SóProvas


ID
1173580
Banca
FUMARC
Órgão
DPE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 22 da CF. Compete privativamente à União legislar sobre:

    II - desapropriação;


    B) Art. 182, §4º, da CF. 

    § 4º - É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento,   sob pena, sucessivamente, de:

    I - parcelamento ou edificação compulsórios;

    II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo;

    III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.


    C) Art. 6º  da LC 76/93. O juiz, ao despachar a petição inicial, de plano ou no prazo máximo de quarenta e oito horas:

    I - mandará imitir o autor na posse do imóvel;  


    D) Art. 243. As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.


    E) Art. 2o do DL 3365/41. Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.

  • COMPETÊNCIA:


    Legislativa: é privativa da União;


    Declaratória: da União, estados, DF e municípios, exceto na desapropriação por interesse social para fins de reforma agraria (PRIVATIVA DA UNIÃO);


    Executória: AMPLA. Além das pessoas políticas, são legitimadas as entidades da administração indireta, desde que haja autorização em lei ou contrato.