-
nunca vi um pronome com "se" no final, se alguém souber explicar ai.
-
Mas como a B poderia estar correta? Antes de verbos a crase não é proibida? Se alguém souber, peço a gentileza de explicar.
-
PO**A!!!! Que está acontecendo com o QC??? Ninguém revisa essas questões antes de incluí-las aqui, não??? Onde já se viu crase antes de verbo estar correto???
-
Venho perdendo um tempo precioso de estudo com questões equivocadas como essa. Me perdoe QC, mas como assinante, me vejo obrigado a migrar para a concorrência. É minha última temporada de permanência no site. Sou concurseiro, mas não sou palhaço!
-
De acordo com o gabarito oficial do referido concurso, a alternativa correta é a "D", como eu havia previsto, e não a, escandalosamente errada, "B". Cuidado QC!!!
a) Me ajudem a salvar o Planeta Terra! Isso implica num esforço de todos. Ênclise. b) O autor pôs-se à imaginar um mundo ideal. A crase é proibida diante de verbo. c) Prefiro muito mais o homem pacificador do que o homem predador. Pleonasmo. d) Este é o ideal com que sonhei e a que sempre aspirei. Correta!
-
E essa crase antes de verbo no infinitivo?
-
antes de verbo nao há crase... pois sé na frase houvesse preposição, mesmo assim antes de um verbo não poderia haver artigo, senão iria substantivar o termo, o que não é o caso. não entendi essa questão...o porquê da crase?
-
Tem cidadão que não tem 100 questões feitas no QC reclamando de gabarito, aff...
-
Caso teja errado,o erro da letra ''C'' devido à regência do verbo ''Preferir'',por exemplo,''Prefiro o feijão ao macarrão''
-
Aspirei A
Sonhei com
Me corrijam se eu estiver errado.
-
quem sonha, sonha COM algo
&
quem aspira (no sentido de almejar; alcançar), aspira A algo
Bons estudos!
-
-
A - Não se pode começar frase com pronome oblíquo.
B - Não é permitido crase diante de verbo.
C - O verbo preferir não admite intensificadores. Uma coisa é preferida e a outra preterida. Ex.: 'Prefiro televisão a rádio' ou 'Prefiro a televisão ao rádio'.
D - Correta.
-
Gente, esta questão deveria ser anulada, já que o pronome Este se refere ao presente, o certo seria Esse que aponta para o passado já que o verbo esta no passado... por isso não vejo alternativa correta nesta questão
-
Aspirar
sentido de cheirar é VTD e não pede preposição. Aspirava o aroma das flores.
sentido de desejar é VTI e pede a preposição a . As pessoas aspiram à felicidade.
-
Marcita, eu pensei assim: Esse aí, Este aqui e Aquele lá. Dessa forma a d estaria correta mesmo, pois Este ideal aqui. Não sei se está correto meu raciocínio, mas pensei assim.
-
Para quem teve dificuldade com o pronome Este:
Algumas bancas (FUNDEP por exemplo) considera o Este/Esta/Isto como anáfora e catáfora!!! Porém Isso/Essa/Esse será sempre anafórico...
Resumindo:
Isto/Esta/Este = Anafórico ou Catafórico
Isso/Essa/Esse = Anafórico
obs: nem todas as bancas consideram isso.
-
A alternativa A contém dois erros: não se inicia frase com pronome oblíquo; implicar é VTD.
-
LETRA D
-
Uma das melhores questões que esta banca elaborou até agora (daquelas que fiz) ... mix de vários conteúdos ... crase, regência verbal, colocação pronominal.
-
Até que enfim uma questão inteligente !!!!!
-
Quanto à letra C: "Prefiro muito mais o homem pacificador do que o homem predador."
O erro é duplo: quem prefere, prefere e pronto, como já disseram abaixo nos comentários, ou seja, não admite intensificador, apesar de ser comum na língua falada (coloquial).
O segundo erro é que quem prefere "prefere algo a outro algo":
"O verbo preferir em si já indica uma comparação e o significado de preferir é gostar mais, dar preferência a algo em relação a outra coisa. Normalmente usamos o verbo preferir para expressar uma escolha.
O verbo preferir é bitransitivo, tem objeto direto e objeto indireto. Mas o que introduz o objeto indireto é a preposição – a – e não a expressão – do que."
Explicação da professora Maria Lucia Campos, para ver a explicação completa, só copiar o link:
http://portuguesonline.net/preferir-e-seguido-de-a-ou-do-que/