SóProvas


ID
1175446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à Crise de 1929.

De forma geral, para debelar a crise, os Estados, em contraposição ao modelo liberal, optaram pela via da intervenção na economia, por meio de ações que regulassem a produção, criassem empregos em larga escala e, sobretudo, moralizassem o sistema financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Correta. O maior exemplo do enunciado foi o New Deal de Roosevelt.

  • A questão não facilita para o candidato, porque não especifica o período a que se refere: até mais ou menos 1933, os governos mantiveram-se na política laissez faire, abandonando-a paulatinamente entre 33 e 37. 


  • A política do New Deal ganhou maior impulso com a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial, da qual o país emergiu como a maior potência do pós-guerra, financiando, com o capital acumulado, a recuperação econômica da Europa Ocidental e do Japão, que ficariam sujeitos à interferência norte-americana no novo arranjo geopolítico mundial. E como se diz... enquanto uns choram outros vendem lenço... 

  • GAB. C, Uma das ações tomadas inclusive foi o CCC- CIVILIAN CONSEVATION CORPS, criando empregos para infraestrutura do estado e regulando a produção. PMAL

  • lembre-se do modelo "mão invisivél" no periodo da crise o estado adotou o modelo contrario. onde são mas ativos no estado criando politicas para lidar com a crise. "O estado sendo mas ativo na vida da população.."

  • Após a crise ganhou espaço a política econômica keynesiana, que defendia uma maior intervenção estatal, contra uma política econômica mais liberal.

    Para Keynes, para superar o desemprego causado pela grande depressão de 1929, as principais medidas deveriam ter sido a atuação do Estado como regulador das atividades econômicas, combinando a manutenção dos instrumentos de produção e propriedades privadas com a regulamentação do lucro e do investimento.

    Resposta: Certo