-
CERTO
Mesmo que o monopólio não apresente renovação e inovação ele passa uma imagem de tradição e estabilidade,
Segue algumas características sobre monopólio.
o monopólio apresenta desvantagens:
• desincentivo ao progresso tecnológico pelo facto do monopolista se acomodar à posição dominante;
• a acomodação à posição dominante pode também gerar ineficiências no sentido em que não há a preocupação de se produzir ao
menor custo possível; a concorrência incentiva as empresas a produzirem ao menor custo;
• comportamento rent-seeking : a procura de adquirir ou manter situações de monopólio para conseguir rendas elevadas implica gastos em recursos para manter a posição dominante e não para produzir bens e serviços.
Contudo, o monopólio tem vantagens:
• a possibilidade de obter lucros de monopólio, pelo menos durante algum tempo,pode ser um incentivo para a inovação (patentes
: proteção legal para uso exclusivo do produto que a empresa desenvolveu);
• se existirem economias de escala até volumes de produção elevados, pode ser a única solução para o fornecimento do produto (monopólio natural: custos unitários decrescentes até ao nível de produção que satisfaça a procura).
Fonte: Universidade do Porto (FEP) Faculdade de Economia.
Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos.
-
Correto. As barreiras à entrada em determinado mercado listadas pela literatura são quatro:
1.
Diferenciação de produto: (O caso que a questão menciona. Para um novo concorrente adquirir a imagem que a empresa monopolista já possui (tanto de tradição quanto de inovação) demandaria recursos que inviabilizariam a entrada no referido mercado)
i.
Controle de acesso à tecnologia;
ii.
Alto gasto com propaganda e vendas, o que torna
mais caro para novos concorrentes conseguirem competir nesse mercado com
empresas já estabelecidas;
iii.
Durabilidade e complexidade dos produtos, isso
também torna muito caro a participação de uma empresa em um novo mercado.
iv.
Utilização de contratos de exclusividade com
revendedores, impedindo a entrada de novos concorrentes nos canais de venda
existentes.
2.
Vantagens absolutas de custos: acesso exclusivo
a determinados recursos, que permite produzir determinado produto a um custo
mais baixo.
3.
Economias de escala
4.
Investimentos iniciais elevados
-
"As empresas em condições normais e sob qualquer regime de mercado decidem produzir a quantidade que corresponde à igualdade entre seu custo marginal e sua receita marginal. Dado que uma empresa num regime de concorrência perfeita “aceita passivamente o preço determinado pelo mercado”, sua decisão sobre a quantidade a ser ofertada dependerá da relação entre esse preço e seu nível de custo médio. Isso significa que a empresa se depara com uma curva de demanda horizontal, correspondente a um dado nível de preço (...)." (Renato Baumann e Samo S. Gonçalves, Manual do Candidato: Economia, p. 44)
-
Em um mercado de concorrência perfeita, não haveria comércio intraindústria porque os bens são homogêneos. Nesse mercado, o produto de uma empresa é, do ponto de vista dos consumidores, igual ao produto oferecido pelas restantes empresas da mesma indústria. E, nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço do produto. Exemplo: mercado de frutas.
Já em um mercado de concorrência monopolística, há comércio intraindústria. Afinal, os ganhos de escala permitem que o país produza mais do que o suficiente para abastecer o mercado nacional. Além disso, as empresas conseguem produzir bens diferenciados que atendem a diferentes tipos de consumidores. Exemplo: mercado de sabonetes, carros, etc.
-
Certa.
Em economia, a concorrência ou competição monopolística é um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação, e cada empresa é a única produtora de sua própria marca. Wikipédia.