-
PMBOK 4a. edição, página 160:
Qualidade e grau não são a mesma coisa. Qualidade é “o grau com que um
conjunto de características inerentes atende aos requisitos [4]”. Grau é uma categoria atribuída aos produtos ou serviços que têm a mesma utilidade funcional, mas
diferentes características técnicas [5]. Embora um nível de qualidade que não cumpra
os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo pode não ser. Por
exemplo, um produto de software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios,
manual de fácil leitura) e um grau baixo (número limitado de funcionalidades), ou ter
baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário mal organizada) e um
grau alto (várias funcionalidades). O gerente do projeto e a equipe de gerenciamento
do projeto são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar
os níveis necessários de qualidade e grau.
Então, para a questão, o avaliador chama funcionalidades de grau. E pelo texto acima, eles não são diretamente proporcionais, ou seja, um não afeta diretamente o nível do outro.
-
De acordo com o PMBOK 5ª edição (página 196)
Embora um nível de qualidade que não cumpra os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo de qualidade pode não ser.
-
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade do projeto usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora. O gerenciamento da qualidade do projeto trabalha para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados.
GUIA PMBOK 5ª EDIÇÃO
-
Embora um nível de qualidade que não cumpra os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo de qualidade pode não ser. Por exemplo:
• Pode não ser um problema se um produto de software com poucas funções (com um número limitado de características) for de alta qualidade (sem defeitos óbvios e manual legível). Neste exemplo, o produto seria apropriado para o objetivo geral de uso.
• Pode ser um problema se um software com muitas funções (com muitas características) for de baixa qualidade (com muitos defeitos e documentação de usuário mal organizada). Em essência, as suas múltiplas funções seriam ineficazes e/ou ineficientes devido à sua baixa qualidade.
Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição pag. 227
-
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui avaliar a qualidade e as funcionalidades do projeto, uma vez que um baixo nível de qualidade afeta diretamente o nível das funcionalidades. Resposta: Errado.
Comentário: não afeta diretamente a funcionalidade do projeto. Pode existir um projeto de baixa qualidade em funcionamento.