terrível. Sinceramente não consigo entender o motivo de ser interpretado como afetividade.

  • AHHH ta de sacanagem!

  • GAB. D

    afetividade

  • Não é questão de se encaixar no contexto de natal, mas sim no que está escrito no texto. A forma como ele foi construído, fica muito clara a utilização do diminutivo de maneira pejorativa, buscando transmitir um sentimento de desdém, desprezo. Não entendo pq a banca não alterou o gabarito, tampouco pq os professores permanecem com o mesmo comentário.

  • Questão totalmente incorreta, e incoerente. Só se encontra Afetividade mesmo, na cabeça louca de quem fez essa questão. Claramente é possível ver ironia em relação ao Natal, e desdém ao nascimento e condições do "meninozinho".

  • Tive de ler de novo com um "tom" mais feliz! aff

  • pra mim dizer que é "afetividade" é forçar uma inferência que não existe.