SóProvas


ID
1175440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à Crise de 1929.

Apesar da crise na Bolsa, os setores da economia gerenciados, sobretudo, por grupos familiares mais conservadores foram preservados dos efeitos negativos da Crise de 1929, uma vez que não arriscavam seu capital no mercado de valores.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os grupos familiares mais conservadores foram atingidos pela crise justamente por conta de sua situação privilegiada. A crise de 1929 foi uma crise subconsumo, não porque a produção era exacerbada para um enorme mercado consumidor, mas sim excessiva para o número das poucas camadas que tinham acesso aos bens de consumo. Além disso, afetou aqueles que detinham tradicionalmente os lucros da produção fabril na época, ou seja os grupos familiares mais conservadores. A crise de 1929 foi A CRISE, afetando todos os setores da sociedade capitalista.

  • A questão tenta nos induzir ao erro, uma vez que as indústrias oligopolistas foram capazes de manter seus rendimentos nessa época.


  • contribuindo:

     

    Tudo começou com a expansão de crédito de 1922, o que elevou o consumo e produção a níveis altíssimos (American Way of Life).

     

    Em 1929, antes da crise, para conter o processo inflacionário, o governo interrompe o fornecimento de créditos e gera uma crise de superprodução.

     

    Superprodução --> deflação --> prejuízo --> quebra de empresas --> desemprego --> queda na demanda --> venda de ações

     

    Logo, as empresas familiares, mesmo não tendo ações, são afetadas pela queda abrupta do consumo.

  • A crise de 1929 afetou várias esferas da sociedade. No Brasil, por exemplo, grandes grupos familiares conservadores, como os dos cafeicultores foram intensamente afetados pela crise que estourou inicialmente nos Estados Unidos.

    Em várias nações, ademais, são principalmente os grupos mais ricos que possuem mais investimentos no mercado de valores.

    Resposta: Errado

  • Com os juros baixos, os investidores passaram a colocar seu dinheiro na Bolsa de Valores e

    não nos setores produtivos.

    Questão: Errada

    #PMAL2021