A maior taxa de redesconto faz com que o Bacen cobre mais pelo empréstimo concedido aos bancos comerciais. Estes, por sua vez, aumentarão suas taxas de juros, já que terão menos dinheiro disponível do Bacen. Esse aumento de juros diminui a possibilidade de crédito à população, o que diminuirá o consumo e, além disso, fará com que as pessoas deixem seu dinheiro no banco, pois o rendimento vindo da taxa de juros elevada será maior. Com tudo isso ocorrendo, percebe-se que haverá maior concentração de moeda nos bancos (proporção de reservas) e, consequentemente, menor oferta de moeda à população, reduzindo sua liquidez no mercado. Essas são características de política monetária restritiva.
FALSO.
O aumento da taxa de redesconto REDUZ a oferta monetária! (pois estimula a manutenção de reservas).
==> Lembrando que TAXA DE REDESCONTO é a taxa de juros que o Bacen cobra em seus empréstimos aos bancos comerciais.
==> Se a taxa cobrada pelo BACEN for baixa (em relação à taxa de juros de mercado), os bancos comerciais têm forte estímulo a emprestar o máximo possível.
==> O mesmo acontece se a taxa de redesconto for ALTA, pois assim reduz a oferta monetária, pois estimula a manutenção de reserva por parte dos bancos.
==> Só lembrando que TAXA DE REDESCONTO é um dos instrumentos de controle monetário do Banco Central. Alias, os instrumentos de controle monetário são:
i. reservas compulsórias;
ii. empréstimos de liquidez e taxa de redesconto;
iii. operações de mercado aberto.
Fonte: Gremaud