SóProvas


ID
1174696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O poluente aéreo, que é um gás incolor, de forte odor, altamente solúvel em água, formando ácido sulforoso que provoca asfixia intensa e causa prejuízo aos humanos, fauna, flora e materiais, além de ser o principal componente da chuva ácida, é o

Alternativas
Comentários
  • Óxido de nitrogênio (NO) e os dióxidos de enxofre (SO2) são os principais componentes das chuvas ácidas.

  • Gabarito: a.

    O dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre; a sua fórmula química é . É um gás denso, incolor, não inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante.

    É produzido naturalmente pelos vulcões e em certos processos industriais. Na indústria, o dióxido de enxofre serve sobretudo para a produção de ácido sulfúrico, que possui numerosas aplicações como produto químico. É obtido a partir da combustão de enxofre ou de pirites. É ainda um gás emitido na queima de combustíveis em veículos e indústrias juntamente com óxidos de carbono (CO e ), e de nitrogênio. É, juntamente com o dióxido de azoto (), um dos principais causadores da chuva ácida, pois, associado à água presente na atmosfera, forma ácido sulfuroso. Por ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente limita-se o teor de enxofre presente nos combustíveis de modo a diminuir a emissão desse gás.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_enxofre.

  • Os óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) são os principais responsáveis pela chuva ácida. A diferenciação de qual poluente se trata, se dá pelo fato da questão fazer referência ao poluente aéreo que ao entrar em contanto com água forma o ácido sulfuroso, logo a resposta será o dióxido de enxofre. 

    SO2 (dióxido de enxofre) + H2O (água) --> H2SO3 (ácido sulfuroso)