- ID
 - 1173697
 - Banca
 - FUNDEP (Gestão de Concursos)
 - Órgão
 - COPANOR
 - Ano
 - 2014
 - Provas
 - Disciplina
 - Português
 - Assuntos
 
DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS 
Tente  imaginar esta cena: homens, animais e  florestas convivendo em harmonia.  Os  homens  retiram  das  plantas  apenas  os  frutos  necessários  e  cuidam  para  que  elas  continuem frutificando; não matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios  e não enchem de fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o  ambiente  em  que  vivem,  bem  como  as  influências  que  uns  exercem  sobre  os  outros,  estão em equilíbrio. (...)
Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das  florestas,  mas  também  evitar  uma  de  suas  piores  consequências:  a morte  e  o  desaparecimento  total de muitas espécies animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a  lista oficial  das  espécies  que  estão  desaparecendo  já  chega  a  86  (dentre  elas,  a  anta,  a  onça,  o  mico-leão, a ema e o papagaio). 
E a extinção desses animais acabará provocando o desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um deles faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento do número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus três inimigos naturais – o dourado, a ariranha e o jacaré.  
(Nosso Brasil, 2002) 
Leia o trecho. 
“Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas,  mas  também  evitar  uma  de  suas  piores  consequências:  a morte  e  o  desaparecimento  total de muitas espécies de animais.”   
 O conetivo sublinhado nesse trecho transmite a ideia de