SóProvas


ID
1175509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     A Revolução Industrial provocou substancial modificação nos fluxos do comércio internacional, e o fez pela própria natureza de sua produção; paralelamente, o aumento populacional ampliou a demanda por alimentos de modo a alterar as formas tradicionais de suprimento desses bens. Ao longo do século XIX, o comércio internacional sofreu profundas mudanças tanto em relação às principais mercadorias que o compunham como em relação aos países ou às regiões produtores envolvidos nesse comércio.
     Mas também é certo que, após 1870, houve substanciais mudanças na estrutura e na dinâmica da economia capitalista mundial, com a afirmação de outras potências, que passaram efetivamente a competir com a Grã Bretanha. Por isso, justifica-se a definição de 1870 como um marco cronológico fundamental, inclusive ao adotar, para o período que aí se inicia, o rótulo de fase imperialista do capitalismo.

Flávio Azevedo Marques de Saes e Alexandre Macchione Saes. História econômica geral. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 179-93 (com adaptações).

Considerando as razões pelas quais o texto acima define 1870 como “marco cronológico fundamental” para o mundo contemporâneo, julgue (C ou E) os próximos itens.

A expansão imperialista no século XIX, que se estendeu ao século seguinte, foi conduzida pelas potências industrializadas do Ocidente. Na África, elas transformaram antigos Estados nacionais em meras colônias e, na Ásia, subjugaram o Japão e a Indochina, mas não conseguiram conter a vigorosa resistência chinesa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Não foi somente conduzida por ocidentais, pois o Japão também participou. O imperialismo na África foi direto, de conquista territorial. Na Ásia houve conquista e imposição de livre-comércio e concessões, um imperialismo indireto. A China não conseguiu conter o processo de expansão imperialista. 

  • O Japão se abriu a modernização no século XIX, com a Revolução Meiji, importando conhecimentos e tecnologia dos países ocidentais e abrindo seu mercado. Em pouco tempo o Japão se tornou uma potência mundial e participou do imperialismo colonizando partes do território chinês e outros territórios no continente asiático.

     

    Ja a China tentou se opor ao liberalismo econômico imposto pelas potencias europeias o que culminou na perda de alguns territórios e na aceitação forçada dos "tratados desiguais" de comércio com as potências ocidentais.

     

    Gabarito: ERRADO

  • Não quero menosprezar ninguém, mas o nivel de dificuldade dessa questão não condiz com o cargo. Nem parece questão de prova do Instituto Rio Branco, que coloca questões tão difíceis! Cheguei a pensar que a questão estivesse com a classificação errada!

  • A questão é fácil sim, todavia, há que se notar que boa parte das questões da Cespe de nível superior são extremamente dificeis e cobram conteudos muitos especificos, essa aqui é mal dosada pra menos, normalmente a Cespe dosa errado pra mais - no que tange a grau de dificuldade.

  • A Inglaterra saiu vitoriosa de todas as guerras das resistências.

  • "Não quero menosprezar ninguém, mas o nivel de dificuldade dessa questão não condiz com o cargo. Nem parece questão de prova do Instituto Rio Branco, que coloca questões tão difíceis! Cheguei a pensar que a questão estivesse com a classificação errada!"

    vão ficando mais fáceis à medida que você vai retrocedendo nas revisões de TPS anteriores...