SóProvas


ID
1174045
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, considera-se adequado o serviço público que satisfaz as condições de

Alternativas
Comentários
  •    Art. 6o Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

            § 1o Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.


  • GABARITO: LETRA C

    Art. 6o Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

      § 1o Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

  • Quais são os requisitos mínimos para que um serviço público seja considerado adequado?

     

     

    1) Regularidade: obediência a um padrão de qualidade. Devem funcionar de acordo com um conjunto de normas previamente previstas (em lei ou contrato de prest de serviços);

     

    2) Continuidade: a regra é que o serviço público não pode ser interrompido/paralisado sem justa causa, por visar a satisfação do bem-estar social (existem 3 exceções);

     

    3) Eficiência: observância de padrões mínimos de eficiência (na qualidade e na quantidade). A atividade administrativa deve ser exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, evitando qualquer tipo de desperdício;

     

    4) Segurança: evitar riscos ou prejuízos à coletividade;

     

    5) Atualidade: equipamentos e técnicas modernas/atualizadas e por pessoal devidamente habilitado;

     

    6) Generalidade (universalidade): o atendimento deve ser realizado sem discriminação a todos os que se situem na área abrangida pelo serviço, desde que atendam a requisitos gerais e isonômicos. É considerando uma atividade erga omnes, devendo ser prestado, portanto, de forma indistinta.

     

    7) Cortesia na prestação: tratar as pessoas com urbanidade

     

    8) Modicidade das tarifas: quando o serviço for prestado por particular, este precisa ser remunerado mediante tarifa. Esta, porém, precisa ser equilibrada/razoável, vedada a obtenção de lucros extraordinários.

     

  • RESPOSTA C

    >>Segundo as disposições expressas da Lei de Concessão e Permissão de Serviços Públicos (Lei nº 8.987/95), é adequado o serviço que satisfaz: B) as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas

    >>Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários. Nesse sentido, a Lei n. 8.987/1995 define os requisitos de um serviço adequado. Essa lei apresenta entre outros requisitos: A) regularidade, continuidade e atualidade.

    A) continuidade, eficiência, imperatividade, segurança jurídica, gratuidade, impessoalidade e moralidade.

    B) regularidade, eficácia, segurança, modernidade, generalidade, cortesia na sua prestação e gratuidade.

    C) regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

    D) eficácia, segurança jurídica, gratuidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, amplitude e observância do tratamento prioritário.

    E) continuidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, devido processo legal, presunção de legitimidade e amplitude.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.987 de 1995.

    Tal lei dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências.

    Dispõe o artigo 6º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 6º Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

    § 1º Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

    § 2º A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.

    § 3º Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

    I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,

    II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

    § 4º A interrupção do serviço na hipótese prevista no inciso II do § 3º deste artigo não poderá iniciar-se na sexta-feira, no sábado ou no domingo, nem em feriado ou no dia anterior a feriado."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que a única alternativa a qual se encontra em consonância com os princípios expressos no § 1º, do artigo 6º, da lei 8.987 de 1995, é a letra "c". Frisa-se que, nas demais alternativas, encontram-se expressos princípios os quais não encontram previsão legal, no sentido de guardarem relação com um serviço público considerado adequado.

    Gabarito: letra "c".