SóProvas


ID
117106
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

São considerados incapazes, relativamente a certos atos da vida civil, ou à maneira de os exercer os

Alternativas
Comentários
  • Questão foi formulada na vigência do CC/16. Com base no CC/2002, considerando que pródigo foi considerado relativamente incapaz, penso que a alternativa E ainda deveria ser a correta. As outras alternativas estão desatualizadas, principalmente quanto ao ausente que deixou de ser considerado absolutamente incapaz.CC de 2002"Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:I - os menores de dezesseis anos;II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;IV - os pródigos.Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial."
  • Letra "E"

    Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

    I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

    II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

    III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

    IV - os pródigos.

  • Vale lembrar que o ausente já gozou de proteção pelo legislador, todavia, o CC de 2002 não lhe garante a incapacidade de outrora. Apesar de já haver considerável tempo da ocorrência da mudança, ainda é recorrente esse tipo de questão nas provas.

    Bom estudo a todos!

  • Só pra lembar a definição é

    Pródigo

    É aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente. De acordo com o artigo 1.782, do Código Civil, "a interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração".

    Fundamentação:

    • Arts. 4º, IV, 1.767, V e 1.782 do CC
    • Art. 1.185 do CPC