-
Em um mercado competitivo vendedores e produtores sao "PRICE-TAKERS" isto é, o mercado que vai dizer qual será o preço de comercializaçao desse produto cabendo a vendedores e compradores aceitá-lo. Os produtores venderao pelo preço mínimo e aumento em imposto acarretará em aumento de custo de produçao e, consequentemente, o valor total deverá ser repassado em forma de aumento do valor final do produto.
-
O efeito da imposição de um tributo sobre o preço cobrado as consumidores depende do tipo de mercado, se é competitivo ou se há concentração de mercado, e principalmente da elasticidade da demanda dos consumidores, então podemos descrever como um exemplo que negue a assertiva acima, a existência de mercados que são monopolísticos, porém a demanda dos consumidores é elástica de tal modo que o preço que é repassado a eles é menor que o tributo cobrado aos produtores.
-
O percentual de impostos que será repassado ao consumidores, depende diretamente da elasticidade da demanda e da oferta e não do tipo de mercado (competitivo, monompolista, oligopolista etc..)
Se Es / Ed = 1; então o imposto será dividido 1/2 a 1/2 entre consumidores e produtores
Se Es / Ed > 1; o ônus do consumidor será maior (pagará uma fatia maior)
Se Es / Ed < 1; o ônus do produtos será maior.
Onde: Es = Elasticidade preço da oferta (produtor)
Ed = Elasticidade preço da demanda (consumidor)
Ou seja, quem tiver a maior elasticidade (capacidade de "fugir do produto" frente ao aumento de preço) pagará uma fatia menor do imposto.
-
Se o preço do produto aumentar menos do que o imposto, o produtor não está repassando integralmente o aumento do imposto ao consumidor. Isso só acontece porque a demanda por esse produto é baixa e pouco elástica, ou seja, o produto não é competitivo.
-
Qdo a parcela do tributo paga pelo produtor (PPP) é maior que a parcela do tributo paga pelo o consumidor (PPC) significa que a elasticidade preço da demanda é maior que a elaticidade preço da oferta, ou seja, não tem haver com o tipo do mercado, mas sim com a relação entre a elasticidade citada.
PPP = t Ed
Ed + Eo
PPC = t Eo
Ed + Eo
Em que:
Ed é a elasticidade preço da demanda;
Eo é elasticidade preço da oferta; e
t é o tributo.
E ainda, a elasticidade da oferta e da demanda tem haver com a assencialidade do bem e não com tipo do mercado
-
QUESTÃO: ERRADA.
Se, em decorrência da imposição de um tributo, o preço de um produto aumentar menos que o imposto, então esse mercado deve ser competitivo.
Pessoal, eu entendo o seguinte:
Mercado competitivo é onde o próprio mercado estipula o preço da mercadoria. Se o governo impõe um tributo (o aumento de um tributo tende a fazer com a diminuição do consumo) e esse tributo, for maior que o preço do produto, com certeza haverá a tendência dos consumidores comprarem os produtos mais baratos, gerando desequilíbrio competitivo.
-
Na verdade o que define se o aumento gerado pela imposição de tributo será repassado ao consumidor é a elasticidade da demanda desse bem. Em um mercado competitivo podemos ter uma demanda elástica ou inelástica para um bem, e nesse caso, o repasse se daria de acordo com essas definições da demanda.
Quanto mais elástica, menor o repasse para os consumidores.
Quanto menos elástica, maior o repasse para os consumidores.
Abs.
-
Eu entendi que em mercados de concorrência perfeita não existem barreiras aos vendedores. Imposto é um tipo de barreira. Sendo assim, mercados competitivos se caracterizam pela ausência de barreiras, o que não tem nenhuma relação com o que diz a questão.
=P
-
Neste caso seria que tipo de mercado?
-
Sempre achei que o mercado seria competitivo pois os produtores absorveriam parte do imposto dividindo assim uma parcela com os consumidores.Em um mercado monopolista o efeito do acréscimo de imposto no preço do produto aumentaria mais que o preço do produto pois o produtor monopolista repassaria todo o valor do imposto ao consumidor,visto que esse mercado é um monopolio.........mas......errei....
-
Um exemplo que ajuda a entender a resolução da questão é que em mercados monopolísticos com demanda elástica, mesmo sendo um monopólio, o produtor vai evitar repassar o aumento do tributo.