SóProvas


ID
1170007
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente B. S., 75 anos, sexo masculino, aposentado, tabagista há 60 anos, está internado em uma unidade hospitalar para tratamento de DPOC, refere os seguintes sintomas: fadiga, hipoxemia, dificuldade respiratória, tosse constante e produtiva, prefere a posição sentada para alívio do desconforto e apresenta respiração sibilante. De acordo com as características apresentadas pelo Sr. B. S., o enfermeiro do plantão pode definir alguns Diagnósticos de Enfermagem, exceto

Alternativas
Comentários
  • DPOC é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e geralmente progressiva. Essa limitação é causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e destruição de parênquima (enfisema).

    O diagnóstico da DPOC é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração.

    Logo sendo uma doença que afeta o padrão respiratório como o apresentado pelo caso clínico da questão, no qual o paciente apresenta fadiga, hipoxemia, dificuldade respiratória, tosse constante e produtiva, preferência pela posição sentado para alívio do desconforto e respiração sibilante, os possíveis Diagnósticos de Enfermagem são: Padrão Respiratório Ineficaz (pela dificuldade respiratória e sibilos); Desobstrução Ineficaz das Vias Aéreas (tosse constante e produtiva) e Trocas de Gases Prejudicada (hipoxemia).

    A mucosa oral prejudicada não se enquadra nos diagnósticos de enfermagem pois não tem relação com a DPOC e em nenhum momento foi relatado algum problema essa região.

    Resposta D


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  • mucosa oral prejudicada.

  • mucosa oral prejudicada