SóProvas


ID
1174699
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei Federal nº 12.187, de 29/12/2009, institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e dá outras providências. Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas a reduzir suas emissões projetadas até 2020 em um percentual dentro de uma faixa meta.

O Brasil cumpriria esse objetivo de forma mais eficiente economicamente se o percentual de redução obtido fosse de

Alternativas
Comentários
  • LEI 12.187/2009

    Art. 12.  Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional
    voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com
    vistas em reduzir entre 36,1% (trinta e seis inteiros e um décimo por cento) e
    38,9% (trinta e oito inteiros e nove décimos por cento) suas emissões projetadas
    até 2020.

  • Mais "eficiente economicamente" seria se ele não reduzisse tanto as emissões, essa questão pode gerar diversas interpretações. Ou a eficiência estaria apenas em usar um número inteiro?

  • Ao meu ver essa questão deveria ser anulada, apesar que eu sabia da resposta correta baseada na PNMC. Mas, colocando a palavra "economicamente" muda tudo, pois teriamos que esquecer a Lei e simplesmente ver a lógica, que claro, poderiamos fazer investimentos cada vez menores e a emissão seria maior. Por que razão os EUA não querem assumir o protocolo? R. Ganho econômico

  • Para alcançar os objetivos da Política Nacional sobre Mudança no Clima (PNMC), o país adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas a reduzir entre 36,1% e 38,9% sua emissões projetadas até 2020.

    Respostas A, B e C não atingem o objetivo.

    Resposta E atinge o objetivo mas não é necessário passar dos 38,9%. Seria economicamente inviável atingir 48%.

    Resposta D atinge o objetivo dentro do esperado e é economicamente mais viável e eficiente que os 48%. Poluir menos significa mais investimento. Essa é a lógica.

  • Questão estranha...

  • Violenta

  • Temos que pensar que a faixa de 36,1 a 38,9 já foi traçada levando em conta todas as variáveis possíveis e, em tese, o país conseguiria essa redução eficientemente, sem tantos reflexos negativos na economia. Desse modo, a "forma mais eficiente economicamente" vai ser aquela dentro dessa faixa (cumpre a meta e não mexe no planejamento econômico), o que dá a única resposta letra D.

  • Se hoje fosse 2020, 37% estaria na faixa de 36,1 a 38,9

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 12.187

    Art. 12.  Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas em reduzir entre 36,1% (trinta e seis inteiros e um décimo por cento) e 38,9% (trinta e oito inteiros e nove décimos por cento) suas emissões projetadas até 2020. 

  • Por mais que seja exótico, me ajudou a lembrar do valor, gravar que eles representam aproximadamente a temperatura corporal: 36,1 a 38,9%. Assim já eliminariamos todas as respostas erradas.