Amiguinhos, um conceito bem resumido do tema da questão para os leigos.
• pois só através de condutores bem educados e conscientes...
• Concordância Nominal - Se baseiam na relação entre um substantivo e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-los.
• Nesse caso os adjetivos "educados e conscientes" concordam com o substantivo condutores, pois, o substantivo condutores "VEM ANTES" dos adjetivos e se encontra no plurar, se viesse depois ele poderia concorda com o "mais próximo" ou "com todos"
Ex, se "viesse depois":
• A indústria oferece localização e antendimento perfeito. (o adj. concorda com o mais próximo)
• A indústria oferece atendimento e localização perfeitos. (o adj. condorda com todos)
Obs: Nesse caso a ordem dos substantivos não influência na análise da concordância, a posição dos adjetivos ( frente ou atrás ) sim!
• Voltando para a questão.
• Em: “condutores bem educados e conscientes...”, negritado no texto, identificamos o uso adequado da:
• ( )regência verbal » Não pode ser, pois, a frase negritada não está voltada em relação ao ''verbo, se exige ou não preposição"
• ( )regência nominal » Não pode ser, pois, a frase negritada não está voltada em relação ao "nome, se exige ou não preposição"
• ( )concordância verbal » Não pode ser, pois, a frase negritada não está voltada em relação a " flexão do verbo para concordar com o seu sujeito "
• ( x ) concordância nominal » Pode ser, pois, a frase negrita está volttada em relação ao " substantivo e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo "
Regra geral (Concord. nominal ) » O adjetivo, pronome, artigo e numeral concordam em número (singular ou plural) e gênero (masculino ou feminino) com o substantivo, isto é, com o nome a que se referem.
Regra geral (Concord. verbal) » O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.
CONDUTORES BEM EDUCADOS E CONSCIENTES.
SE ACRESCENTARMOS O ARTIGO(O) EM CONDUTORES O DETERMINAREMOS
DESSA MANEIRA FICA BEM MAIS CLARA A CERTEZA QUE ALI ESTÁ UM SUBSTANTIVO.
OS SUBSTANTIVOS EDUCADOS E CONSCIENTES ESTÃO CARACTERIZANDO O SUBSTANTIVO (CONDUTORES DESSA
FORMA TEMOS O ADJETIVOS NA FRASE).
PORTANTO, NÃO EXISTE NENHUM VERBO NESSA FRASE, POR ISSO É (CONCORDANCIA NOMINAL)
Regência Nominal é quando você analisa o complemento que a palavra deve ter (se pede uma preposição ou não e o sentido que o uso dessa preposição dá à palavra). É diferente eu dizer:
O filho tem amor de sua mãe
O filho tem amor a sua mãe
O que mudar é a regência da palavra AMOR (de/a alguém)
Já a concordância é quando você analisa a flexão de uma palavra (masculino, feminino, singular, plural) para que combine com a palavra a que se refere. Exemplos:
A menina é BONITO (Erro de concordância de gênero, pois se menina é um substantivo feminino, o adjetivo também deve ir para o feminino - A menina é bonita.)
Os meninos são ESTUDIOSA (Erro de concordância de gênero e número, pois se meninos é masculino e está no plural, o adjetivo também deve ir para masculino e para o plural - Os meninos são estudiosos.)