SóProvas


ID
1174300
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coxinhas: uma nova geração de mauricinhos, ou apenas um novo nome para eles?

A cada tanto aparecem “novos” tipos. Não estou falando necessariamente sobre segmentos novos, daqueles que fazem época e mudam o modo de pensar, como os hippies, os punks e alguns outros grupos, que sintetizaram o comportamento de uma época, mudaram o modo de ser, de se vestir e de se comportar e foram incorporados de tal forma que, passadas décadas de seu surgimento, ainda são relevantes no modo de vida atual. Outros são menos expressivos, como, por exemplo, o metrossexual, que, apesar de não “mudarem o mundo”, passaram a ter maior compreensão sobre o “lado feminino” do homem e, por outro lado, deram origem a outras vertentes, o ubersexual - metro exagerado e, também, o retrossexual - a volta do macho, em contraponto à “frescura” do metrossexual.
Segue então a “novidade” atual: os coxinhas. Na minha opini- ão, apenas uma evolução dos “janotas”, almofadinhas, burgueses, mauricinhos e outras denominações em geral para um grupo de pessoas que normalmente tem dinheiro - ou aspira ter e se comporta como se já tivesse, e que incorpora os modismos dos “alternas”. O ponto alto da matéria, na minha opinião, é quando o entrevistado diz que “Agora tem uma marca que é a do coxinha que pensa que é descolado, que ainda está “no armário”, que é a Osklen”. Será que é isso mesmo?

ROBIC, André. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2014. (Adaptado).

No texto, há constante emprego de aspas, com funções distintas. Ao destacarem os termos “novo” e “novidade”, as aspas produzem um efeito de sentido de

Alternativas
Comentários
  • qual motivo de não poder ser ironia?


  • Achei que fosse ironia “novidade” atual, “novos” tipos! : eu hein cada uma !

  • assertiva correta: b) discordância.

  • Também não entendi por que não pode ser ironia!

  • questão com 2 respostas, veja: ironia é expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.

  • Este gabarito, possivelmente, está errado. Acontece, às vezes!

  • Jurava que era ironia. aff

  • Galera, sem sentido mesmo essa resposta!

    Só acertei ela porque segui o raciocínio da resposta da questão  Q391429 onde trazia como certa: os nomes dos grupos sociais mudam, mas os conceitos permanecem, ou seja, o autor discorda que houve a criação de uma nova geração e sim somente uma remodelagem.

  • questão besta, mal elaborada. 

  • Mas ao dizer que os nome é novo, quando na verdade a ideia é antiga ele não está sendo irônico?

  • Concordo com a Concurseira convocada, mostrar algo que você discorda com outras palavras pode ser tanto discordância quanto ironia, eu coloquei discordância por causa do título Coxinhas: uma nova geração de mauricinhos, ou apenas um novo nome para eles?

    Fica claro que ele discorda que os coxinhas são novidade, mas pra mim não deixa de ser ironia o emprego das aspas. 

  • Não vejo o porquê de não ser também ironia.

  • Ou seja,  "bem apropriada" e "oportuna" essa questão para averiguar os conhecimentos da língua portuguesa. :-p


  • Quando o autor fala "novos" ele está apenas reproduzindo a ideia que chegou até ele, porém, logo depois ele começa a desenvolver um raciocínio que de fato mostra sua posição quanto  a isso: o grupo intitulado coxinhas não é algo novo, apenas possui uma nova nomeclatura.

     

    Na outra parte, quando ele coloca em destaque "frescura", novamente ele não concorda com tal afirmação que chegou até ele. Isso é observado um pouco antes, quando ele nos fala que apesar dos metrossexuais não possuirem tanta visibilidade - em compração com os hippies, por exemplo - eles contribuiram com um maior entendimento do homem com seu lado feminino (isso pode até ter tido efeito sobre a cultura machista e preconceituosa na qual estamos inseridos).

     

    Bem, entendi dessa forma. Espero ter ajudado.

     

    Letra B