SóProvas


ID
1170619
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           TEXTO 3

         Os governos se sucedem, no Brasil, e a violência criminal cresce dramaticamente, mas o problema não chega a ser enfrentado com políticas públicas apropriadas e recursos correspondentes à magnitude da tragédia social envolvida. É curiosa esta reiterada omissão, este silêncio, este imobilismo. A violência criminal parece sofrer de uma estranha invisibilidade conceitual, cuja conseqüência parece ser a difculdade em assumir e implantar políticas públicas específcas, ainda que os efeitos da violência ocupem as primeiras páginas dos jornais, diariamente.

(SOARES, Luiz Eduardo. Sísifo e as políticas de segurança no Brasil. Porto Alegre: Gráfca Santa Rita, 2005, p. 151)


O fragmento está permeado de expressões que evidenciam uma avaliação, um ponto de vista do autor, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

     Os governos se sucedem, no Brasil, e a violência criminal cresce dramaticamente, mas o problema não chega a ser enfrentado com políticas públicas apropriadas e recursos correspondentes à magnitude da tragédia social envolvida. É curiosa esta reiterada omissão, este silêncio, este imobilismo. A violência criminal parece sofrer de uma estranha invisibilidade conceitual, cuja conseqüência parece ser a difculdade em assumir e implantar políticas públicas específicas, ainda que os efeitos da violência ocupem as primeiras páginas dos jornais, diariamente.

    faltou recursos correspondentes.

    Bons Estudos!!!

  • Gab: E

    Na alternativa "A) o problema." o autor não tem opinião pessoal o problema já existe.

    Na alternativa "E) recursos correspondentes." considerei que ainda faz parte da opinião do autor, olhem tem o "e" antes.

    Está muito confusa. Melhor um professor comentar aqui por favor.