SóProvas



Questões de Gerenciamento de qualidade


ID
15910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos, julgue os itens subseqüentes.

Sob a ótica do planejamento da qualidade em projetos, as especificações funcionais devem traduzir as necessidades e expectativas do cliente em relação ao desempenho esperado para o produto.

Alternativas
Comentários
  • QUALIDADEPRINCÍPIO CENTRAL: Foco nos clientes e usuários, identificando suas satisfações e insatisfações, visando manter a fidelidade destes aos produtos e serviços fornecidos pela empresa.
  • Discordo do gabarito, pois segundo Sommerville, desempenho faz parte de requisitos não funcionais do software.

    "Requisitos não funcionais são aqueles não diretamente relacionados às funções específicas fornecidas pelo sistema. Eles podem estar relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e espaço de armazenamento".

    Sommervile, 8ª edição, p. 80.
  • Preafrou,
    acredito muito que essa questão não faz referência à engenharia de software. A prova é para pessoas formadas em Administração.
    Então o livro do Sommerville não seria o melhor embasamento teórico.
    Tem que se pensar é no PMBOK. 
    Na área de conhecimento "Gerenciamento da Qualidade", observamos o processo de "Planejar a Qualidade". Dentre as entradas do processo "Planejar a Qualidade" estão o escopo, os custos, os riscos e os registros dos stakeholders (o cliente é um deles). Uma das saídas deste processo é as métricas de qualidade, que incluem, como exemplo descrito pelo PMBOK, o desempenho do produto.
  • Certo


ID
27265
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Visando o controle de qualidade do projeto, o gerente solicita a elaboração de um histograma ordenado pela freqüência de ocorrência, que mostra quantos resultados foram gerados, por tipo ou categoria de causa identificada de defeito. A posição relativa das ocorrências é usada para guiar as ações corretivas, ou seja, devem ser tomadas ações para corrigir, primeiro, os problemas que estão causando a maior quantidade de defeitos. Esse histograma é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos
  • Um diagrama de Pareto é um tipo específico de histograma. Nos diagramas de Pareto, a classificação é usada para orientar as ações
    corretivas. A equipe do projeto deve tomar ações para resolver primeiramente os
    problemas que estão causando o maior número de defeitos.
  • No fim do século XIX, o economista sociopolítico Vilfredo Pareto observou
    que havia uma distribuição desigual de riqueza e poder na população total.
    Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mãos de 20%
    da população.

     
    Diagrama de Pareto O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas
    de perdas que devem ser sanadas.
    Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidade
    Juran.

    O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício,
    ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que
    ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de
    problemas vitais e a eliminação de perdas.


    Como fazer o diagrama de Pareto? Alguns passos importantes: 1. determine o tipo de perda que você quer investigar. 2. especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar. 3. organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar
    4. preencha a folha de verificação
    5. faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de

    freqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total. 6. calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e as freqüências relativas acumuladas

  • Resposta B

     

    • A questão pede inicialmente os problemas com maior quantidade de defeitos, depois menciona a causa identificada de defeito que pode gerar maior confusão.


    • A resposta é o Diagrama de Pareto com sua regra de 80/20 ou 20/80.


    • Não vai ser Diagrama de Espinha de Peixe porque é preciso achar a causa identificada do defeito, mas se deseja a maior quantidade de defeito considerando que 80% dos defeitos são realizados por 20% das causas.

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos

  • b-

    Diagrama de pareto é um metodo de relacionar causa e consequencia para identificar o que causa a maioria dos problemas (a regra dos 20% / 80%)


ID
103696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que concerne a reengenharia organizacional, julgue os itens que
se seguem.

A reengenharia organizacional, como técnica, importa-se com a qualidade e a medição dos processos.

Alternativas
Comentários
  • Correto !!A reengenharia preocupa-se em fazer mais com menos. Seus três componentes são: pessoas, TI e PROCESSOS, este último com maior foco.
  • Complementando: a Reengenharia organizacional, trata-se de reinventar a empresa, transformar o negócio, definir novos objetivos, traçar novas estratégias para conseguir uma vantagem competitiva sustentável. Procura-se uma maneira de ser diferente dos rivais.
  •  A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

  • Correta.

ID
103699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que concerne a reengenharia organizacional, julgue os itens que
se seguem.

Tanto a reengenharia quanto a melhoria contínua enfatizam a satisfação do cliente. Entretanto, a utilização intensiva do trabalho em equipe não é comum aos dois processos.

Alternativas
Comentários
  • Melhoria Contínua é o conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da organização objetivam aumentar a satisfação do cliente, tanto para os clientes internos quanto externos. Esta é uma das filosofias do Total Quality Management – TQM (Gerenciamento Total da Qualidade).É importante verificar em que medida a mentalidade imposta pelo processo deReengenharia não entra em contradição direta com os processos de melhoria contínua. Justamente aí estão algumas das causas da problemática das resistências humanas. A Reengenharia visa impor aos funcionários uma filosofia de trabalho estabelecida pelo topo da hierarquia e que questiona muitas vezes o saber do operário.
  • ERRADO!

    A Reengenharia (1980) a Melhoria Continua (1940) e inspeção (1900) são processos distintos e necessários a uma empresa, se bem que complementares. Apesar de distintos, ambos:

    - colocam ênfase na satisfação dos clientes
    - usam processos de medida de eficácia
    - têm foco nos processos de negócio
    - fazem uso intensivo de trabalho de equipe
    - mudam os valores e as crenças
    - forçam tomadas de decisão nos níveis mais baixos da empresa
    - necessitam do empenho absoluto dos níveis mais altos da empresa



  • Errada!



ID
103702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de
procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os
princípios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir
procedimento consentâneo com os referidos princípios ou errada,
em caso contrário.

Evitar que treinamentos sejam realizados no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.São os seguintes:1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;[...]
  • 7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção; 8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa; 9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço; 10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores; 11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes; 12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos 13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento 14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990
  •  

    Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa
  • QUESTÃO ERRADA.

    O sexto principio de Deming fala " INSTITUA TREINAMENTO NO LOCAL DE TRABALHO". Treinamento este, para novos e antigos empregados. Deixa-os cientes da cultura da empresa e necessidade dos clientes.

  • Gabarito - Errado.

    Trata-se de uma série de questões sobre os princípios de Deming. Um desses princípios previa o estabelecimento do treinamento no local do trabalho (on the job).


ID
103705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de
procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os
princípios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir
procedimento consentâneo com os referidos princípios ou errada,
em caso contrário.

Para que o ritmo de produção seja mantido, instituir medidas que visem incutir um certo temor reverencial das gerências.

Alternativas
Comentários
  • os princípios falam bastante em remover barreiras entre todos os setores da empresa, principalmente entre a alta gerência e os seus subordinados.
  • O sétimo e o 8º princípio enfatizam a liderança e a eliminação do medo, evidenciando que o exemplo e a integração da equipe é que movem o grupo a atingir seus objetivos.7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção; 8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;
  • Para que o ritmo de produção seja mantido, instituir medidas que visem incutir um certo temor reverencial das gerências.ERRADO!
  • Seguem os 14 princípios

    Os 14 princípios de Deming

    Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.

    São os seguintes:

    1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

    2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

    6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

    7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

    8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

  • Continuação dos princípios :


    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

    10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

    11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

    12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

    13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento

    14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo

    Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.


ID
103708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de
procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os
princípios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir
procedimento consentâneo com os referidos princípios ou errada,
em caso contrário.

Estabelecer propósitos que visem à melhoria dos serviços prestados e garantir que esses permaneçam eficientes ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Este aspecto fica bem claro no 1º princípio:1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
  • Os princípios de Deming focam a melhoria contínua, portanto, correta a questão.

ID
159064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir.

Um processo de gerenciamento da qualidade do projeto tipicamente visa garantir e controlar a qualidade. No controle da qualidade, são executadas atividades planejadas e sistemáticas visando garantir que o projeto empregará os processos necessários para atender aos requisitos. Por sua vez, a garantia da qualidade, diferentemente do controle de qualidade, monitora resultados do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e procura identificar meios para eliminar as causas de resultados que sejam insatisfatórios.

Alternativas
Comentários
  • Controlamos a qualidade do produto.
    Garantimos a qualidade do projeto.
  • PO9 Avaliar e Gerenciar os Riscos de TIGerenciado e Mensurável quandoA avaliação e a gestão de risco são procedimentos padronizados. As exceções do processo de gestão de risco são relatadas àDiretoria de TI. A gestão de risco de TI é uma responsabilidade da Alta Direção. O risco é avaliado e mitigado no nível de projetoe também regularmente no nível de operação de TI. O comitê executivo é avisado das mudanças no ambiente de negócios e de TIque podem afetar consideravelmente os cenários de riscos relacionados a TI. A Diretoria é capaz de monitorar a posição do riscoe tomar decisões fundamentadas no nível de exposição aceitável. Todos os riscos identificados têm um responsável definido, e ocomitê executivo e a Diretoria de TI estabeleceram os níveis de risco que a organização irá tolerar. A área de TI desenvolveu indi-cadores padrão para avaliar riscos e definir taxas de riscos/retornos. A área de TI aloca recursos para um projeto de gestão de riscooperacional a fim de reavaliar periodicamente os riscos. Um banco de dados de gestão de risco é estabelecido, e uma parte dosprocessos de gerenciamento de risco está começando a ser automatizada. A área de TI estuda estratégias de mitigação de riscos.
  • O enunciado da questão está trocado:
         Controle de Qualidade - Ocorre durante todo o projeto e envolve o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneira de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.
         Garantia da Qualidade - É a aplicação da atividade de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto irá empregar todos os processos necessários para atender aos requisitos.


ID
267856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica
que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades,
ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo
no sucesso de um projeto. No guia PMBOK4, identifica-se esse
subconjunto do conhecimento em gerenciamento, que pode ser
empregado na maioria dos projetos, como boa prática.

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK).
4.ª ed., Project Management Institute: 2008, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o guia
PMBOK4, julgue os itens que se seguem, relativos a gerenciamento
de projeto.

O gerenciamento da qualidade do projeto, que engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto, aplica-se a todos os projetos, independentemente da natureza do produto.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza de seu produto, as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido pelo projeto.
  • A questão tenta induzir o candidato ao erro, pensando que o correto séria o gerenciamento do projeto que englobar a gerenciamento da qualidade e não o contrário, o que de certo modo faz todo sentido, pois o gerenciamento do projeto é o todo (integração, escopo, tempo, custo, risco, qualidade, recursos humanos, comunicação e aquisição) e a qualidade está dentro do gerenciamento do projeto, porém essa questão foi copiada em sua literalidade do PMBOK 4ª edição, página 160

    "O gerenciamento da qualidade do projeto engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto, e se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza do

    produto. As medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo de produto resultante do projeto"
    O que de certa forma leva o candidato a marca errado.
    Abraços, vamo que vamo.




     

  • CERTO


    Qualquer esforço temporário que tiver com finalidade um produto/serviço, pode utilizar o Gerenciamento de Qualidade de Projetos (Giovana Carranza)

  • QUALQUER ESFORÇO TEMPORÁRIO QUE TENHA COMO RESULTADO FINAL UM PRODUTO OU SERVIÇO PODE UTILIZAR ESSAS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO! LEMBRANDO QUE SEMPRE TERÁ PARTES INTERESSADAS ENVOLVIDAS NISSO (STAKEHOLDERS), COMO EX.: ACIONISTAS, FORNECEDORES, FUNCIONÁRIOS, CONSUMIDORES, SOCIEDADE, GOVERNO, MEIO AMBIENTE, CONCORRENTES...

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
285919
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Qual dos fatores a seguir não está incluído na “Restrição Tripla”?

Alternativas
Comentários
  • d-

    TEMPO/CUSTO/ESCOPO é a base do sucesso de qualquer projeto. A entrega do escopo deve ser no prazo dentro do orçamento com qualidade atendendo às necessidades do cliente (VARGAS, 2009). É uma pirâmide cujos lados sao custo, tempo & escopo com qualidade no centro


ID
285925
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gerente de projetos está elaborando métodos para gerenciamento da qualidade e procurando um método que possa demonstrar o relacionamento entre eventos e seus efeitos resultantes. Ele quer usar um método para representar os eventos que causam efeitos negativos na qualidade. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor ferramenta a ser utilizada por ele para a realização do seu objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia me explicar a razão de não ser diagrama de pareto a resposta?

  • Olá Cássio Martin,

     

    1 - O gerente de projetos procura um método que possa demonstrar o relacionamento entre eventos e seus efeitos resultantes (causa e efeito), portanto o método indicado é o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de espinha de peixe.

     

    2 - Diagramas de Pareto são gráficos de barras verticais usados na identificação de algumas fontes críticas responsáveis pela maioria dos efeitos de um problema. Normalmente organizado em categorias para medir frequências ou consequências.

     

     


ID
320062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com a ótica da gestão de qualidade total, qualidade consiste

Alternativas
Comentários
  • Araújo (2001) definiu qualidade, resumidamente, com a busca pela perfeição com a finalidade de agradar clientes cada vez mais conscientes das facilidades de consumo e variedades de empresas a oferecer produtos.

  • Alternativa mal elaborada porque a frase foi PARCIALMENTE COPIADA para a resposta e deixou muito em aberto o seu significado, pois a palavra conscientes, entendo eu, que precise de COMPLEMENTO para ter o sentido que tem nessa frase. "Conscientes de quê"? A palavra "consciente" sem complemento, até onde eu sei, significa que você está "ligado" que "não está desacordado". Incompleta como está, ao invés de "conscientes", eu colocaria EXIGENTES.

  • chutei a D :(

  • A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.


ID
332257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância do escopo de métrica de avaliação para a melhoria dos processos, julgue o item  seguinte, com base nos indicadores de desempenho contemplados no 6 sigma. 

De acordo com esses indicadores, o impacto das melhorias é medido com base no grau de satisfação definido pelo cliente.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Podemos dizer que o foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes, através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/seis-six-sigma-o-que-e-como-funciona/

  • Programa 6M (Sigmas): refere-se à capacidade do negócio em proporcionar satisfação ao cliente por meio da redução de defeitos nos processos produtivos, em regra 3,4% para cada milhão de produtos, cujas medidas contempladas são repetitividade, replicabilidade, estabilidade e linearidade.


ID
492961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

São exemplos de ferramentas e técnicas de controle de qualidade na gestão de projetos: inspeção, cartas de controle, diagramas de Pareto, amostragem estatística e análise de tendências.

Alternativas
Comentários
  • São ferramentas e técnicas de Realizar o controle da qualidade:
    1. Diagrama de causa e efeito
    2. Gráfico de controle (carta de controle)
    3. Fluxogramas
    4. Histogramas
    5. Diagrama de Pareto
    6. Gráfico de execução
    7. Diagrama de dispensão
    8. Amostra estatistica
    9. Inspeção
    10. Revisão de solicitação de mudança de aprovação.
  • Fernanda, onde posso encontrar essa informação?
  • Diego Arruda
    Essas informações, e 99% do conteudo de gerencia de projetos voce encontra no livro PMBOK!
  • o PMBOK


    http://www.cin.ufpe.br/~hermano/pub/pmbok2000.pdf
     
  • análise de tendências ??
  • análise de tendências? [2]
  • O PMBOK 4ª Edição, em português, também  pode ser encontrado aqui: https://skydrive.live.com/P.mvc#!/view.aspx?cid=D6EDDABD9992C0DC&resid=D6EDDABD9992C0DC%21633&app=WordPdf
  • Guia PMBOK - 4a edição, português

    8.3.2 Realizar o controle da qualidade: ferramentas e técnicas

    Na pág. 178:

    Ferramenta 6: Gráfico de execução

    Semelhante a um gráfico de controle sem a exibição dos limites, o gráfico de execução
    mostra o histórico e o padrão de variação. O gráfico de execução é um gráfico de linhas
    que mostra os pontos de dados plotados na ordem em que ocorreram. Os gráficos de
    execução mostram as tendências de um processo ao longo do tempo, a variação ao
    longo do tempo, ou as deteriorações ou melhorias em um processo ao longo do tempo.
    análise das tendências é realizada usando os gráficos de execução e envolve técnicas
    matemáticas para prever os resultados futuros com base nos resultados históricos. A
    análise das tendências com frequência é usada para monitorar:
    - Desempenho técnico. Quantos erros ou defeitos foram identificados e quantos permanecem sem correção?
    - Desempenho dos custos e prazos. Quantas atividades por período foram concluídas com variações significativas?
     

ID
631306
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No gerenciamento da qualidade do projeto, a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Abaixo o conceito dado pelo Wikipédia:

    Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

    Fonte: Wikipédia
  • "O Benchmarking envolve comparar as práticas de projeto reais ou planejados com as de projectos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar idéias de melhoria e fornecer uma base para medir o desempenho."

    Área de conhecimento:
    Gerência de Qualidade
    Processo                     : Planejar Qualidade -Técnicas e Ferramentas


    Guia PMBok 4 ed
  • Conforme descrito no item 8.1.2.4 do PMBOK 5ª edição:

    "Benchmarking envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar idéias para melhorias e fornecer uma base para medir desempenho."

    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Resposta: E

ID
758014
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o PMI, são saídas do processo “Planejar a Qualidade” no gerenciamento da qualidade do projeto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Saídas do Processo

    Plano de Gerenciamento da Qualidade

    Integra o plano de gerenciamento do projeto descrito no Processo 4.2 no artigo sobre Grupo de Processos de Planejamento (Parte 1), e descreve de forma detalhada os requisitos de qualidade do projeto e/ou de seu resultado além de como será executado o controle de qualidade durante o ciclo de vida do projeto.

    Métricas da Qualidade

    Define um conjunto de métricas que serão utilizadas para verificar o cumprimento dos requisitos de qualidade do projeto e a forma como essas métricas serão aplicadas para atingir esse objetivo. Assim como quaisquer outras métricas as  de qualidade devem ser claras e específicas para que não deixem dúvida sobre a adequação do projeto aos seus requisitos de qualidade.

    Listas de Verificação da Qualidade

    São listas usadas para verificar se as etapas do projeto estão sendo executadas da forma como deveriam e se estão sendo cumpridos os requisitos de qualidade do projeto com o objetivo de facilitar essa verificação.

    Plano de Melhorias no Processo

    É também um dos componentes do Plano de Gerenciamento do Projeto e defini um plano para realização de melhorias nas atividades do projeto a medida que o mesmo é executado, uma atividade considerada complexa durante o ciclo de vida do projeto pode servir como base para que se encontrem melhores maneiras de executar outras atividades similares proporcionando assim melhorias nas atividades do projeto a medida que o mesmo é executado.

    Atualizações nos Documentos do Projeto

    Com o resultado final desse processo os seguintes, mas não limitados a esses, documentos ou processos podem necessitar de revisões ou atualizações:

    • Registros das Partes Interessadas
    • Matriz de Responsabilidade (Processo 9.1)
    Portanto a resposta correta é:
    A
  • Infelizmente, minha memória de peixe não me permite decorar todas as entradas, saídas e ferramentas dos processos do PMBOK hehehe. Mas segue a Figura detalhada do processo "Planejar a Qualidade.

    Gabarito, Letra "A".
  • De acordo com o esquema publicado pela colega acima, a alternativa C estaria correta....
  • Espera aí. Nos comentários acima eu não vi "Solicitações de mudanças para  a qualidade" e vi "Métricas para a qualidade". Seria a resposta C a correta, não? Estou ficando louco?
  • De acordo com o PMI, são saídas do processo “Planejar a Qualidade” no gerenciamento da qualidade do projeto, EXCETO:
    Galera, a questão pede algo que NÃO é uma saída do Processo Planejar. Logo é a letra "A".


  •   Entradas


    .1 Plano de gerenciamento do projeto

    .2  Registro das partes interessadas

    .3  Registro dos riscos

    .4  Documentação dos requisitos

    .5  Fatores ambientais da empresa

    .6  Ativos de processos organizacionais

     

     Ferramentas e técnicas


    .1 Análise custo-benefício
    .2 Custo da qualidade
    .3 Sete ferramentas de qualidade básicas
    .4 Benchmarking
    .5 Projeto de experimentos .6 Amostragem estatística
    .7 Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

    .8 Reuniões

     

     Saídas


    .1 Plano de gerenciamento da qualidade

    .2  Plano de melhorias no processo

    .3  Métricas da qualidade

    .4  Listas de verificação da qualidade

    .5  Atualizações nos documentos do projeto 

  • RESPOSTA - A

     

    Planejar o GERENCIAMENTO DA QUALIDADE:

     

    Saídas:

    1 - Plano de gerenciamento da qualidade****

    2 - Plano de melhorias no processo

    3 - Métricas da qualidade****

    4 - Listas de verificação da qualidade****

    5 - Atualização nos documentos do projeto

     

    FONTE - Guia PMBOK, 5° edição

     

    @papirobizurado

  • Resposta A

     

    • Quando se está no planejamento, ainda não existem mudanças porque o plano de qualidade tem de ser aplicado realizando em seguida o monitoramento e controle que vai ser o momento em que irão surgir as possíveis alterações relacionadas com a qualidade do projeto.

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos

  • Toda atualizações nos documentos do projeto  passa por solicitação de mudança.

    "Qualquer mudança no plano de gerenciamento do projeto passa pelo processo de controle de mudanças da organização através de uma solicitação de mudança"

    E o planejamento da qualidade pode atualizar ao menos dois planos do projeto:

    "Plano de gerenciamento dos riscos e Linha de base do escopo"

    Tá errado pq não há solicitações de mudança para o plano de qualidade pelo fato de ser exatamente o plano que se está fazendo.


ID
800782
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o modelo proposto pelo PMI (Project Management Institute) para o gerenciamento de projetos, qual das alternativas a seguir denomina o fluxograma utilizado para diagramar as relações existentes entre as causas e efeitos de problemas durante um projeto?

Alternativas
Comentários
  • Relações existentes entre as causas e efeitos de problemas - diagrama de Causa e efeitos ou Espinha de peixe ou Ishikawa

  • Diagramas de dispersão. Um diagrama de dispersão é um gráfico que mostra o relacionamento entre duas variáveis.

    Diagramas de causa e efeito. Os diagramas de causa e efeito também são conhecidos como diagramas de espinha de peixe, diagramas por que, ou diagramas de Ishikawa. Esse tipo de diagrama desdobra as causas da especificação do problema identificadas em ramos discretos, ajudando a identificar a causa-raiz ou principal do problema.

    Direto do PMBOK 6º

  • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, que possui o propósito de descobrir os fatores que resultam em uma situação indesejada na organização.


ID
814273
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na Gerência da qualidade do projeto, o planejamento da qualidade envolve identificar quais os padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. Uma entrada, uma ferramenta e uma saída do processo de planejamento da qualidade são nessa respectiva ordem:

Alternativas
Comentários
  • a-

    PMI define qualidade como eficiencia em entregar aquilo, e somente aquilo, que o cliente necessita. Para tanto, as entrdas (inputs) do gerenciamento de qualidade devem considerar stakeholders, riscos e requisitos. O plano de gerenciamento do projeto é obviamente necessario, enquanto que fatores ambientais e assets estao sempre presentes como input. As saidas do gerenciamento de qualidade têm que ter haver com soluções para melhoria da qualidade, o que inclui os planos de gerenciamento de qualidade e de melhoria de processo. O que diferencia os outputs de gerenciamento de qualidade é o destaque que ele dá a meios de medir qualidade, o que resulta em saidas como checklists e metricas de qualidade

  • Letra A

    Políticas de qualidade, Benchmarking, Checklists.


ID
890986
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre 5W2H.


I. O objetivo da ferramenta é dispor um cronograma da execução e/ou monitoramento de trabalhos ou projetos.


II. A ferramenta estabelece um cronograma de planejamento da implementação das medidas a serem executadas.

Alternativas
Comentários
  • 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores de determinada empresa.

    Ele funciona como um mapeamento de atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa.

    Por que 5W2H?

    Para organização das informações e demonstração de resultados ou elaboração de planos de ação, pode-se utilizar o método 5W2HA denominação 5W2H existe devido a sete palavras em inglês:

    -     What? O quê?
    -     Why? Por quê?
    -     Who? Quem?
    -     Where? Onde?
    -     When? Quando? (de acordo com um cronograma)
    -     How? Como?

    -     How much? Quanto custa? (de acordo com um orçamento)
  • Letra B

    5W2H é a ferramenta do curioso: O quê, porque, onde, quem, quando, como, quanto custa? – As mesmas perguntas que o curioso tanto faz, mas usadas de forma útil!

    Para quem ainda não sabe, essas perguntas dão o nome da ferramenta 5w2h porque na versão original, em inglês, são as iniciais das mesmas perguntas: What (o quê), Who (quem), When (quando), Why (porque), Where (onde) são os 5 W, How (como) e How much (quanto custa) são os 2 H.

    E para que serve 5W2H?
    Ela é uma técnica simples e eficaz de auxílio na solução de problemas, na tomada de ações corretivas e preventivas, na elaboração de planos de atividade. Quem aplica 5S também utiliza muito 5W2H. E tem um outro benefício: a comunicação referente ao tema tratado não sofre interferências no decorrer do processo, pois tudo fica estabelecido por escrito e sem brechas (cronograma de execução). Caso surjam dúvidas, elas podem ser discutidas e o plano revisado (monitorado), ajustando todo o processo em tempo hábil e com o conhecimento de todos os envolvidos.


    Como usar?
    Podemos colocar uma tabela de 5W2H em um formulário de Não Conformidades e Ações Corretivas, por exemplo. Assim, as ações tomadas são evidenciadas claramente. Outra sugestão é desenvolver um formulário próprio para 5W2H, que seria utilizado sempre que adequado.

    Por: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1963/5w2h_a_ferramenta_do_curioso


  • Não concordo com o item I, pois para que a ferramenta seja considerada um cronograma haveria a necessidade de haver tarefas com tempos bem determinados. O 5W2H está mais para um plano de ações.


ID
930727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

A linha de base de medição de desempenho normalmente integra os parâmetros de escopo, cronograma e custo de um projeto, mas pode também incluir parâmetros técnicos e de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • PMBOK segundo o Cespe....rs..


ID
932203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito do guia PMBOK, 4.a edição, que reúne um corpo de
conhecimentos aceitos internacionalmente para o gerenciamento de
projetos, julgue os itens a seguir.

O método de gerenciamento do valor agregado pode ser utilizado para o controle dos custos do projeto, pois integra as medidas de escopo, custos e cronograma para auxiliar a equipe de gerenciamento a avaliar e medir o desempenho e o progresso do projeto.

Alternativas
Comentários
  • 7.4.2 Controlar os custos: ferramentas e técnicas
     

    7.4.2.1 Gerenciamento do valor agregado
    Gerenciamento do valor agregado (GVA) é uma metodologia que combina escopo, cronograma, e medições de recursos para avaliar o desempenho e progresso do projeto. É um método comumente usado para medição do desempenho dos projetos. Ele integra a linha de base do escopo à linha de base dos custos e à linha de base do cronograma para formar a linha de base de medição do desempenho, que ajuda a equipe de gerenciamento do projeto a avaliar e medir o desempenho e progresso do projeto.

     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição - pág. 217
     


ID
979081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Tendo em vista que o gerenciamento de projetos deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser considerado lugar-comum no universo administrativo, julgue os itens subsecutivos, acerca de elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos


No gerenciamento da qualidade de um projeto, a análise marginal visa à determinação do ponto em que os benefícios recebidos com a melhoria da qualidade e o custo incremental para alcançar essa qualidade são iguais.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    ANALISE MARGINAL É O ESTUDO DE QUANDO A QUALIDADE ÓTIMA É ATINGIDA. A QUALIDADE ÓTIMA É ATINGIDA QUANDO OS CUSTOS DAS MELHORIAS SE IGUALA AOS CUSTOS INCREMENTAIS PARA ATINGIR A QUALIDADE.

    http://www.pmtech.com.br/PMP/Dicas%20PMP%20-%20Qualidade%20-%20Mauro%20Sotille.pdf
  • Achei a explicação do "Acreditar sempre" estranha ai pesquisei e encontrei uma que mais coerente á análise marginal:

    Análise marginal: quando os custos para alcançar a qualidade são iguais às receitas com a qualidade, neste ponto, paramos de tentar melhor a qualidade.
  • Microeconomia:  existe maximização do resultado quando: [custo marginal] = [receita marginal] 

  • Errado! 

    A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.

    Ex.: Supondo que um PMO trabalhando um dia/semana custa R$1.200,00/semana e gera benefícios adicionais relacionados com redução de atrasos, aumento de produtividade, renovação de contratos calculados em R$3.000/semana.

  • Análise marginal – Refere-se a achar o ponto onde o custo da melhoria incremental na qualidade é igual ao valor da melhoria.


ID
1085740
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O conjunto de normas da série ISO 9000:2000, as quais contemplam os princípios de gestão da qualidade, é denominado de :

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D




    ISO 9001 - orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Ela envolve as normas 9002 e 9003;




ID
1085743
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No processo de gestão da qualidade, o gráfico de controle que acompanha a variabilidade de um processo, identificando suas causas comuns (intrínsecas ao processo) e especiais (aleatórias), corresponde.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A


    Carta de Controle (Quadro de Controle)


    Carta de Controle é um tipo específico de gráfico de controle que serve para acompanhar a variabilidade de um processo, identificando suas causas comuns (intrínsecas ao processo) e as especiais (aleatórias).

    (MARSHALL, 2006:99)


    Os gráficos de controle são usados para determinar se um processo é estável ou se tem um desempenho previsível.


    Os limites de especificação superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato. Eles refletem os valores máximos e mínimos permitidos. Podem existir penalidades associadas com a ultrapassagem dos limites de especificação.


    Os gráficos são utilizados para refletir pontos em que serão adotadas ações corretivas ou preventivas para impedir a ultrapassagem dos limites de especificação.


    Os gráficos de controle podem ser usados para monitorar vários tipos de variáveis de saída, como:


    atividades repetitivas; custos; prazos; volume e freqüência de mudanças de escopo.


    (PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição)


  • pronomes possessivos femininos no singular! No plural é obrigatório


ID
1168306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerente de projeto, ao fazer o controle de qualidade de um projeto, utiliza o diagrama de fluxo de processo para:

Alternativas

ID
1172497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.

O gerenciamento da qualidade do projeto inclui avaliar a qualidade e as funcionalidades do projeto, uma vez que um baixo nível de qualidade afeta diretamente o nível das funcionalidades.

Alternativas
Comentários
  • PMBOK 4a. edição, página 160:

    Qualidade e grau não são a mesma coisa. Qualidade é “o grau com que um
    conjunto de características inerentes atende aos requisitos [4]”. Grau é uma categoria atribuída aos produtos ou serviços que têm a mesma utilidade funcional, mas
    diferentes características técnicas [5]. Embora um nível de qualidade que não cumpra
    os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo pode não ser. Por
    exemplo, um produto de software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios,
    manual de fácil leitura) e um grau baixo (número limitado de funcionalidades), ou ter
    baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário mal organizada) e um
    grau alto (várias funcionalidades). O gerente do projeto e a equipe de gerenciamento
    do projeto são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar
    os níveis necessários de qualidade e grau.

    Então, para a questão, o avaliador chama funcionalidades de grau. E pelo texto acima, eles não são diretamente proporcionais, ou seja, um não afeta diretamente o nível do outro.

  • De acordo com o PMBOK 5ª edição (página 196) 


    Embora um nível de qualidade que não cumpra os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo de qualidade pode não ser.
  • O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade do projeto usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora. O gerenciamento da qualidade do projeto trabalha para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados.


    GUIA PMBOK 5ª EDIÇÃO

  • Embora um nível de qualidade que não cumpra os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo de qualidade pode não ser. Por exemplo:


    • Pode não ser um problema se um produto de software com poucas funções (com um número limitado de características) for de alta qualidade (sem defeitos óbvios e manual legível). Neste exemplo, o produto seria apropriado para o objetivo geral de uso.


    • Pode ser um problema se um software com muitas funções (com muitas características) for de baixa qualidade (com muitos defeitos e documentação de usuário mal organizada). Em essência, as suas múltiplas funções seriam ineficazes e/ou ineficientes devido à sua baixa qualidade.

     

    Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição pag. 227

  • O gerenciamento da qualidade do projeto inclui avaliar a qualidade e as funcionalidades do projeto, uma vez que um baixo nível de qualidade afeta diretamente o nível das funcionalidades. Resposta: Errado.

    Comentário: não afeta diretamente a funcionalidade do projeto. Pode existir um projeto de baixa qualidade em funcionamento.


ID
1172506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.

O gerente de projetos gerencia as restrições, os objetivos especificados e os recursos, ao passo que o escritório de projetos é responsável pelas metodologias e padrões bem como por otimizar o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre os projetos.

Alternativas
Comentários
  • questão bacana, define bem as funções de gerente de projetos e escritório de projetos


    Algumas outras questões para ajudar


    lembrando que o escritório também pode gerenciar projetos


    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: MPE-PI

    Prova: Analista Ministerial - Informática

    Resolvi errado

    texto associado   

    Um escritório de projetos deve focalizar o planejamento, o controle e a execução de projetos e subprojetos vinculados aos objetivos gerais de determinado negócio.

                 

    certo



    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Suporte e Infraestrutura

    Disciplina: Governança de TI

    Um escritório de projetos (project management office – PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.

    As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.

                  Certo       Errado

    certo


  • Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista de Informática - Banco de Dados

    Disciplina: Governança de TI | Assuntos: Gerência de Projetos (PMBOK); 

     Ver texto associado à questão

    Entre as dificuldades encontradas na implantação de um escritório de projetos, incluem-se as relacionadas à mensuração e ao acompanhamento dos benefícios de um projeto, à pressão por resultados em curto prazo e à definição da metodologia a ser utilizada.

                Certo       Errado

               

    ERRADA


ID
1172563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a projeto, julgue os itens que se seguem.

O Escritório de Projetos Especiais de Modernização da Gestão (ESPRO), vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, possui a missão de gerir projetos especiais de modernização da gestão pública, apoiando os órgãos a alcançarem os resultados previstos.

Alternativas
Comentários
  • Escritório de projetos também pode gerir


    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Suporte e Infraestrutura

    Disciplina: Governança de TI

    Um escritório de projetos (project management office – PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.

    As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.

                  Certo       Errado

    certo


  • A partir das premissas e diretrizes traçadas, a missão do ESPRO foi construída de forma participativa, resultando em “gerir projetos especiais de modernização da gestão pública, apoiando os órgãos a alcançarem os resultados previstos”.

     

     

    http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2013-08/escritorio-de-projetos.pdf


ID
1219885
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Analise as afirmativas referentes às áreas de Gerenciamento da Qualidade e Gerenciamento de Recursos Humanos do guia PMBoK.

I. A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança. Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de liderança. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento do projeto podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos.

II. O custo da qualidade (CDQ) inclui todos os custos incorridos durante o desenvolvimento do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos e ao retrabalho. Os custos de falhas geralmente são categorizados como oportunidades (encontrados pelo projeto) e ameaças (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também são chamados de custos de recall.

III. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora procura investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança. Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de liderança. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento do projeto podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos.

    II. O custo da qualidade (CDQ) inclui todos os custos incorridos durante o desenvolvimento do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos e ao retrabalho. Os custos de falhas geralmente são categorizados como oportunidades (encontrados pelo projeto) e ameaças (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também são chamados de custos de recall.

    8.1.2.2 Custo da qualidade (CDQ)

    O custo da qualidade inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto através de investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos, e ao não-cumprimento dos requisitos (retrabalho). Os custos de falhas geralmente são categorizados como internos (encontrados pelo projeto) e externos (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também são chamados de custos de má qualidade.

    III. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora procura investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.

    Fonte: PMBoK 5ª Edição 2013


ID
1257262
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Projetos são empreendimentos exclusivos que necessitam de uma abordagem específica para o gerenciamento da qualidade, preservando seus conceitos essenciais. Sendo assim, qual Norma é utilizada para complementar os conceitos da quali­dade em projetos preconizados no PMBOK?

Alternativas
Comentários
  • ISO 10006-  PMBOK (Gerenciamento da qualidade - Diretrizes) : planejar a qualidade é o processo de identificação dos requisitos e ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade.


  • Iso 9000 - VocabulárioISO- 9001 = Gestão da qualidadeIso - 9004 Ampliação da Gestão da QaulidadadeIso 10006 -  Gestão Qualidade PMBOK, Gestão de Projetos.ISO 14001 - Gestão Meio Ambiente ISO19001 - Orientação Sobre o Programa de Auditoria

ID
1287274
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de projetos envolve o balanceamento entre: 


1. Custo, escopo e qualidade.
2. Stakeholders com diferentes necessidades e expectativas.
3. Requisitos não identificados (expectativas) e requisitos identificados (necessidades). 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Quanto à afirmação I, para Maximiniano (2011), o plano inicial de um projeto, ou ideia do projeto, deve conter, no mínimo, informações sobre quatrovariáveis críticas de desempenho: escopo, prazo, custo e riscos.

  • O Correto seria a letra D e não a letra E conforme gabarito.

    Na versão anterior do PMBOK, dizia que era necessário o balanceamento do escopo, tempo e custo. A alteração disso afetaria a qualidade. Já nessa nova versão PMBOK 5.0 o balanceamento é do escopo, tempo, custo e risco.

  • Pra mim O triangulo de gerencia de projetos --> Escopo, Tempo, Custo. então pra mim seria errada a alternativa 1. então questão certa ficara a letra "D".

  • Pessoal, a questão está correta... Vejam:

    3ª Edição do PMBOK, constam as restrições: 

    1-TEMPO

    2-ESCORPO

    3- CUSTO


    4ª Edição do PMBOK, acrescentaram mais 3 restrições:

    1-ESCORPO

    2-QUALIDADE

    3-CRONOGRAMA (TEMPO)

    4-ORÇAMENTO (CUSTO)

    5-RECURSOS

    6-RISCO


    Obs. na visão dos autores contemporâneos, a qualidade está presente em quase tudo, principalmente no projeto que envolve os  diferenstes stakholders


  • Em relação a primeira assertiva é notório que caberia recurso, pois o tempo não foi citado. Nada adianta um projeto cumprir os parâmetros de custo, escopo e qualidade e negligenciar o tempo, entregando o projeto em atraso. Portanto, segundo o PMBOK, o correto seria:

    1. Custo, tempo e escopo. Atravésdesses três parâmetros se atinge a qualidade do projeto.

  • Sempre analiso as questões de concurso de maneira menos restritiva possível, vejamos:

    O gerenciamento de projetos envolve o balanceamento entre: 
    1. Custo, escopo e qualidade.
    (...)

    Falta especificar o TEMPO? SIM, torna a assertiva errada? NÃO, pois é necessário balancear o custo e o escopo, sendo a qualidade consequência deste balanceamento.

    Caso seja cobrada a 4ª versão do PMBOK está bem claro que a qualidade entra antiga tripla restrição.


ID
1358878
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento moderno de projetos se refere à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, tendo por objetivo controlar o custo, desenvolver uma programação de atividades, alocar e adquirir recursos e gerenciar os riscos envolvidos em um projeto. Como resultados têm-se produtos melhores e serviços rápidos, que respondem melhor à pressão do mercado por uma maior eficiência. O gerenciamento de projetos, em geral, é detalhado em processos caracterizados em 5 grupos de processos e 9 áreas de conhecimento em gestão. São algumas das áreas de conhecimento em gestão

Alternativas
Comentários
  • Áreas do conhecimento:

    * Integração

    * Escopo

    * Tempo

    * Custos

    * Qualidade

    * Rh

    * Comunicações

    * Riscos

    * Aquisições

    * Partes Interessadas ( PMBOK - 5)

     

    Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos:

     

    Iniciação

    PLanejamento

    Execução

    Mon. x Controlo

    Encerramento.

  • Os cinco grupos de processos de gestão de projetos e suas respectivas atribuições

    Os cinco grupos de processos de gestão de projetos estão ligados uns aos outros por suas respectivas entradas e saídas, onde o resultado final de um processo constitui o início de outro.

    Processos de iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase dele

    Processos de planejamento: esclarece e aprimora os objetivos, planejando as ações necessárias para realizá-los.

    Processos de execução: integra pessoas e outros recursos para produzir as entregas e informações sobre o desempenho do respectivo projeto.

    Processos de monitoramento e controle: mensura e monitora com frequência o progresso do projeto, a fim de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las quando necessário.

    Processos de encerramento: Finaliza todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto, visando completar formalmente o respectivo projeto (ou uma fase dele) e formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado para o qual ele foi dedicado.

     

    http://www.venki.com.br/blog/processos-de-gestao-de-projetos/

  • Sobre as 9 áreas do conhecimento, super bem explicado em: http://www.devmedia.com.br/areas-de-conhecimento-segundo-o-pmbok/27129 (acesso em 07/11/2016)

  • Áreas do conhecimento:

    1) Integração

    2) Escopo

    3) Tempo

    4) Custos

    5) Qualidade

    6) Recursos Humanos

    7) Comunicações

    8) Riscos

    9) Aquisições

    (+Partes Interessadas)

     

    Processos de iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase dele

    Processos de planejamento: esclarece e aprimora os objetivos, planejando as ações necessárias para realizá-los.

    Processos de execução: integra pessoas e outros recursos para produzir as entregas e informações sobre o desempenho do respectivo projeto.

    Processos de monitoramento e controle: mensura e monitora com frequência o progresso do projeto, a fim de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las quando necessário.

    Processos de encerramento: Finaliza todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto, visando completar formalmente o respectivo projeto (ou uma fase dele) e formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado para o qual ele foi dedicado.


ID
1378180
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No contexto do gerenciamento de projetos, um tipo de gerência inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas estabelecidas, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Todo o trabalho é realizado em conformidade com atividades de melhoria contínua dos processos executados durante todo o projeto. Trata-se de um tipo de gerenciamento definido como gerência de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Melhoria contínua está ligada a QUALIDADE


ID
1397242
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os desafios de um gerente de projetos do setor público, são, dentre outros,

I. a Gestão de Pessoas, utilizando como estratégia o diálogo eficaz sobre os objetivos, métodos e técnicas dos projetos para se alcançar os resultados al- mejados.

II. o uso de práticas tradicionais de gerenciamento, considerando que o gerenciamento de projetos é o mesmo que controlar o gasto público.

III. a diferença entre o papel do administrador, que quebra paradigmas e usa seus conhecimentos para obter resultados contínuos, e o gestor que apenas cumpre os anseios do legislador, porque não tem a mesma autonomia do administador.

IV. a inexistência da cultura de gerenciamento de projetos, traduzida pela ausência de cobranças dos servidores, não cumprimento de prazos e baixa efetividade dos projetos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d)

    Administrador e gestor é a mesma coisa.


  • Por que a III nao está certa?

  • Entendo que a III não é um desafio. 
  • Pra mim o item III trocou o papel do administrador com a do gestor


  • Concordo, acredito ser igual administrador e gestor. Sobre a alternativa III, no contexto da questão, seria mais coerente da FCC pedir a diferença entre Gerente de Projetos e Gerente Funcional, na minha opinião. 

  • Pelo que entendi

     

    - administrador = chefe

    - gestor = líder

    e estas conceituações estão invertidas no enunciado!

     

    Confere produção!?

  • Ué, então o gestor não toma decisões por ele mesmo? Acredito que o erro da III é afirmar que o gestor apenas cumpre os anseios do legislador. Os gestores (esfera pública) têm sim autonomia, embora, de fato, não seja a mesma do administrador (esfera privada). Há limites legais a serem respeitados, mas há também, olhando pela perspectiva do Direito Administrativo, atos discricionários, cujo mérito (conveniência e oportunidade) não pode ser revisto. Além disso, o modelo de Administração Pública Gerencial expandiu ainda mais a autonomia dos gestores públicos, principalmente no que tange ao gerenciamento de projetos que, atualmente, adota práticas inovadoras muito semelhantes às da esfera privada. 

     

    Esse artigo trata da experiência no estado do ES: http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/viewFile/V6N2A6/V6N2A6

     


ID
1460713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Que característica é essencial para que um grupo de atividades possa ser considerado um projeto?

Alternativas

ID
1557766
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No planejamento da qualidade do projeto, podem ser utilizadas diversas ferramentas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica que ressalta os impactos a favor e contra as mudanças.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A análise do campo de força é uma ferramenta valiosa para gestão de mudança. Esta técnica de gestão foi desenvolvida por Kurt Lewin; análise do campo de força de Lewin avalia o impacto líquido de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos: forças propulsoras e forças de retenção.


    Forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. Estes impulsionadores de mudança promovem e encorajam o processo de mudança. Alguns exemplos de forças propulsoras são mandato de executivo, demanda de cliente e maior eficiência. Forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil. Estas forças combatem as forças propulsoras e evitam ou resistem à mudança.


    Alguns exemplos de forças de retenção são medo, falta de treinamento e a falta de incentivos. Quando estes dois grupos de forças são iguais as mudanças ficam em um estado estático de equilíbrio, o que significa que nenhum movimento em direção a ou para longe da mudança está ocorrendo.


    Bons estudos.


ID
1629934
Banca
FUNCAB
Órgão
Sinesp
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O processo de gerenciamento de problemas que é iniciado na operação do serviço, porém geralmente é conduzido como parte da melhoria contínua do serviço, é chamado gerenciamento:

Alternativas
Comentários
  • O processo de gerenciamento de problemas que é iniciado na operação do serviço, porém geralmente é conduzido como parte da melhoria contínua do serviço, é chamado gerenciamento: proativo de problemas.

    Comentário: a resposta está na pergunta.


ID
1631695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

Diversas técnicas gerenciais são utilizadas para melhorar o desempenho da empresa no desenvolvimento e na administração dos seus projetos de produtos, de forma a diminuir os custos de produção e aumentar a lucratividade, qualidades da produção que podem ser obtidas por meio do aumento do tempo até o lançamento dos produtos no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Diversas técnicas gerenciais são utilizadas para melhorar o desempenho da empresa no desenvolvimento e na administração dos seus projetos de produtos, de forma a diminuir os custos de produção e aumentar a lucratividade, qualidades da produção que podem ser obtidas por meio do aumento do tempo até o lançamento dos produtos no mercado. Resposta: Errado.

    Comentário: a qualidade não é conseguida por meio do aumento do tempo de produção.


ID
1631698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

A definição do conceito de um produto e a administração da qualidade desse produto incluem-se entre os principais estágios de um projeto de produto, pois influenciam diretamente os rendimentos empresariais. Podem-se, com custo reduzido, coletar ideias por meio do crowdsourcing, para a definição de um conceito e acompanhar a qualidade do produto ao longo do seu ciclo de vida.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    A definição do conceito de um produto(Definição do ESCOPO) e a administração da qualidade(Garantia da Qualidade) desse produto incluem-se entre os principais estágios de um projeto de produto...

  • Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.


ID
1870759
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Profissionais de um time estão executando um projeto de forma superalocada, podendo comprometer padrões de qualidade que foram acordados e exigidos, no início do projeto. O gerente de projetos deve atuar na Gerência da Qualidade, a qual, neste momento, exige o passo:

Alternativas
Comentários
  • Garantir a qualidade.

  • Realizar a garantia da qualidade é o processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e definições operacionais apropriados.

     

    Fonte: PMBOK 5a. edição.

  • Garantir a Qualidade --> Processo

    Controlar a Qualidade --> Produto

  • Como o gerente de projetos deve atuar em Gerência da Qualidade no processo de execução, então ele deve garantir a qualidade.


ID
1895416
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta áreas do conhecimento do gerenciamento de projetos de acordo com o PMI:

Alternativas
Comentários
  • 9 áreas de conhecimento de acordo com a metodologia PMBOK:

     

    Integração (plano de gerencimemto)

    Escopo (coletar requisitos, definir escopo e criar EAP - Estrutura analítica do Projeto)

    Tempo (cronograma)

    Custos (estimar custos, definir orçamentos)

    Qualidade (planejar a qualidade)

    RH (desenvolver o plano de RH - Suporte)

    Comunicação (planejar comunicação com stakeholders e demais envolvidos)

    Riscos (criar EAR- estrutura analítica de riscos)

    Aquisição (planejar aquisições - Suporte)

     

  • No PMBOK 5 são 10; foi criada a área Partes Interessadas. 

  • b-

    Integração, Escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicação, aquisição, risco, stakeholders (interessadas).

    Frase famosa para lembrar as áreas:

    Inês tem custo, Quali é recurso de comer. Aqui, quem se arrisca, se interessa.

  • 10 áreas de conhecimento de acordo com a metodologia PMBOK:

     

    Integração (plano de gerencimemto)

    Escopo (coletar requisitos, definir escopo e criar EAP - Estrutura analítica do Projeto)

    Tempo (cronograma)

    Custos (estimar custos, definir orçamentos)

    Qualidade (planejar a qualidade)

    RH (desenvolver o plano de RH - Suporte)

    Comunicação (planejar comunicação com stakeholders e demais envolvidos)

    Riscos (criar EAR- estrutura analítica de riscos)

    Aquisição (planejar aquisições - Suporte)

    StakeHolders (partes Interessadas).

  • Atenção! Já estamos no PBOK 6ª edição Segue lista atualizada:

    As dez áreas de conhecimento descritas neste guia são:

    @Gerenciamento da integração do projeto. Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

    definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos

    Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

    @Gerenciamento do escopo do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple

    todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso.

    @Gerenciamento do cronograma do projeto. Inclui os processos necessários para gerenciar o término

    pontual do projeto.

    @Gerenciamento dos custos do projeto. Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas,

    orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser

    terminado dentro do orçamento aprovado.

    @Gerenciamento da qualidade do projeto. Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da

    organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto

    e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

    @Gerenciamento dos recursos do projeto. Inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os

    recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

    @Gerenciamento das comunicações do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que as

    informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas,

    gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.

    @Gerenciamento dos riscos do projeto. Inclui os processos de condução de planejamento, identificação e

    análise de gerenciamento de risco, planejamento de resposta, implementação de resposta e monitoramento

    de risco em um projeto.

    @Gerenciamento das aquisições do projeto. Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir

    produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

    @Gerenciamento das partes interessadas do projeto. Inclui os processos exigidos para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto.


ID
2085421
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No gerenciamento de projetos, baseado no PMI, o gerenciamento da qualidade possui três processos: planejar a qualidade, realizar a garantia da qualidade e realizar o controle da qualidade. Em cada um desses há uma divisão de atividades em: Entradas, Saídas e Ferramentas. Sobre algumas das Saídas do processo planejar a qualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Atividade de gerenciamento da qualidade é subdividida em 3 processos:

     

    - Planejar a qualidade(fase: PLANEJAMENTO) -> identifica os requisitos, padrões de qualidade do projeto e suas entregas, além da documentação do projeto;

    Saídas: Plano de gerenciamento de qualidade, plano de melhoria dos processos, métricas, listas de verificação, atualização de documentos.

     

    - Realizar a garantia da qualidade(fase: EXECUÇÃO) -> Auditoria dos requisitos de qualidade e resultado das medições do controle de qualidade;

    Saídas: Solicitação de mudanças no plano, Atualização nos planos, nos documentos do projeto e nos ativos.

     

    - Realizar o controle da qualidade(Fase: CONTROLE) -> Avaliar desempenho e recomendar mudanças;

     

     

    @papirobizurado

  • Gabarito: B.

     

    Entradas e saídas dos processos do PMBOK eu, infelizmente, deixo para a intuição.

     

    O custo de memória para decorar todas é muito alto, e a maioria das questões não entra nesse nível de detalhe.

     

    Para quem consegue, tiro o chapéu.

  • Métricas da qualidade e listas de verificação da qualidade fazem parte das Entradas no processo de planejar qualidade, não das Saídas como pede a questão. 

     

    ENTRADAS:

     

    1. Plano de gerenciamento do projeto
    2. Métricas da qualidade
    3. Listas de verificação da qualidade

    4. Dados de desempenho do trabalho
    5. Solicitações de mudanças aprovadas
    6. Entregas
    7. Documentos do projeto
    8. Ativos de processos organizacionais

     

    SAÍDAS:

     

    1. Medições de controle da qualidade
    2. Mudanças validadas
    3. Entregas verificadas
    4. Informações sobre o desempenho do trabalho
    5. Solicitações de mudanças
    6. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
    7. Atualizações nos documentos do projeto
    8. Atualizações nos ativos de processos organizacionais

     

    Fonte: PMBOK, 5ª Ed, p. 456.

     

    * Deveria ter sido anulada.

     

    * QUEM CONSEGUE CHEGAR NESSE NÍVEL DE DECOREBA É UM HERÓI KKKKKK


ID
2175664
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo Vargas (2009), as áreas de gerenciamento de projetos o descrevem em termos de seus processos componentes.

Sobre os conceitos das áreas de gerenciamento de projetos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

COLUNA I                                             

I- Gerenciamento de Escopo        

II- Gerenciamento de Riscos         

III- Gerenciamento de Custos         

IV- Gerenciamento da Integração    

V- Gerenciamento de Qualidade

COLUNA Il 

( ) Área que visa a planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar os riscos do projeto.

( ) Área que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento previsto.

( ) Área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados.

( ) Área que engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estarão em conformidade com o solicitado pelo cliente ou contratante.

( ) Área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e apenas o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem sucedida.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Área que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento previsto - Não deveria ser o área de conhecimento de CUSTO ?

     

  • Acho que o gabarito deveria ser letra C,não?

  • Será que não foi anulada, mesmo?

     

    Realmente, deveria ser C.

  • c-

    é possivel responder pela logica: qualquer falar de custo, recurso financeiro etc. Quando for riscos, sera ger. de riscos. A palavra-chave do conceito ja remete à área de gernciamento


ID
2236129
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com a norma ISO 10.006 (Diretrizes para Qualidade de Gerenciamento de Projetos), projeto é “um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de projeto

Alternativas
Comentários
  • Conferir Nota Fiscal: Processo! Você confere notas fiscais todos os dias e continuará conferindo.

    Comprar Alimentos no supermercado. Você continuará comprando até morrer.

    Assistir um filme: você vai assistir mais filmes até morrer.

    Fabricar pneus: a fábrica continuará fabricando pneus enquanto existirem carros.

    Alguma das alternativas acima, é uma operação limitada no tempo? Produz um resultado, produto ou serviço exclusivo?

    Claro que não.

    Resposta D.


ID
2237455
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao se determinar que o resultado de um certo projeto está atrelado à ausência de deficiências e que o produto/serviço se encontra de acordo com o projeto, enfoca-se o conceito de qualidade relativo a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Ótima questão !

    O guia PMBOK define qualidade como “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”, e portanto, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Caberia recurso, pois a letra B também está conforme o conceito de qualidade.

  • Efeito Pigmaleão, é o nome dado em psicologia ao fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que se têm relativamente a uma pessoa, melhor o seu desempenho. 

    O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Significa o hábito de julgar e tirar conclusões a partir de uma única característica, formulando um esteriótipo global sobre as pessoas.


ID
2306071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue o item a seguir.

A gestão da qualidade de determinado projeto deve ser feita com base no controle dos elementos e características dos produtos e serviços a serem elaborados durante a execução desse projeto.

Alternativas
Comentários
  • Antes, durante e depois

  • GAB. ERRADO

     

    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE (Pmbok 5ªed)

     

    ''O gerenciamento da Qualidade, por sua vez, descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas: a conformidade com os requisitos e especificações deve ser atendida, assim como as necessidades dos clientes.

    Compreende o planejamento, a garantia (atendimento aos padrões) e o controle da qualidade.''

  • cara questão de gestão de projetos e não processos! que saco! está no filtro errado ;(

  • Rani, indico o mapadaprova.com.br . Lá já vem tudo separado por edital e tópicos. 

  • Questão: A gestão da qualidade de determinado projeto deve ser feita com base no controle dos elementos e características dos produtos e serviços a serem elaborados durante a execução desse projeto.

     

    A qualidade do projeto não se presta a determinar a qualidade do produto e serviço.

     

     

    PMOK 5 ed. p. 232.

    O gerenciamento da qualidade do projeto trabalha para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados.

  • ERRADO.

    Galera a gestão de Qualidade do PROJETO não se baseia no produto, porém a gestão de Qualidade do PRODUTO está inclusa na gestão de qualidade do projeto.

    GESTÃO DE QUALIDADE DE PROJETO é diferente de GESTÃO DE QUALIDADE DE PRODUTO

  • A gestão da qualidade de determinado projeto deve ser feita com base no controle dos elementos e características dos produtos e serviços a serem elaborados durante a execução desse projeto. Não!!

    A gestão da qualidade de determinado projeto deve ser feita com base no controle dos elementos e características dos produtos e serviços a serem elaborados durante o planejamento desse projeto (no processo: planejar o gerenciamento da qualidade)

  • O comentário da Taís está perfeito.  

  • Planejar o gerenciamento da qualidade é o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e suas entregas, e de documentação de como o projeto demonstrará conformidade com os relevantes requisitos e/ou padrões de qualidade. O principal benefício desse processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como a qualidade será gerenciada e validada ao longo de todo o projeto.

     

     

    A qualidade se enquadra como a 5º área de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK)

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Ele implementa o sistema de gerenciamento da qualidade por meio de política e procedimentos, com atividades de melhoria contínua dos processos conduzidas do início ao fim, conforme adequado. Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem:


    Planejar o gerenciamento da qualidade – O processo de identifi cação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação de como o projeto atingirá a conformidade.


    Realizar a garantia da qualidade – O processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle da qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as defi nições operacionais apropriadas.


    Controlar a qualidade – O processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.

     

  • Planejar o gerenciamento da qualidade é o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de
    qualidade do projeto e suas entregas, e de documentação de como o projeto demonstrará conformidade com
    os relevantes requisitos e/ou padrões de qualidade. O principal benefício desse processo é o fornecimento
    de orientação e instruções sobre como a qualidade será gerenciada e validada ao longo de todo o projeto

    O erro foi falar em DURANTE quando na verdade é ao LOGO DE TODO O PROJETO. GAB E. FONTE: PMBOK 5

  • ERRADO. Não NECESSARIAMENTE a gestão da qualidade DEVE SER elaborado durante a execução desse projeto. Mas, em todas as fases.


ID
2409769
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

As áreas do gerenciamento de projetos descrevem o gerenciamento em termos de seus processos componentes.

Assim, a área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido para concluí-lo de maneira bem-sucedida é o gerenciamento de:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B 

     

    GERENCIAMENTO DO ESCOPO SEGUNDO O PMBOK

     

    ''O gerenciamento do Escopo do projeto consiste na DESCRIÇÃO DETALHADA do PROJETO e do PRODUTO: não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto, e, por outro lado, deve descrever com exação os processos de trabalhos que asseguram cada etapa de sua execução: resumindo, descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo somente o necessário para a perfeita execução do projeto. Compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição do escopo, a criação da estrutura analítica do projeto e o controle do escopo.

     

    O escopo delimita com clareza onde o projeto começa e onde ele termina.''

  • Gabarito B

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

    Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

     

    O gerenciamento do escopo lida com três questões essenciais do seu projeto:

    Por que?

    Justificativa - Passado: Qual problema eu quero solucionar?
    Benefícios – Futuro: Quais os benefícios eu quero obter
    Objetivos SMART – Metas objetivas e claras: Quais metas devo atender para obter os benefícios esperados

     

    O que? Escopo do Produto

    Para atender os objetivos do projeto, defina as entregas necessárias (produtos e serviços) e os requisitos obrigatórios e os desejados.

     

    Como? Escopo do Projeto

     Identifique a melhor forma de estruturar suas entregas (EAP - Estrutura Analítica do Projeto)

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • escopo, em gerenciamento de projetos, é a soma total de todos os produtos do projeto e de seus requisitos ou caracteristicas, e possui dois usos distintos- Escopo do projeto ou escopo do produto.

  • os projetos, por definição, estejam baseados em planejamento prévio do conjunto de atividades e associados aos

    respectivos escopos, nota-se que o dinamismo das operações e a velocidade das mudanças, observada no desenvolvimento dos cronogramas de execução, fazem constantes adaptações ao desenvolvimento dos projetos (SANTOS, 2013).


ID
2461714
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue o próximo item. 


De acordo com o modelo de caminho crítico da gestão de projetos, determinada tarefa deverá ser considerada como crítica quando seu tempo de execução for maior que o tempo total de execução do projeto. 

Alternativas
Comentários
  • O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga (Abaixo mostraremos como calcular a folga).
    Desta forma, o caminho crítico aponta quais atividades o GP e responsáveis devem ter atenção redobrada;
    O caminho crítico pode ter folga positiva, igual a zero ou negativa dependendo das restrições de prazo aplicadas.
    Um exemplo de restrição de prazo que acarretará em uma folga negativa: O projeto deve terminar em uma data inferior a data de término mais cedo do projeto.
    Um projeto pode ter mais de um caminho crítico.
    Um diagrama de rede mostra uma visão gráfica das atividades, seu caminho crítico e como elas se relacionam umas com as outras.

     

    https://escritoriodeprojetos.com.br/metodo-do-caminho-critico

  • eRRADO.

     

    CPM – Critical Path Method (ou método do caminho crítico) – é uma metodologia utilizada no planejamento de projetos: ele está diretamente relacionado com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração; é elaborado para otimizar/minimizar o tempo de realização do projeto, no entanto, uma vez definidas as atividades críticas e estabelecido o período total de tempo – esse tempo representa o prazo máximo de duração do projeto: o caminho crítico passa a representar o prazo máximo aceito para a realização do projeto.

    O caminho crítico identifica as atividades principais/críticas/gargalo; aquelas que não podem atrasar, visto que comprometeriam a realização do projeto: é utilizado para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva, e que devem ser realizadas nas datas previamente estabelecidas, sem atrasos, para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo definido.

    Nessa lógica, se o prazo total foi excedido, é porque ao menos uma atividade do caminho crítico foi concluída com atraso. Por outro lado, é possível que determinada(s) atividade(s) – que não faça(m) parte do caminho crítico – seja(m) concluída(s) fora do prazo e mesmo assim o projeto seja executado no prazo esperado.
    Atenção → Somente as atividades críticas fazem parte do caminho crítico: essas atividades condicionam o tempo total de duração do projeto.

  • ERRADO

     

    O que é o método do caminho crítico?

    Trata-se de uma metodologia que permite, ao gestor(a), identificar a sequência de atividades dentro da elaboração de um projeto. O que você ganha com isso? Muito mais controle, pois, caso uma das atividades sofra atraso, todo o projeto também sofrerá. Em outras palavras, o método do caminho crítico apresenta a sequência das atividades que não podem ser atrasadas. E isso implica também o cálculo de folgas de cada tarefa (mais adiante mostraremos como fazê-lo).

     

     

    https://blog.runrun.it/metodo-do-caminho-critico/

  • Juro que ainda não conseguir identificar o erro! Por favor, grifem.

  • De acordo com o modelo de caminho crítico da gestão de projetos, determinada tarefa deverá ser considerada como crítica quando seu tempo de execução for maior que o tempo total de execução do projeto. 

    GAB.: ERRADO


    De acordo com o modelo de caminho crítico da gestão de projetos, determinada tarefa deverá ser considerada como crítica quando seu tempo de execução for maior que o tempo determinado para execução da tarefa (e não maior que o tempo total de execução do projeto). 

  • O caminho crítico é o tempo mais longo do projeto e não há folgas nele. Caso houver atraso na sequência do caminho crítico, o projeto como um todo sofrerá igualmente o mesmo atraso.

  • Gab: ERRADO

    Método do Caminho Crítico. Considera que um projeto é formado por uma série de atividades interdependentes e que se relacionam e estão ligadas entre si. O Caminho Crítico, então, é a sequência de tarefas que NÃO POSSUI FOLGA nos prazos, ou seja, que não pode atrasar, de maneira alguma, sob risco de que o trabalho inteiro possa ser comprometido.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
2510944
Banca
FCC
Órgão
ARCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O PMBoK – Project Management Body of Knowledge traz um glossário com termos padronizados que são frequentemente usados em projetos, programas e atividades de gerenciamento. Existe uma associação correta entre um termo e sua definição em:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida do produto / Product Life Cycle. (A)

    A série de fases que representam a evolução de um produto, da sua concepção à entrega, crescimento, maturidade, e retirada.


    Solicitação de mudança aprovada / Approved Change Request. (B)

    Uma solicitação de mudança que foi processada e aprovada através do processo de realizar o controle integrado de mudanças.

    As solicitações de mudança são processadas de acordo com o sistema de controle de mudanças, pelo

    gerente de projetos, pelo CCM ou por um membro da equipe designado.

    As solicitações de mudança aprovadas serão realizadas pelo processo orientar e gerenciar o trabalho do projeto. A decisão sobre todas as solicitações de mudança, aprovadas ou não, será atualizada no registro das mudanças como parte das atualizações nos documentos do projeto.


    Validação / Validation. (C)

    A garantia de que um produto, serviço ou sistema atende às necessidades do cliente e de outras partes interessadas. Muitas vezes, envolve a aceitação e adequabilidade com clientes externos. Compare com verificação.

    (Verificação / Verification: A avaliação da conformidade de um produto, serviço ou sistema com alguma regra, requisito, especificação ou condição imposta. A verificação é, muitas vezes, um processo interno. Compare

    com validação.)





  • Ciclo de vida do projeto (D)

    Ciclo de vida do projeto / Project Life Cycle. A série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término.

    Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases são geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação.

    As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediários, marcos específicos no escopo geral do trabalho, ou disponibilidade financeira. As fases são geralmente limitadas pelo tempo, com um início e término ou ponto de controle. Um ciclo de vida pode ser documentado em uma metodologia. O ciclo de vida do projeto pode ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização, setor ou tecnologia empregada. Embora todos os projetos tenham um início e um fim definidos, as entregas e atividades específicas conduzidas neste ínterim poderão variar muito de acordo com o projeto.

    O ciclo de vida oferece uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho

    específico envolvido.


    Validar o escopo / Validate Scope. (E)

    O processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.


    Correta: Letra B





ID
2865364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos, julgue o item a seguir.


O gerenciamento da qualidade do projeto aplica-se a todos os projetos, independentemente da natureza do produto, ao passo que as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gab Certo

    Veja, Gerenciamento da qualidade tem que haver em todos os projetos, afinal o seu projeto tem que ter qualidade.

    Quanto as medidas e técnicas de qualidade vai ser caso a caso. Cada projeto tem que atender a um fim específico. O mesmo projeto que foi feito para um produto ou empresa não necessariamente se adequará a outro produto ou empresa.

    Cada projeto atende a demanda de cada empresa em suas particularidades.

  • Reclassificar questão

  • Ex: um projeto entregará um carro. O outro, um navio. Note que os parâmetros de qualidade do produto (carro ou navio) - análises das partes - serão específicos para eles. Entretanto, o gerenciamento da qualidade do projeto (quais passos deverei seguir para ter um projeto de qualidade?) - análise do todo - poderá se assemelhar.

  • Algumas técnicas de qualidade podem ser empregadas em qualquer produto sim. Por exemplo: Brainstorm, análise de pareto, Ishikawa (para definir causas de problemas).

    Por isso marquei errado, apesar daquele pressentimento que o CESPE ia generalizar.

  • GERENCIAMENTO DE QUALIDADE É DIFERENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE.

    o gerenciamento de qualidade, como o feito por uma auditoria de qualidade, checa o processo, que é comum a todos os projetos, enquanto o controle da qualidade checa o produto, que tem suas particularidades.

    Por exemplo, se queremos, em um churrasco, servir uma bebida gelada entre 0 e -4°C, temos que colocá-la em um freezer cinco horas antes do evento e servi-la em um balde de gelo (o auditor que fiscaliza o gerenciamento da qualidade vai verificar se esse processo foi cumprido). Já no controle da qualidade, alguém vai pegar um copo com a bebida que acabou de ser servida (o produto, portanto) para medir se o produto está naquela temperatura prevista, repetindo essa operação algumas vezes e anotando os resultados dessa pesquisa (CAMARGO, [s.d.] adaptado).

    ----------------------------------------------

    O GERENCIAMENTO da qualidade do PROJETO pode ser aplicado a todos os projetos em seus processos, independentemente da natureza do produto.

    O CONTROLE de qualidade do PRODUTO, por outro lado, é específico para um tipo particular de PRODUTO do projeto.

    Gab. C


ID
2873179
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Eldorado do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No estudo do gerenciamento de projetos, destaca-se um tema de grande relevância, conhecido como análise de grupo de processos de projetos, que se constituem em atividades e tarefas inter-relacionadas e executadas em busca de resultados definidos. Dentre esses processos, inclui-se o grupo planejamento que, entre outros assuntos, engloba:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.

    O processo do planejamento requer que o gerente de projeto desenvolva o plano de projeto e seus planos complementares.

    A fase do planejamento definirá mais precisamente o escopo, o custo e o prazo do projeto, estabelecerá a organização do trabalho e fornecerá uma estrutura para revisão e controle do projeto.

    Mudanças significativas que venham a ocorrer durante os processos de execução e controle demandarão atividades do processo de planejamento.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão pede somente processos do grupo de processos de planejamento:

    a) Gerenciar a equipe do projeto(Grupo de execução), mobilizar os recursos humanos do projeto(Grupo de execução) e planejar as aquisições(Grupo de planejamento).

    .

    b)Gerenciar as expectativas das partes interessadas(Grupo de execução), garantir a qualidade do projeto(Grupo de execução) e administrar as aquisições(Grupo de planejamento).

    .

    c) Definir escopo do projeto(Grupo de planejamento), criar Estrutura Analítica do Projeto (EAP)(Grupo de planejamento) e desenvolver o cronograma do projeto(Grupo de planejamento). GABARITO DA QUESTÃO

    .

    d) Desenvolver o termo de abertura do projeto(Grupo de planejamento), identificar as partes interessadas(Grupo de iniciação) e planejar as restrições de tempo, escopo e custos(Grupo de planejamento).

    .

    e) Monitorar o trabalho do projeto(Grupo de Monitoramento e controle), controlar o cronograma(Grupo de Monitoramento e controle), e reportar o desempenho do projeto(????).

  • Só uma correção do colega Max,

    Desenvolver o termo de abertura do projeto faz parte do Grupo Iniciação.

    .: Obs: Na 3ª ed. do guia PMBOK, existia o processo "Relatório de Desempenho" que fazia parte do Grupo de Monitoramento e Controle.

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão!!

  • c-

    o grupo do planejamento lida com escopo, definidndo e refinando objetivos e planejar acoes para eles

  • A) Gerenciar a equipe do projeto (execução), mobilizar os recursos humanos do projeto (execução) e planejar as aquisições (planejamento).

    B) Gerenciar as expectativas das partes interessadas (execução), garantir a qualidade do projeto (execução) e administrar as aquisições (execução).

    D) Desenvolver o termo de abertura do projeto (iniciação), identificar as partes interessadas (iniciação) e planejar as restrições de tempo, escopo e custos (planejamento).

    E) Monitorar o trabalho do projeto (monitoramento e controle), controlar o cronograma (monitoramento e controle) e reportar o desempenho do projeto (monitoramento e controle).

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os grupos de processos dos projetos. A alternativa a ser marcada é que apresenta características do grupo de processos de planejamento.

    De acordo com o Guia PMBOK, os processos envolvidos em um projeto são responsáveis por descrever, organizar e completar o trabalho do projeto, podendo ser agrupados em cinco grupos, etapas ou fases, sendo:

    Grupo de processos de iniciação: envolve os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase. São responsáveis por dar uma visão geral do projeto.

    Grupo de processos de planejamento: são os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. É responsável por definir as ações, atividades e tarefas, estimativas de recursos, custos e prazos. Inclui, dentre outros, os seguintes processos

    1. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 
    2. Planejar o gerenciamento do escopo 
    3. Coletar os requisitos 
    4. Definir o escopo 
    5. Criar a estrutura analítica do projeto (EAP) 
    6. Planejar o gerenciamento do cronograma  
    7. Definir as atividades 
    8. Sequenciar as atividades 
    9. Estimar os recursos das atividades 
    10. Estimar as durações das atividades 
    11. Desenvolver o cronograma 

    Grupo de processos de execução: inclui processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto. Nos processos de execução estão incluídos a organização, coordenação e direção de equipes.

    Grupo de processos de monitoramento e controle: são os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento: são os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase. Nesses estão incluídas as atividades de avaliação dos resultados do projeto.

    Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2879269
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a organizações modernas, seus métodos de gestão e seus processos decisórios e de mudança, julgue o item.


A principal responsabilidade dos escritórios de gerenciamento de projetos é a integração do trabalho por meio das linhas funcionais da organização.

Alternativas
Comentários
  • Escritório de Projetos deve ser ponto de referência na elaboração e desenvolvimento de um processo comum de gestão utilizado em toda a organização, sendo fundamental na integração de uma ou mais metodologias utilizadas por diferentes setores, possibilitando aos executivos e gerentes integrarem ou mesmo administrarem o desempenho do projeto com relação aos objetivos do negócio e interesses da organização. (Hill, 2011, p.77.)

  • Alguém poderia esclarecer melhor?

  • PMOs podem assumir outras funções além da responsabilidade de definir processos e metodologias — como, por exemplo, participar da gestão estratégica do trabalho, quer como facilitador ou como responsável pelos processos de gestão de portfólio de projetos.

    Entre as funções do Project Management Office pode-se incluir o monitoramento de relatórios sobre projetos e de portfólios em andamento, repassando o progresso para que a gestão de topo tome decisões estratégicas sobre quais projetos continuar e quais cancelar.

    Segundo o , do PMI, as funções primárias executadas pelo PMO são:

    -serviços de gerenciamento da entrega do projeto;

    -gerenciamento de cronograma, custos e escopo;

    -comunicações;

    -gerenciamento de recursos;

    -integração do projeto;

    -gerenciamento de riscos;

    -serviços de padrões, metodologias e processos;

    -definição de metodologia;

    -desenvolvimento e melhoria de processos;

    -definição de métricas;

    -serviços de governança e gerenciamento de desempenho;

    -relatório de desempenho;

    -distribuição de informações;

    -escalada de problemas.

    Já o grau de controle e influência que os PMOs têm sobre os projetos depende do tipo de estrutura da empresa. Assim, ele pode servir de suporte, com um papel consultivo, de controle — ao exigir o cumprimento de um projeto, por exemplo — e diretivo, ao assumir a própria gestão dos projetos.

    Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/project-management-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

  • Complementando...

    Escritório de Projetos (ou PMO) é uma entidade organizacional. É responsável por implementar e padronizar diretrizes, práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos.


ID
2900569
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos é a que se refere aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações agregadoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso.


A qual área de conhecimento no gerenciamento de projetos o conceito acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Gerenciamento da Integração.

    Identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

    Fonte: Material da Turma Ninja2018 - Dominando TI

  • Integração – consolidação dos diversos planos gerados em um plano único, denominado Plano do Projeto. Essa é a única área que contempla todos os cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento).

    Fonte: Aula de Gestão de Projetos - Prof. Vinícius Ribeiro - Grancursos.

  • c-

    gerenciamneto de integracao é a parte q junta tudo dar coerencia ao prj. envolve desenvolvimento do plano d prj, sua execucao e controle integrado de mudnacas

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos, sendo que a alternativa a ser marcada como correta deve apresentar a áreas que a que se refere o conceito trazido no enunciado.

    A - incorreta. "O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente dispostas de maneira oportuna e apropriada."

    B - incorreta. O Guia PMBOK dispõe que, "o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste das pessoas com papéis e responsabilidades designadas para completar o projeto."

    C - correta. Segundo o Guia PMBOK, "o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, comunicação e ações integradoras que são essenciais para a execução controlada do projeto até a sua conclusão, a fim de gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas, e atender aos requisitos."

    D - incorreta. "O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade do projeto usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora."

    E - incorreta. "O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto."

    Como vimos, dentre as opções, a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2946337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a controle e avaliação de projetos, julgue o próximo item.


Conforme o guia PMBOK, a área de conhecimento gerenciamento da qualidade abrange o processo controlar custos, que objetiva medir o progresso do projeto e compará-lo ao previamente planejado.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento da qualidade:

    - planejar o gerenciamento da qualidade;

    - gerenciar a qualidade;

    - controlar a qualidade.

    Gerenciamento dos custos:

    - planejar o gerenciamento dos custos;

    - estimar os custos;

    - determinar o orçamento;

    - Controlar os custos.

  • São áreas distintas do PMBOK 6.

  • Área de conhecimento - Custos. No gerenciamento da qualidade, há o processo "controlar a qualidade".

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Controlar custos pertence a área do conhecimento: 7 - Gerenciamento dos custos do projeto, é o item 7.4 do grupo de processos de monitoramento e controle do projeto.

    Um guia do conhecimento em gerenciamento de projeto, 5° Edição

  • A área de conhecimento 'Gerenciamento da Qualidade do Projeto' aborda apenas processos referentes a qualidade e não custos, ou seja:

    1 - Planejar o Gerenciamento da Qualidade 

    2 - Realizar a Garantia da Qualidade. [novo nome do PMBOK 6: Gerenciar a Qualidade].

    3 - Controlar a Qualidade.

    GABARITO: ERRADO

  • fcc cobraria assim

    2011

    Entre as técnicas e ferramentas do processo Planejar a qualidade, o PMBOK (4.ed.) inclui

     a) os diagramas de causa e efeito.

     b) as medições de controle da qualidade.

     c) a análise de custo-benefício.

     d) o plano de melhorias no processo.

     e) as métricas da qualidade.

    cespe pegando mais pesado cobraria assim

    2013

    O processo denominado planejar a qualidade consiste na identificação dos requisitos e(ou) padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação que comprove como o projeto demonstrará a conformidade.

    Certa

  • Gerenciamento da qualidade do projeto. Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

    Ou seja, nada que envolve custos aqui.

  • Errado!

    O conhecimento de gerenciamento da qualidade visa o cliente.

  • Gerência da Qualidade: incorpora os processos que buscam garantir que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas.

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da politica de qualidade da organização em relação ao planejamento. gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas.

    Processos:

    Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Gerenciar a Qualidade

    Controlar a Qualidade

  • Controlar os Custos—O processo de monitoramento do status do projeto para atualizar custos e gerenciar mudanças da linha de base dos custos.


ID
3189910
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo de um projeto, o gestor está atuando na fase de planejamento, na qual são envolvidas as partes interessadas, pois elas têm conhecimentos que podem ser utilizados na definição desses elementos. Nessa fase, também são definidos os indicadores 

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Q263224 - A elaboração de indicadores de acompanhamento de desempenho organizacional é uma das atividades desenvolvidas pela função planejamento, sendo utilizada pela função controle da administração.

  • Os indicadores de desempenho são aqueles que mostram o balanço final entre o que foi planejado e o que foi de fato realizado em um determinado período, indicando se as restrições estipuladas no planejamento do projeto, se estão sendo cumpridas ou não. (www.euax.com.br)

    Sintetizar os principais indicadores (ou KPIs) em 4 grupos:

    • os de impacto,
    • de efetividade,
    • de desempenho, e 
    • operacionais. 

     

    Esses últimos podem ainda ser subdivididos em, indicadores de eficiência, eficácia, capacidade, produtividade, qualidade, lucratividade, valor, entre outros. (www.projectbuilder.com.br/blog/tipos-de-indicadores-para-projetos/)


ID
3203101
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto à gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.


A gestão de projetos trabalha para que, na realização de um projeto, sejam respeitadas as limitações relativas ao escopo, ao tempo, ao custo e à qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Cupin define um projeto como:

    Um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó

  • Visto que os projetos são temporários em natureza, seu sucesso deve ser medido em termos da sua conclusão dentro das restrições de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco, conforme aprovado entre os gerentes de projetos e a equipe sênior de gerenciamento.

    PMBOK 5

  • GABARITO: CERTO

  • lembrando que qualidade boa é aquele equilibrada, nem tanto nem tão pouco, pois se for uma qualidade alta, pode inviabilizar o projeto pelo elevado custo.

  • PMBOK 6° ¬ Restrições do projeto(Mais não se limitam)

    Escopo Qualidade 3°Cronograma 4°Orçamento 5°Recursos 6°Riscos 7°Tempo


ID
3225859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os conceitos de projeto e gerenciamento de projetos podem ser mais bem entendidos através da abordagem de fatores críticos. Os estudos sobre os fatores que implicam sucesso ou fracasso de projetos fornecem excelente fonte que ajuda a identificar competências e maturidade para as empresas. Sobre fatores de sucesso em projetos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente são fatores que, se atendidos, considera-se sucesso em sua implementação

  • sucesso do projeto: tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente são fatores que, se atendidos, considera-se sucesso em sua implementação.

  • Gabarito É para não.assinantes.


ID
3255484
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Atenção: A questão corresponde à Gestão Pública.

Entre as metodologias consagradas de gestão de projetos, a denominada Program Evaluation and Review Technique (PERT), apresenta como traço marcante

Alternativas
Comentários
  • Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista), CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Desta maneira, classificando-os em função do tratamento, a rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico.

  • Entre as metodologias consagradas de gestão de projetos, a denominada Program Evaluation and Review Technique (PERT), apresenta como traço marcante

    A o foco na redução de custo do projeto, com revisão dos insumos aplicados, objetivando a melhoria da relação custo-benefício.

    B uma técnica de revisão das etapas do projeto e redução de escopo de forma a diminuir significativamente sua duração.

    C a identificação dos pontos críticos do projeto, estabelecendo uma estratégia de enfrentamento a partir do pior cenário identificado.

    D a avaliação do tempo de duração das atividades do projeto de acordo com a média ponderada de estimativas otimista, pessimista e realista.

    E o foco na qualidade do produto ou serviço oriundo do projeto, sem preocupação com tempo de duração e custos envolvidos.

  • Na pratica:

    PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)/6

    Exemplo:

    Estimativa Otimista – 20 dias

    Estimativa Pessimista – 35 dias

    Estimativa Mais Provável – 25 dias

    35 + 25 x 4 + 35/6 = 25,83

    ou seja, a estimativa PERT apontada para a atividade é de 25,83 dias.

    Fonte: robsoncamargo.com.br/blog

  • Ai meu PERTzinho

    ja vou até tema de redação do BACEN

    vamos la

    2017

    PERT, diversamente do CPM, calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista

    certa

    2017

    CPM é probabilístico, enquanto o PERT é determinístico, porém ambos atingem os mesmos objetivos. 

    errada

  • Copiando

    Program Evaluation and Review Technique (PERT) = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)/6

    PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista). Em função do tratamento, a rede PERT é probabilística.

    =/=

    CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Em função do tratamento, o CPM é determinístico.


ID
3357703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um tribunal de justiça pretende implementar uma nova sistemática para a gestão do fluxo documental, destinada, principalmente, a agilizar a tramitação dos processos com maior confiabilidade. A equipe envolvida no projeto identificou dois riscos com alta probabilidade de ocorrência e impacto significativo nos resultados esperados: (I) capacitação inadequada dos servidores; e (II) obsolescência dos equipamentos à época da implantação. Como forma de resposta aos riscos identificados, a equipe propôs aos gestores a adoção das medidas a seguir:

Medidas para o risco I – elaboração e aplicação de um programa de treinamento.

Medidas para o risco II – inserção da informação sobre o risco identificado nos trabalhos da unidade de tecnologia do tribunal, para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e(ou) adequações necessárias para que avaliem a possibilidade de sua implementação.

Considerando essa situação, assinale a opção que indica a(s) estratégia(s) de resposta que a equipe do projeto propôs para os riscos identificados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o tipo do risco, há estratégias diferentes para o tratamento de sua resposta, dentre as estratégias temos:

    Estratégias para Riscos Negativo ou ameaças:

    -Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.

    exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.

    -Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.

    exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.

    -Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

    exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.

    -Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.

    Estratégias para os Riscos Positivos ou oportunidades:

    -Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.

    exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;

    -Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;

    exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.

    -Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;

    exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.

    -Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.

  • De acordo com PMBOK 6CINCO estratégias alternativas podem ser consideradas para lidar com ameaças:

    Escalar. A escalação é apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto. 

    Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto.

    Transferir. A transferência envolve passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra.

    Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu.

    Aceitar. A aceitação de risco reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada.

    Portanto, temos o seguinte:

    a) errado, pois a medida I não busca eliminar a ameaça, mas apenas reduzir a probabilidade de ocorrência.

    b) errado, pois a medida II não busca transferir a responsabilidade da ameaça a terceiros.

    c) errado, pois explorar é uma estratégia para riscos positivos/oportunidades.

    d) correto, de fato as duas medidas buscam reduzir a probabilidade de ocorrência e impacto das ameaças.

    e) errado, pois compartilhar é uma estratégia para riscos positivos/oportunidades.

  • cespe anda gostando de cobrar isso

    2020

    Considerando essa situação, assinale a opção que indica a(s) estratégia(s) de resposta que a equipe do projeto propôs para os riscos identificados.

    A prevenir, para ambos os riscos

    B mitigar, para o risco I, e transferir, para o risco II

    C prevenir, para o risco I, e explorar, para o risco II

    D mitigar, para ambos os riscos

    E compartilhar, para o risco I, e prevenir, para o risco II

  • Achei que o segundo caso é TRANSFERIR p Risco, mas.....

  • Interpretando a questão.

    A questão trouxe a seguinte premissa: "dois riscos com alta probabilidade de ocorrência e impacto significativo nos resultados esperados".

    Ou seja, ela nos deu as palavras-chave de que precisávamos para encontrar a estratégia de resposta aos altos riscos. Como muitos colegas já postaram, a melhor estratégia seria a mitigação - reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

    Então, como a probabilidade de ocorrência do risco era muito alta, adotou-se a mitigação.

    Bons estudos.

  • Medidas para o risco I – elaboração e aplicação de um programa de treinamento.Estratégia a ser adotada: MITIGAR.-Percebemos que os gestores adotaram a estratégia de minimizar o impacto da ameaça da capacitação inadequada dos servidores elaborando e aplicando um programa de treinamento.

    Medidas para o risco II – inserção da informação sobre o risco identificado nos trabalhos da unidade de tecnologia do tribunal, para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e (ou) adequações necessárias para que avaliem a possibilidade de sua implementação.Estratégia a ser adotada: MITIGAR.

     

    Novamente os gestores ao adotarem as medidas de inserção da informação, acompanhamento e avaliação estão minimizando os impactos dos riscos identificados.

  • A questão cobra conhecimento sobre as estratégias de resposta ao risco no Gerenciamento de Projetos.
    Conforme o PMBOK, existem estratégias que podem ser consideradas para lidar com ameaças (riscos negativos) e estratégias que podem ser consideradas para lidar com oportunidades (riscos positivos). Vejamos a seguir cada uma delas.


    Para ameaças (riscos negativos), temos as estratégias de:


    1. Escalar: “apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto" [1].
    2. Prevenir: “equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto" [1].
    3. Transferir: “passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra" [1]. Ressalta-se que na transferência do risco há, quase sempre, um pagamento de prêmio, tais como seguros ou cauções.
    4. Mitigar: “reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça" [1].
    5. Aceitar: “reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada" [1] .


    Para as oportunidades (riscos positivos), temos as estratégias de:


    1. Escalar: “utilizada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que a oportunidade está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta excede a autoridade do gerente do projeto" [1].
    2. Explorar: “capturar o benefício associado a uma oportunidade específica garantindo que definitivamente aconteça, aumentando a probabilidade de ocorrência para 100%" [1].
    3. Compartilhar: “transferir a responsabilidade por uma oportunidade a terceiro para que este compartilhe alguns dos benefícios, caso a oportunidade ocorra" [1].
    4. Melhorar: “aumentar a probabilidade e/ou o impacto de uma oportunidade" [1] .
    5. Aceitar: “reconhece a sua existência, mas nenhuma ação proativa é tomada" [1].


    Diante disso, analisemos a questão.


    Para o risco de capacitação inadequada dos servidores, foi adota a medida de elaboração e aplicação de um programa de treinamento. Já para o risco de obsolescência dos equipamentos à época da implantação, foi adota a medida de inserir informações do risco na unidade de tecnologia para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e(ou) adequações necessárias.


    Ambos os riscos são negativos, ou seja, são ameaças que precisam ser tratadas com a primeira categoria de estratégias demonstradas anteriormente.  Portanto, as estratégias explorar (Letra C) e compartilhar não são adequadas (Letra E).


    O programa de treinamento é um mecanismo de reduzir a probabilidade de capacitação inadequada uma vez que não elimina completamente a ameaça, pois, por exemplo, o treinamento pode ter uma qualidade ruim. No mesmo sentido, passar informações para acompanhamento e proposições da TI tendem a reduzir o impacto da obsolescência dos equipamentos uma vez que a obsolescência tecnológica é algo natural ao longo do tempo e não foi afirmado que os equipamentos serão trocados antes dela (prevenção).  Portanto, ambas as medidas mitigam os riscos, reduzindo a probabilidade e impacto.  


    Gabarito da professora: LETRA D.


    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Prevenir é quando ainda não ocorreu. E mitigar é quando o risco já ocorre.

    Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto. Pode ser apropriado para ameaças de alta prioridade com alta probabilidade de ocorrência e um impacto negativo importante. A prevenção pode envolver a alteração de algum aspecto do plano de gerenciamento do projeto ou alterar o objetivo em perigo para eliminar inteiramente a ameaça, reduzindo a sua probabilidade de ocorrência a zero. O responsável pelo risco também pode agir para isolar os objetivos do projeto do impacto do risco, caso ocorra. Exemplos de ações de prevenção podem incluir: remover a causa de uma ameaça, prorrogar o cronograma, mudar a estratégia do projeto ou reduzir o escopo. Alguns riscos podem ser evitados pelo esclarecimento de requisitos, obtenção de informações, aprimoramento da comunicação ou aquisição de expertise.

    Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu. Adotar processos menos complexos, fazer mais testes ou escolher um vendedor mais estável são exemplos de ações de mitigação. A mitigação pode exigir o desenvolvimento de um protótipo (ver Seção 5.2.2.8) para reduzir o risco de implementação de um processo ou produto a partir de um modelo de bancada. Quando não é possível reduzir a probabilidade, a resposta de mitigação pode reduzir o impacto pela concentração em fatores que determinam a sua severidade. Por exemplo, a inclusão de redundância em um sistema pode reduzir o impacto de uma falha do componente original.

    Fonte: PMBOK.


ID
3397114
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos, julgue o item.


A estrutura analítica do projeto (EAP) consiste no processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Analítica de Projetos é o documento que decompõe o escopo total de trabalho em partes menores e gerenciáveis .

  • De fato, segundo o PMBOK a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) consiste no processo de decomposição ou de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Dessa forma, decompondo o escopo total de trabalho em partes menores e mais gerenciáveis

    Gabarito: Verdadeiro.

  • O enunciado praticamente transcreveu o conceito constante no PMBOK, por isso está correto!

    O processo de criação da EAP é um dos processos do grupo de planejamento e consiste em decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue. 

    Gabarito: Certo

  • EAP:

    .: Fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue;

    .: Decompõe as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores;

    .: Grupo de processo: Planejamento;

    .: Área de conhecimento: Escopo.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • A EAP organiza e define o escopo total do projeto e

    representa o trabalho especificado na atual especificação do escopo do projeto aprovada". Além

    disso, "o trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são

    chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades

    onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da

    EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não

    a atividade propriamente dita"

  • A questão cobra conhecimento sobre a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

    Conforme o PMBOK, a EAP “é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.  Essa decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar. Nesse contexto, temos o pacote de trabalho que é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados" [1].

    Assim, na EAP, a equipe do projeto realiza detalhamento do escopo total do trabalho de forma a dividi-lo em pacotes de trabalho mais fáceis de gerenciar.


    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).



    Gabarito da Professora: CERTO.
  • A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é a subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.

  • EAP - É uma subdivisão das atividades do projeto que é orientada por entregas.

    GAB: C

  • PENSEM NO ESCOPO COMO UM CORPO, LOGO TODO CORPO TEM SUAS PARTES E ATRAVÉS DO ESCOPO É POSSÍVEL SEPARA-LAS.

  • Gab: CERTO

    Ano: 2018 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão:  Provas: CESPE/ CEBRASPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 5

    Com base no guia PMBOK, julgue o item a seguir. O documento no qual a equipe de projeto decompõe o escopo total do trabalho em partes menores e gerenciáveis é denominado declaração do escopo do projeto. ERRADO. O correto seria a EAP.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A estrutura analítica do projeto (EAP) consiste no processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. - CORRETO


ID
3411046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a gerenciamento de projetos.


Uma das formas de medir o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho é avaliar o índice de desempenho de prazos, que consiste em uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre valor agregado e valor planejado.

Alternativas
Comentários
  • O índice de desempenho de prazos (IDP) é uma medida da eficiência do cronograma em um projeto. É a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). O IDP é calculado dividindo-se o VA pelo VP. Um IDP maior ou igual a um indica uma condição favorável e um valor menor que um indica uma condição desfavorável. Certo

  • Sigla - Identificação

    VP- Valor Planejado

    VA - Valor Agregado

    CR - Custo Real

    ONT - Orçamento no Término

    Sigla - Fórmula - Identificação

    VPr = VA – VP - Variação do Prazo

    VC = VA – CR - Variação do Custo

    VNT = ONT – ENT - Variação no Término

    Sigla - Fórmula - Identificação

    IDP = VA / VP - Índice de Desempenho de Prazo GAB C

    IDC = VA / CR - Índice de Desempenho de Custo

    IDPT = (ONT – VA) / (ONT – VP) Índice de Desempenho Para Completar – Baseado no Prazo

    (ONT – VA) / (ONT – CR) - Índice de Desempenho Para Completar – Baseado no Custo

    FONTE: meus resumos.

  • CERTO.

    Uma medida da eficiência do cronograma em um projeto é a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). O IDP (índice de desempenho de prazos) é calculado dividindo-se o VA pelo VP. Um IDP maior ou igual a um indica uma condição favorável e um valor menor que um indica uma condição desfavorável. Ou seja: IDP = VA/VP.

    Fonte: Estratégia Concursos. Prof. Thiago Rodrigues (gabarito extraoficial)

  • cespe ama cobra

    IDC

    IDP

    VRC

    VRP

    2013

    A variação de custo de um projeto, que é calculada como a diferença entre o valor agregado e o custo real, será negativa quando estiver acima do orçamento.

    Certa

    2017

    Sobre o controle de custos no PMBOK 5, o custo realizado incorrido no trabalho executado de uma atividade, durante um período específico, corresponde ao ....

    2016

    O Instituto Federal do Alto Sapucaí – IFAS tem um projeto de implantação de rede sem fio no campus cujo investimento foi estimado em R$ 100.000,00 (cem mil reais) e o prazo para execução estimado em seis meses. Já se passaram três meses desde o início da execução desse projeto e já foram gastos R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), mas atualmente apenas um terço do campus está atendido com a rede sem fio. Qual é o valor agregado desse projeto do IFAS? 

    Resposta: 33mil

    2013

    O gerenciamento do valor agregado — que representa o custo total do trabalho já executado no projeto — é utilizado, principalmente, para medição de desempenho de custos.

    Errada

  • ÍNDICE DE DESEMPENHO DE PRAZOS (IDP)

    .: Medida de eficiência do cronograma;

    .: Razão entre valor agregado e valor planejado;

    .: Mede o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho;

    .: Mede todo o trabalho do projeto;

    .: MENOR que UM: Atrasado;

    .: MAIOR que UM: dentro do prazo;

    .: Fórmula: (IDP = VA/VP).

    .

    (PMBOK, 6ª ed)

    At.te

    Foco na missão ❢

  • A questão cobra conhecimento do índice de desempenho de prazos (IDP) da técnica de análise de variação utilizada no controle do projeto, a qual avalia as diferenças entre o desempenho planejado e o real.

    Conforme o PMBOK, o IDP “é uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre valor agregado e valor planejado, que mede o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho" [1].

    Assim, o IDP é calculado com a seguinte fórmula:  IDP = VA/VP

    A interpretação dos valores resultantes é realizada conforme a seguir:

    Maior que 1.0 = trabalho adiantado

    Exatamente 1.0 = trabalho no prazo


    Menor que 1.0 = trabalho atrasado

    Diante disso, a questão descreveu corretamente o IDP.


    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Gab: CERTO

    Conforme o PMBOK, o IDP - Índice de Desempenho de Prazos “é uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre valor agregado e valor planejado, que mede o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho".

    Prof. Aline Gonçalves.

  • O enunciado está correto! O índice de desempenho dos prazos (IDP) é uma das técnicas de análise de dados usadas para controlas os custos.

    O índice de desempenho de prazos (IDP) é uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre valor agregado e valor planejado. Mede o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho (PMBOK 6ª ed).

    Gabarito: CERTO


ID
3997663
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O MS-Project pode auxiliar na implementação de diversas áreas e competências do corpo de conhecimentos em gestão de projetos. Quanto a isso e às principais áreas da gestão de projetos que podem ser usadas diretamente no MS-Project, relacione a Coluna X com a Coluna Y.

Coluna X:

(1) Gestão da Integração.
(2) Gestão do Escopo.
(3) Gestão do Tempo.
(4) Gestão de Custos.
(5) Gestão de Recursos Humanos.
(6) Gestão da Comunicação.
(7) Gestão de Riscos.
(8) Gestão da Qualidade.
(9) Gestão de Aquisições.

Coluna Y:

( ) É todo trabalho que deve ser realizado em um projeto.
( ) Permite que se realize esse gerenciamento por meio do cadastramento de informações.
( ) Da mesma forma que a gestão de riscos, é possível configurar tabelas para a definição desse requisito a ser atendido em cada atividade.
( ) Serve como ferramenta que propicia a identificação dos diferentes intervenientes do empreendimento.
( ) É a área da gestão de projetos que possui a menor relação com o MS-Project. Contudo, é possível manter arquivadas, por hyperlinks, na planilha de recursos do programa, as propostas de análise de fornecedores de materiais ou serviços.
( ) Inicia-se logo após a identificação do escopo do projeto e ocorre com a estimativa de durações realizada pelo gerente de projetos.
( ) Com a utilização de diferentes tipos de relatório, é facilitado entre as várias pessoas envolvidas em um projeto.
( ) Pode ser empreendida mediante o auxílio de tabelas específicas para esse fim. Pode inseri-lo com base na alocação de recursos de trabalho (humanos), materiais ou de serviço (terceirizados), como também custos fixos.
( ) Seus campos personalizáveis permitem que o gerente do projeto insira colunas para informar o impacto e a probabilidade de cada um.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Vai fazendo as mais fáceis

    2-( ) É todo trabalho que deve ser realizado em um projeto

    7-( ) Seus campos personalizáveis permitem que o gerente do projeto insira colunas para informar o impacto e a probabilidade de cada um.

  • Gestão do Escopo -> É todo trabalho que deve ser realizado em um projeto. 

    Gestão de Recursos Humanos -> Permite que se realize esse gerenciamento por meio do cadastramento de informações. 

    Gestão de Qualidade -> Da mesma forma que a gestão de riscos, é possível configurar tabelas para a definição desse requisito a ser atendido em cada atividade. 

    Gestão de Integração -> Serve como ferramenta que propicia a identificação dos diferentes intervenientes do empreendimento. 

    Gestão de Aquisições -> É a área da gestão de projetos que possui a menor relação com o MS-Project. Contudo, é possível manter arquivadas, por hyperlinks, na planilha de recursos do programa, as propostas de análise de fornecedores de materiais ou serviços. 

    Gestão de Tempo -> Inicia-se logo após a identificação do escopo do projeto e ocorre com a estimativa de durações realizada pelo gerente de projetos. ( ) Com a utilização de diferentes tipos de relatório, é facilitado entre as várias pessoas envolvidas em um projeto. 

    Gestão de Comunicação -> Pode ser empreendida mediante o auxílio de tabelas específicas para esse fim. Pode inseri-lo com base na alocação de recursos de trabalho (humanos), materiais ou de serviço (terceirizados), como também custos fixos. 

    Gestão de Riscos -> Seus campos personalizáveis permitem que o gerente do projeto insira colunas para informar o impacto e a probabilidade de cada um.


ID
5126365
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São considerados como indicadores de desempenho:


I - Indicadores de produtividade.

II - Indicadores de qualidade.

III - Indicadores estratégicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "D"

    Bons estudos


ID
5155876
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com o objetivo de melhorar a eficiência dos sistemas de água e esgoto, bem como a redução do consumo de energia, foi realizada a elaboração de um projeto com vistas à modernização dos equipamentos eletromecânicos e dos quadros de comandos de tais sistemas. No tocante ao gerenciamento desse projeto, é correto afirmar que, durante o seu planejamento, tem-se

Alternativas
Comentários
  • A definição e refinamento dos objetivos e plano de ação, para alcançar os objetivos.


ID
5156407
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão. Em relação à análise de processos, analise as afirmativas abaixo.

I Os estudos etnográficos podem ser utilizados na coleta de dados para análise de processos.
II A identificação dos stakeholders deve ser feita no momento inicial de análise dos processos.
III As atividades realizadas durante as etapas de um processo são independentes e não se repetem até o seu término.
IV Antes de iniciar a análise dos processos, o gestor deve implantar ações que estimulem o comprometimento de todos com as atividades.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • D) II e IV


ID
5198971
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O monitoramento dos processos e o comparativo dos resultados obtidos com os resultados esperados permitem avaliar se os objetivos traçados estão sendo alcançados. A isso, damos o nome de controle. Com os resultados em mãos, podemos tomar medidas corretivas ou aprender com nossos erros e acertos. Quanto ao tempo, é possível classificar os processos de controle nos seguintes tipos:

Alternativas
Comentários
  • A) Preventivos, simultâneos e posteriores.


ID
5306188
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere aos conceitos da Gerência de Projetos, se um funcionário da EMGEPRON está trabalhando nas atividades relacionadas ao levantamento de requisitos e na elaboração das especificações de estimativas de um projeto, conclui-se que esse funcionário se encontra no grupo de processos de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Grupo de Processos de Planejamento: O(s) processo(s) realizado(s) para definir o escopo do projeto, refinar  os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. 

    Alguns dos processos do planejamento:

    • 5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo
    • 5.2 Coletar os Requisitos
    • 5.3 De�finir o Escopo
    • 5.4 Criar a EAP

    FONTE: PMBOK 6

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os grupos de processos de gerenciamento de projetos. Neste caso, assinalemos a alternativa que mostra o grupo a que pertencem as atividades mencionadas no enunciado.

    O grupo de processos de planejamento consiste dos processos realizados para estabelecer o escopo total do esforço, definir e refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. Inclui os seguintes processos:

    • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
    • Planejar o gerenciamento do escopo;
    • Coletar os requisitos;
    • Definir o escopo;
    • Criar a estrutura analítica do projeto (EAP);
    • Planejar o gerenciamento do cronograma;
    • Definir as atividades;
    • Sequenciar as atividades;
    • Estimar as durações das atividades;
    • Desenvolver o cronograma
    • Planejar o gerenciamento dos custos;
    • Estimar os custos;
    • Determinar o orçamento;
    • Planejar o gerenciamento da qualidade;
    • Planejar o gerenciamento dos recursos;
    • Estimar os recursos das atividades;
    • Planejar o gerenciamento das comunicações;
    • Planejar o gerenciamento dos riscos;
    • Identificar os riscos;
    • Realizar a análise qualitativa dos riscos;
    • Realizar a análise quantitativa dos riscos;
    • Planejar respostas a riscos;
    • Planejar o gerenciamento das aquisições;
    • Planejar o engajamento das partes interessadas.

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
5307358
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Técnica de coleta de dados que envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados, ou dos padrões de qualidade do projeto, com as de projetos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. Pode existir dentro de uma organização executora ou fora dela, ou pode estar dentro da mesma área ou em outra área de aplicação. Permite a realização de analogias a partir de projetos em outra área de aplicação ou em diferentes setores. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

    Os indicadores são a base do benchmarking e correspondem aos critérios que devem ser entendidos e interpretados de modo a refletir de forma fiel o processo a ser acompanhado.

    FONTE: https://escritoriodeprojetos.com.br/benchmarking

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas que podem ser usadas no gerenciamento de projetos. Neste caso, assinalemos aquela que é descrita no enunciado.

    BENCHMARKING

    Benchmarking, ou padrão/ponto de referência, é uma técnica que faz comparações e busca imitar as organizações que tenham práticas exemplares, sejam elas do mesmo ramo de negócios ou não, concorrentes ou não. O ideal desta ferramenta é a busca das melhores práticas de gestão de modo a ganhar vantagem competitiva.

    Como ensina Maximiano (p.372, 2018), “O benchmarking é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos”.

    O uso desta técnica possui cinco etapas. São elas:

    Planejamento: é a etapa responsável por definir a pesquisa das melhores práticas. Nesta etapa, os procedimentos essenciais são:

    ·        Seleção do produto a ser comparado;

    ·        Seleção do marco de referência: com quem comparar?

    ·        Definição do método de obtenção de dados.

    Análise: aborda a coleta, estudo e interpretação dos dados sobre a organização selecionada como marco de referência. Aqui acontecem as seguintes atividades:

    ·        Entendimento das práticas do marco de referência;

    ·        Determinação das diferenças.

    Integração: é onde ocorre a utilização das informações para definir as modificações no produto ou processo comparado. Os seus procedimentos típicos são:

    ·        Obter aprovação das informações obtidas;

    ·        Comunicar as informações d benchmarking a todos níveis organizacionais.

    Ação: é o momento de implementação das práticas. Aqui acontecem as atividades de:

    ·        Colocação em prática dos resultados obtidos;

    ·        Avaliação contínua da implementação;

    ·        Previsão de modificações;

    ·        Comunicação do progresso.

    Maturidade: é o resultado da implementação das melhores práticas. Um dos seus indicativos é o interesse de outras organizações ou produtos copiados. Nesta fase também há o interesse contínuo de aprimoramento com base nas melhores práticas. Uma empresa madura pratica o Benchmarking continuamente.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
5315905
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando uma visão geral do Gerenciamento da Qualidade, é possível afirmar que os processos são:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o gerenciamento da qualidade do projeto e seus processos. Vejamos qual das alternativas apresenta os processos do gerenciamento da qualidade.

    Segundo as disposições do Guia PMBOK6, "o Gerenciamento da Qualidade do Projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas. O Gerenciamento da Qualidade do Projeto também oferece suporte às atividades de melhoria contínua de processos quando realizadas em nome da organização executante."

    Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:

    • Planejar o Gerenciamento da Qualidade: processo de identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, e documentar como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.

    • Gerenciar a Qualidade: processo de transformar o plano de gerenciamento da qualidade em atividades da qualidade executáveis que incorporam no projeto as políticas de qualidade da organização.

    • Controlar a Qualidade: processo de monitorar e registrar resultados da execução de atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar o desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam as expectativas do cliente.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)/Project Management Institute. Sexta edição. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017

  • 5 – Qualidade = incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas.

    5.1 – Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e suas entregas, e de documentação de como o projeto demonstrará conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.

    5.2 – Gerenciar a Qualidade ou Garantia da Qualidade

    Traduzir o plano de gerenciamento da qualidade em atividades da qualidade executáveis que incorporam as políticas da qualidade da organização no projeto.

    5.3 – Controlar a Qualidade

    Monitorar e registrar resultados da execução das atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam as expectativas do cliente.

    Verificar se as entregas e o trabalho do projeto cumprem os requisitos especificados pelas principais partes interessadas para aceitação final.

    Tirando o da Integração todos começando com a Planejar o Gerenciamento do '' Determinada área ''

    GAB C

  • GABARITO C

    Gerenciamento da Qualidade do projeto: Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

    8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade;

    8.2 Gerenciar a Qualidade;

    8.3 Controlar a Qualidade;

    FONTE: PMBOK 6


ID
5315914
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Plano de gerenciamento da qualidade, definições operacionais, check list, entradas de informações para outros processos, são saídas de informações do:

Alternativas
Comentários
  • B) Planejamento da Qualidade

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o Guia PMBOK 1. Neste caso, assinalemos a alternativa que área se referem as saídas descritas no enunciado.

    Consoante o PMBOK 1, "o planejamento da qualidade envolve identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. Ele é um dos processos-chave facilitadores durante o planejamento do projeto e deve ser executado regular e paralelamente aos outros processo do planejamento do projeto."

    Entradas

    • Políticas de qualidade
    • Declaração do escopo
    • Descrição do produto
    • Padrões e regulamentações
    • Saídas de outros processos

    Ferramentas e técnicas:

    • Análise de custo/benefício
    • Benchmarking
    • Fluxogramação (Flowcharting) .
    • Projeto de experimentos

    Saídas

    • Plano de gerência da qualidade
    • Definições operacionais
    • Checklists
    • Entradas para outros processos

    Tendo dito isso, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — primeira edição


ID
5376775
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item.


No programa de melhoria contínua, o estudo‐piloto da melhoria prescinde da análise do método atual e da identificação dos benchmarks.

Alternativas
Comentários
  • Prescinde não! A análise do método atual e da identificação dos benchmarks é imprescindível;

    Prescinde = dispensável;

    Gab: Errado.

  • Processo de melhoria da qualidade

    1 - Escolha de uma área de melhoria

    2 - Definição e organização da equipe de trabalho

    3 - Identificação dos brenchmarks

    4 - Análise do método atual

    5 - Desenvolvimento de um estudo piloto

    6 - Implementação das melhorias