SóProvas


ID
1174777
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, conhecido pela sigla GHS, objetiva a gestão segura dos produtos químicos por meio da padronização da comunicação dos perigos físicos à saúde humana e ao meio ambiente, do conhecimento de suas características e propriedades principais, e dos meios para controlá-los. Nesse sentido, associe a classe dos perigos abaixo com as respectivas características e/ou propriedades, conforme definição preconizada pelo GHS.

I - Líquidos ou sólidos oxidantes
II - Substâncias autorreativas
III - Substâncias explosivas

P - São termicamente instáveis, propensos(as) a sofrer uma decomposição fortemente exotérmica, mesmo sem a participação de oxigênio.
Q - Por si sós são capazes de, por reação química, produzir gás a uma temperatura e pressão tais e a uma velocidade tal, que cause danos às redondezas.
R - Apesar de não serem combustíveis, podem, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material.
S - Mesmo em pequenas quantidades, têm propensão à ignição em até cinco minutos após entrarem em contato com o ar.

As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • I - R

    Líquidos oxidantes: substância que, apesar de não ser combustível, pode, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material. Substâncias e misturas dessa classe de perigo são designadas para uma das três categorias de perigo com base em resultados de testes (Teste O.2 da ONU) que medem o tempo de ignição ou tempo de aumento de pressão comparado com misturas definidas.

    Sólidos oxidantes: substância que, apesar de não ser combustível, pode, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material. Substâncias e misturas dessa classe de perigo são designadas para uma das três categorias de perigo com base em resultados de testes (Teste O.1 da ONU) que medem o tempo de queima e são comparados com misturas definidas. Atualmente, diversos sistemas de comunicação de perigos no local de trabalho incluem oxidantes (sólidos, líquidos e gases) como uma classe de produtos químicos.

    II - P

    Substâncias auto-reativas: são líquidos ou sólidos termicamente instáveis, propensos a sofrer uma decomposição fortemente exotérmica, mesmo sem a participação de oxigênio (ar).

    III - Q

    Explosivos: Uma substância ou mistura explosiva é um sólido ou líquido que, por si só, é capaz de, por reação química, produzir gás a uma temperatura e pressão tais e a uma velocidade tal que cause danos às redondezas. Substâncias pirotécnicas estão incluídas nesse critério, mesmo quando não gerem gases. Uma substância ou mistura pirotécnica é projetada para produzir efeito por calor, luz, som, gases ou fumaça, ou por uma combinação desses efeitos, como resultado de reações químicas não detonantes e auto-sustentadas.


    A outra alternativa (S) referia-se aos líquidos ou sólidos pirofóricos.


    Fonte: O QUE É O GHS ? Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. ABIQUIM/DETEC, 2005.