SóProvas


ID
1175641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a instituições e mecanismos destinados a regular e facilitar o comércio internacional, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral voltado para o comércio internacional de produtos agrícolas. No tocante ao acesso aos mercados, tarifas foram convertidas em cotas, e, em relação ao apoio doméstico, buscou-se reduzir subsídios, que elevam os preços internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E. Alguém se habilita a falar no assunto? Estou precisando de um Help em Economia QC?

  • As negociações no âmbito da OMC buscam eliminar as cotas, não implementá-las. Ao contrário do que diz a questão, as tarifas não foram convertidas em cotas. O que se busca é substituir as restrições quantitativas (cotas de importação) por limitações tarifárias (impostos), dentro dos limites estabelecidos nas negociações multilaterais. 

  • Os assuntos relativos ao mercado agrícola foram discutidos na rodada de Doha e não do Uruguai.


    ERRADA.

  • Na Rodada Uruguai foi discutido o tema da Agricultura e assinado o Acordo Agrícola. A questão está errada porque as negociações buscaram "tarificar" todos os incentivos que os países davam à agricultura, para então propor cortes nas tarifas. Claro que o acordo produziu muitas cotas também, mas cotas tarifárias. Ademais, considerando que a questão é do Rio Branco, podemos afirmar que não se buscou reduzir todos os subsídios, até porque nem todos os subsídios foram considerados nocivos ao comércio. Se a última oração fosse adverbial restritiva, e não explicativa, estaria correta! :) 

  • A primeira parte da questão, a Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral voltado para o comércio internacional de produtos agrícolas, está correta, visto que a Rodada Uruguai produziu o primeiro acordo multilateral dedicado ao setor. Isto foi um significativo passo na direção da ordem, da competição justa e de um setor menos distorcido. O Acordo sobre Agricultura, chamado também de Acordo Agrícola, também incluiu o comprometimento em dar prosseguimento ao processo de reforma através de novas negociações.

    Já a segunda parte da questão, no tocante ao acesso aos mercados, tarifas foram convertidas em cotas, está incorreta, pois poderia ser reescrita da seguinte forma: no tocante ao acesso aos mercados, COTAS foram convertidas em tarifas, uma vez que, antes da Rodada Uruguai, algumas importações de produtos agrícolas eram restringidas por cotas e outras medidas não tarifárias, tudo isso foi substituído por tarifas.

    Finalmente, a última parte da questão em relação ao apoio doméstico, buscou-se reduzir subsídios, que elevam os preços internacionais, está incorreta, pois os países de menor desenvolvimento relativo não tiveram que fazer qualquer corte nos subsídios. Outra relação errônea dessa parte da questão é vincular os subsídios ao aumento dos preços internacionais.

    Fonte: www.agricultura.gov.br/assuntos/relacoes-internacionais/negociacoes-comerciais/omc-organizacao-mundial-do-comercio/documentos-omc/regras-da-omc-para-o-comercio-agricola-internacional-rodada-uruguai.doc+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Gabarito: Errado.


  • Em relação ao acordo agrícola da Rodada Uruguai, um dos principais traços distintivos é o instituto da tarifação, pelo qual todas as medidas não-tarifárias aplicadas na fronteira são substituídas por tarifas.

    As tarifas não foram convertidas em cotas como afirma a questão.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000100016

  • Errado. Os subsídios reduzem os preços internacionais de equilíbrio dos bens, na medida em que reduzem artificialmente os custos de produção.

    Ademais, antes da Rodada Uruguai, algumas importações de produtos agrícolas eram restringidas por cotas e outras medidas não tarifárias, que foram substituídas por tarifas e não contrário.