-
uma cultura forte tem o condão de condicionar uma organização, inclusive podendo exercer um papel que seria de um regulamento formal (normas, regimentos)
-
Muito boa a questão. A principal função de uma cultura organizacional é diferenciar as empresas de um modo geral.
Questão correta é letra A.
-
Muito boa a questão. A principal função de uma cultura organizacional é diferenciar as empresas de um modo geral.
Questão correta é letra A.
-
Ambas as afirmativas estão corretas.
O colega que afirmou que não dá pra afirmar se uma cultura é boa ou ruim, está errado (na minha opinião). De acordo com Rennó, "a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização."
Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. [...] Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mais forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
Gabarito: A.
Fonte: Rodrigo Rennó - Administração Geral para Concursos.
-
Pessoal, fiquem com dúvida! Alguém me ajuda?
Pelo que entendi, cultura forte condiciona a maioria dos colaboradores. Entretanto, o fato dela direcionar os mesmos para equipes multifuncionais em ambientes criativos vai depender se a empresa prega isso enquanto cultura, ou seja, se a empresa tem cultura adaptativa ou conservadora. Para mim, a alternativa correta seria apenas a II. Porque a I está certa?
-
No meu entendimento a afirmação 1 está certa e a 2 também, mas não acho que a 1 explica a 2, porque não tem nenhum vínculo uma com a outra, mas acho melhor ver no gabarito oficial, porque eu acho que está errada.
-
Discordo do Wilson Junior Rosa dos Santos a cultura organizacional pode sim ser avaliado como boa ou ruim, e quando fala que uma cultura organizacional forte sim visa realmente a melhorar, eu entendo que forte de influências, uma coisa forte nunca vai ser para o mal ainda mais o forte predomina em relação ao fraco que não tem forças para se manter.
-
Cultura Forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. O tamanho da Organização , a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns dos fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
-
Segundo o livro de Gestão de Pessoas do Chiavenato (2010), pág. 49, dentro da variação das características da velha Gestão de Pessoas para a nova, encontra-se a mudança da "Preservação da cultura organizacional" para a "Inovação e mudança cultural", logo, o desenvolvimento das modernas técnicas de GP contraria a ideia de que o sucesso organizacional depende de uma cultura forte.
Está bastante assentada a noção de que a criatividade e o envolvimento dependem da existência de uma ambiente que favoreça a existência da diversidade e da autonomia dos funcionários, por isso, a simples manutenção dos valores e modelos mentais, ou cultura forte, não pode resultar em desenvolvimento sustentável.
Tudo o que trata dos benefícios da existência de conflitos trata exatamente disso.
Em relação a ética, não a nada que à vincule necessariamente com a manutenção da cultura, pode existir uma cultura forte que nem diga respeito ao comportamento ético.
A questão está errada!
-
Uma cultura organizacional forte também pode causar inibição da criatividade.
-
Concordo com os colegas no sentido que, existem organizacões tradicionais (funcionais, burocráticas e hierarquizadas) que possuem a cultura forte. A classificacão como cultura forte ou fraca não está ligada ao critério de departamentalizacão ou tipo de organizacão (neste caso a matricial). Não entendi...para mim só o item 2 está correto...A paz...
-
Entendo que a alternativa I responde a II porque nem todas as culturas têm o mesmo impacto sobre os funcionários: A cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos
seus funcionários e gera um desempenho superior para a
organização, ao contrário da empresa que possui uma cultura não tão forte, são acometidas de desinteresse e rotatividade.
entendi assim, mas também respeito as opiniões contrárias.
gab: A
-
UMA DÚVIDA: cultura forte promove a inovacão? Ela se torna mas resistível às muduncas não?
obs: estou sem o c cedilhas, desculpas!
-
Letra: A
A I explica a II sim. Vejam:
-----------------------
" I. Uma cultura FORTE condiciona uma organização a ter melhor envolvimento de funcionários em equipes multifuncionais em um ambiente criativo de inovação e conduta ética. "
" II. Apesar de todas as organizações terem cultura , nem todas as culturas têm o mesmo impacto sobre os funcionários, pois algumas têm valores que são amplamente respeitados (Cultura FORTE), enquanto outras são acometidas de desinteresse e rotatividade.(Cultura FRACA) "
------------------------
Logo, uma explica a outra, pois na Primeira ele da um exemplo de vantagem da Cultura Forte, e na segunda ele "compara" a Forte com a Fraca, e mostra uma desvantagem da cultura Fraca.
------------------------
Abraços!!!
-
Cultura Forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e
compartilhados pelos seus membros. O tamanho da Organização , a
rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns dos
fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
Culturas fortes: Seus valores são compartilhados
intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e
expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre
aquelas que ostentam culturas fortes.
Culturas fracas: São
culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa
pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração
comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes
corporações tem para mudar sua cultura.
-
Para mim, somente a II está correta. Pois uma cultura forte não adptativa pode impedir a inovação. Será uma cultura burocrática, com foco no conservadorismo e centralização.
-
A meu ver a 2 é uma ressalva da 1, logo, não há como explicar a 2 (as razões disso acontecer) utilizando a 1 (que é uma constatação geral). Enfim, segue o bonde.