SóProvas


ID
117463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Considerando essa teoria, julgue os itens
que se seguem.

A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

Alternativas
Comentários
  • A demanda por moeda de fato se reduz, pois o meio de pagamento mudou de papel moeda como conhecemos para cartão de crédito.
  • A questão é que a demanda por moeda para transações se reduz, já que o pagamento pode ser realizado somente no próximo mês. Sendo assim, as pessoas podem transferir seus recursos de depósitos à vista nos bancos para depósitos à prazo, como a poupança, fazendo com se reduza o M1.

    A questão está correta.
  • Não concordo muito. A quantidade de moeda a ser utilizada será a mesma, apenas numa data fixa. No longo prazo, os fluxos de caixa serão mensais, ou seja, todo o mês haverá busca por moeda...

  • Meu deus. Questão ridícula. Não é porque mudou de dinheiro "vivo" pra moeda digital que houve diminuição da demanda.

    Quando o Banco Central lançou o PIX foi uma politica monetária contracionista então? Que vergonha dessa banca... Tomara que o examinador que fez essa questão já tenha aposentado.

  • Cuidado pessoal.

    Muitos comentários equivocados.

    (uma sugestão àqueles que não são da área: se não tiverem certeza, não comentem, pois isso só atrapalha)

    A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

    CERTO - O uso de cartões de crédito é um sinal de DESENVOLVIMENTO do sistema bancário, pela substituição dos meios de pagamentos (SAMPAIO, 2018, p. 646), que facilita a conversão das aplicações em moeda. Isso aumenta a velocidade moeda (V), pois mais transações são possíveis de serem realizadas com tais substitutos, o que reduz a demanda por moeda (M). Todo esse raciocínio é embasado tanto na fórmula da TQM (clássica) como na de Keynes (ambas abaixo):

    M = (1/V) . P . Y. (TQM: formulação clássica)

    M = (1/V) . Y - n . i (Keynes)

    Quanto maior V, menor M.

    GABARITO: certíssimo.

    Bons estudos!