-
REFORMA GERENCIAL
Em meio a essa onda ideológica neoliberal, surgiu na Grã-Bretanha, na segunda metade dos anos 1980, a Re-forma Gerencial do Estado - a segunda grande reforma do aparelho do Estado moderno, também chamada de Reforma da Gestão Pública. Inspirava-se nas estratégias de gestão das empresas privadas, e sua teoria foi chamada de Nova Gestão Pública; ou seja, uma série de ideias desenvolvidas a partir do final dos anos 1980 que buscavam tornar os administradores públicos mais autônomos e responsáveis, e as agências executoras dos serviços sociais mais descentralizadas.
-
Para que tem acesso limitado, Gabarito: letra A
-
Separação de processos de estudos e de implementação.
-
Referencia??
-
LETRA A
Q756836 - No Brasil, a Nova Administração Pública baseava-se no modelo de administração pública gerencial, que incorpora práticas da administração de empresas privadas à administração pública.
Q760162 - Modelo de Administração Pública que parte do princípio de que é preciso combater o nepotismo e a corrupção, mas que para isso não são necessários procedimentos rígidos, e sim outros meios, como indicadores de desempenho e controle de resultados: Administração Pública Gerencial.
Q642909 - Fundamenta-se nos princípios de eficiência da Administração, redução de custos e aumento da qualidade com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos e não com o aparato do Estado. São características do seguinte paradigma de gestão pública: Gerencialista.
Q486701 - Dentre os traços característicos da atuação dos gestores de uma organização, assinale aquele que descreve os estilos preconizados pelo modelo gerencialista na administração pública: buscar atingir eficiência na oferta de bens e serviços, atender à demanda do cidadão, com foco na gestão orientada para resultados e na profissionalização dos servidores, através do desenvolvimento da gestão por competências.
-
O União delega ou descentraliza a execução dos serviços não exclusivos para os outros entes e para o terceiro setor e deixa para o setor privado a produção de bens e serviços. Ficando somente com as atividades exclusivas (poder extroverso) e com o núcleo estratégico, o qual é o responsavel por formular as políticas públicas.
-
Vamos analisar as alternativas sobre o modelo gerencial ou a nova gestão pública:
Alternativa A. Certo. A separação entre a formulação e a execução das políticas públicas faz parte da estratégia da NGP.
Alternativa B. Errado. A NGP busca o desenvolvimento de várias técnicas para aprimorar a responsabilização por resultados
Alternativa C. Errado. A reestruturação das dívidas não é uma das principais característica da NGP.
Alternativa D. Errado. A estratégia da NGP exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade;
Gabarito: A
-
O Caderno Mare nº01 menciona as principais características da Administração Pública Gerencial (também chamada de nova Administração Pública):
(...)
- separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas.
Augustinho Paludo, Administração Pública, pg 99-100, 7a ed.
-
Nessa época, consolidou-se a descentralização administrativa e também da formulação das políticas. Vários setores da sociedade foram reconhecidos como agentes formuladores de políticas, influenciadores, ou seja, surgiram novos atores para implementar, além dos próprios políticos eleitos.
Se eu viajei, me corrijam!! kk